7.2.14

O pão de cada dia

No Brasil eu sempre ouvia falar que pão engorda. Todo mundo que estava fazendo dieta, ou que estava acima do peso, culpava e cortava o pãozinho da alimentação.

Por aqui, o que eu vejo, é que a batata e pão fazem mais parte da alimentação diária dos suíços, do que qualquer outra coisa.  Se pão engorda ou não, há controvérsias, rs... se fosse assim, a maioria dos suíços seriam obesos :-). Eu vejo pouca gente gorda por aqui.  O que eu acho, é que farinha branca engorda mais do que farinha integral.

Bom, mas o post não é para falar de dietas :-). Quero contar que a maioria dos pães que se consome por aqui são os integrais e com grãos, como centeio, aveia, gergelim, semente de abóbora, linhaça, e etc...  Já para o café da manhã, especialmente se for tomado na rua, o costume é comer um croissant (aqui chamado de gipfeli) com uma xícara de café.



Se o pãozinho francês é o pão preferido dos brasileiros, aqui ele fica para escanteio, como uma segunda ou terceira escolha. Basta ir aos supermercados ou as padarias no final do expediente, para ver que o pãozinhos que sobraram, foram os de farinha branca. 

Eu adoro pães. É uma alimento que eu consumo todos os dias, principalmente pela manhã. Entretanto, eu admito que depois que vim morar aqui, raramente como pão branco. E uma coisa que eu não sinto falta, é do pãozinho francês!



Os pães estão tão presentes na cultura e na alimentação diária dos suíços, que os supermercados, os quiosques, as cafeterias e as padarias, já deixam vários sanduíches prontos, para serem comprados e consumidos, especiamente no horário do almoço.


Nos centros das cidades, por exemplo, se vê muita gente comendo um sanduíche no horário de almoço, para ganhar tempo mesmo ou por opção. No verão, principalmente, quando muitos preferem aproveitar o horário do almoço ao ar livre, é um sanduíche, acompanhado as vezes por alguma salada, que se transforma no almoço do dia.

As regiões da Suíça também costumam batizar os pães com o nome do cantão: ex: St.Galler Brot (pão de St.Gallen), Basler Brot (Pão de Basel), Zürcher Brot (Pão de Zurique) e etc.. mas você não precisa necessariamente estar nestes lugares para provar o pão da região. Nos supermercados, nas feiras e nas padarias, muitas vezes, há opções de pães regionais e de tantos outros, que fica difícil escolher qual pão levar para a casa.



Eu gosto de quase todos. Amo pães!


35 comentários:

  1. Wow fiquei na vontade. Tem coisa melhor que um pãozinho com café. Mas essa variedade deve ser mesmo ótima, ainda mais de pães integrais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A variedade de pães daqui é mesmo de enlouquecer, rs... Eu adoro! Bjs

      Excluir
  2. Sou louca por pães e quantas vezes me privei pois me diziam que pão engorda?
    Aqui na França se come muito pão tb (sobretudo a baguette) e de uma forma geral os franceses são magros. O meu médico disse que o que devemos é evitar a todo preço os pães industrializados (de "sanduiche" americano de tudo que é tipo, branco, integral ou com cereais, pão de cachorre quente e de hamburguer) pois esses fazem mal à linha e à saúde, mas que podemos comer tranquilamente (sem exagerar, é claro) os pães artesanais. No Brasil infelizmente a qualidade em muitas cidades deixa a desejar, mesmo pão francês é cheio de aditivos e não tem nada de tradicional (salvo exceções) e como-se muitos pães industrializados. Bom, essa semana voltei a controlar o meu peso e saúde, tenho 5 meses para entrar em forma!!! Torça por mim, please!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai conseguir sim Milena! Se concentre e não desanime, pois é sim possível :-). Também sempre me disseram que esses pães industrializados não fazem bem. Até os sanduíches daqui, a maioria, são feitos com o pão integral ou com grãos. Alimenta e é saudável, embora eu ainda prefira um prato de comida mesmo :-).

      Excluir
  3. Sandra, eu simplesmente amo pães, principalmente esses com grãos ! Na época em que morei na Alemanha foi quando comi mais variedades de pães gostosos, muito parecidos com esses da foto que você postou. Mas admito que de vez em quando me dá aquela vontade de também comer um pão francês das padarias brasileiras, bem quentinho e só com manteiga... Adoro!
    Seu texto deu água na boca.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Day, a Alemanha também é um paraíso para pães! Quando vou lá, sempre trago algum comigo, porque algumas variedades não encontro por aqui. Pão francês eu não sinto tanta vontade não, embora eu goste :-). Bjs

      Excluir
  4. Eu simplesmente AMO os pães aqui! Uma tentação...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também!!! AMOOOOOO. Como pão todos os dias, sem enjoar, rs... Bjs

      Excluir
  5. oi SANDRA!!
    tudo bem?
    ainda estou no Brasil, uma calor menina... mas esta bom, já estou de volta para o friozinho ne?
    sempre leio os posts dos meus blogs favoritos, o seu esta dentro e claro, mas resolvi não ficar respondendo todos, devido a correria das férias...ok?!
    Hoje resolvi dar um alo para todas... estou viva sim, mesmo neste calor... rsrsr
    Ah! amei o post passado Suica de A a Z, adorei!!!
    Este dos pães, hummmm, senti cheirinho aqui das padarias, muito bom ne?
    um super beijo flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, tô sabendo do calorão no Brasil, está mesmo terrível pelo que andam dizendo :-(.
      Espero que mesmo assim você aproveite a sua estada no Brasil. O inverno, pelo menos aqui na Suíça, está bem ameno este ano. Veja se você vem à Suìça este ano. Quem sabe a gente nâo se conhece?! Bjs

      Excluir
  6. Adoro pão. Não é raro comer pão puro no café da manhã. E acho que a Itália é a terra do pão, com cada lugarejo produzindo pão próprio. Mas também gosto muito de foccacia. E pizza.

    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hummmm, pães italianos são deliciosos também! Aliás, toda a culinária italiana é maravilhosa! Meu Deus como se come bem neste país. Você tem sorte de poder desfrutar de tudo isso :-).

      Excluir
  7. Sandra,esse teu post tá maravilhoso,sou louca por pão e os pães integrais q comi na Europa são sensacionais,a gente dificilmente acha algo parecido por aqui,com todos aqueles grãos e sementes, e a farinha daí tb é diferente,sei lá...assim q minha fase restritiva de carboidratos passar,voltarei a me deliciar com eles,mas claro q em pequenas doses...just in case!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Madi, eu tb acho que há algo especial na farinha para o preparo dos pães por aqui. Eu achei que ai no Sul a tradição de pães com grãos fosse mais presente por causa da imigração alemã. Enfim, te desejo sucesso na dieta! Bjssss

      Excluir
  8. É Sandra, o costume é praticamente o mesmo com o daqui. Foi aqui na Holanda que aprendi a comer pão integral, mesmo porque no Brasil é um alimento de "luxo" e não chega aos pés da qualidade dos pães daqui. Eu ainda como pão "francês" também, de vez em quando. Já descobri o horário no supermercado que sai uma fornada e pego eles bem quentinhos pro lanche da tarde! rs Mas os pães integrais são realmente uma delícia. Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Eliana, só nas padarias mais sofisticadas é possível encontrar uma variação maior de pães integrais e com grãos. Eu gosto sim de um pão francês quentinho, mas aqui encontramos em poucos lugares e eu já meio que me acostumei a viver sem ele, rs... Bjs

      Excluir
  9. Sandra, esse post me deu água na boca, pois eu sou apaixonada por esses pães cheios de grãos, farinha integral, etc. Aqui no Brasil o máximo que dá pra achar em supermercados é pão de forma integral, não tem esses pães lindos e gostosos das suas fotos. Uma tristeza pra mim! :(

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me lembro dos pães integrais fatiados da Pullman (acho que era essa a marca). Em SP, é possível encontrar variedade de pães com grãos nas padarias de bairros mais sofisticados, por exemplo, mesmo assim são poucas as variedades. Do jeito que você faz bem os cupcakes, você pode tentar fazer um dia fazer pão também :-). Quem sabe.... Bjssssss

      Excluir
  10. realmente nunca vi tanto pão na minha vida. trabalho com uma chinesa que quase todo dia se queixa da quantidade de pão, queijo e batata que é consumido aqui e ela sempre fala de como sente falta dos noodles e carne. concordo com ela :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que a Suíça tem de pão, falta de carne, rs...rs... Ou melhor, carne atê tem, mas custa beeeem caro! Ainda bem que eu já não era mesmo tão carnívora no Brasil, senão estaria perdida por aqui. E viva os pães :-).

      Excluir
  11. Sandrinha, tô chegando a conclusão que a Suíça e a Suécia podem caminhar juntas de mãos dadas, porque nunca vi tanta semelhança entre esses países como estou vendo agora. Por aqui os pães integrais também reinam e de os de farinha raramente são encontrados, justamente por não possuir o lado saudável da coisa. E sueco é super preocupado com a saúde e alimentação. Eu até gosto de comer um pãozinho francês de vez em quando, mas isso eu deixo para quando estou de férias no Brasil, até porque lá não há tantas opções de pães como aqui. :D
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb deixo para comer o pãozinho francês no Brasil, até pq não há muitas outras variedades além dele, rs... Eu tb acho bem mais saudável os pães com grãos e integrais. Acho que na maioria dos países nórdicos a cultura do pão é algo bem marcante mesmo. Bjs

      Excluir
  12. Olá, Sandra!
    Estou conhecendo e já adorando o seu blog! Amei essa postagem sobre os pães daí, as fotos me deram água na boca e olha que eu quase nunca como pão (gosto, mas não sou super fã). Muito bom saber que os pães têm nomes de cada cantão e que a maioria é integral!
    Bom, estou começando meu blog e vc está convidadíssima a conhecê-lo, é o Casei Com o Mundo ;)
    Beijos, vou continuar te acompanhando!

    http://caseicomomundo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita! Vou lá conferir o seu blog :-). Até mais!

      Excluir
  13. Sandrinha, acho que a cultura do pão aqui na Alemanha é tão forte quando aí na Suíça. Eu amo! Acho que vim parar no lugar certo, pois adoro ver essa variedade tão grande de pães. Taí uma coisinha que não deixo de comer por nada! Não troco o meu pão de cada dia por nada e nem por isso sou gorda! :)
    Engraçado é que eu pouco como pão francês. Eu adoro os escuros com grãos pra comer com manteiga e geleia. Nossa, bom demais! Adorei seu post super apetitoso!
    Bjão e boa semana,
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu um dia eu tiver que restringir o pão na minha alimentação, acho que iria sofrer muito :-(. Amo pães. Na Alemanha eles também são deliciosos. Meu marido que ama geléia no pão, ele mistura com manteiga, eu acho tão estranho, rs.... Bjs e boa semana por ai também!

      Excluir
  14. Então somos duas, Sandrinha! Eu também sou alucinada com pães e acho os pães do seu cantinho do mundo os melhores!
    O trigo é de excelente qualidade e o sabor, meu Deus... é incomparável!
    Quanto ao valor "engordativo" do pão, eu não boto fé... Tudo é questão de equilíbrio, e um pão por dia não vai engordar ninguém...
    Bjim
    Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcia, também acho que o trigo tem um Q a mais, sei lá...só sei que é bom demais :-). Bjsss

      Excluir
  15. Fico imaginando o cheiro... gosto muito do cheiro de padaria.

    ResponderExcluir
  16. E tbm adoro pão e mais ainda o francês, esse na verdade que é o vilão e não o pão em si, farinha branca e sem nenhum grão, mas Sandríssima e aquela manteiga derretendo hummm lembro que o pacote de pão vinha queimando a mão de tão quentinho rsrsrs.
    Pra mim são todos uma delicia mas aqui em casa só entra integral :)
    Bjokass

    ResponderExcluir
  17. Eu sou louca por pao, nao consigo cortar por nada da minha vida mas hoje em dia aprendi a usar os integrais ou feitos de forma mais saudavel. E olhando essas suas fotos agora, ai que vontade de comer um paozinho.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  18. Nossa, amo pão! Quando vou na casa do povo e eles dizem: não preparei nada de especial para o almoço ou jantar. Eu digo na maior: tem café com pão?:D Eles começam a rir! kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  19. Acho muito legal ter essa variedade imensa de pães, ainda mais esses que são integrais. Eu duvido que o consumo de pães integrais seja um vilão na dieta, e aqui no Brasil ainda estamos engatinhando no quesito variedade na padaria (a não ser variedade de guloseimas). Na Alemanha era bem dificil encontrar pão branco tipo francês, e lembro do pessoal comprando um pão grandão pra fatiar na maquina do mercado ou levar inteiro mesmo.

    ResponderExcluir
  20. O croissant sem dúvida foi o que eu mais me apaixonei...

    KIsu!

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...