18.2.14

Aarau, a pacata capital do Aargau

Eu não sei porque eu ainda não tinha escrito nada sobre Aarau, acho que pelo fato da cidade estar tão perto de casa, acabou passando batido. E também pelo fato de eu fazer a maioria das coisas em Zurique, Aarau acabou ficando meio que esquecida. Mas vou corrigir isso agora.

A torre do relógio, na entrada para o centro antigo

A cidade de Aarau é a capital do cantão do Aargau,  (é dito Argóvia em português) e e está localizada às margens do rio Aare, cujo nome batizou a cidade e o cantão.



A região onde a cidade está localizada, fica no centro do triângulo de cidades importantes como Zurique, Basel e Lucerna. E devido a esta localização central a cidade foi reconhecida desde cedo. Por isso em março de 1798 Aarau foi declarada a primeira capital da Suíça.



Entretanto o título permaneceu com a cidade somente até setembro. Isso porque a cidade, mesmo com os ajustes que estavam sendo feitos, foi considerada pequena para ser a capital da República Helvética.


A entrada para o centro antigo

No século XV a região do Aargau foi governada pela família Habsburgo da Aústria, cujo poder foi centralizado em uma extensa área deste cantão. Até hoje há referências desta época na região, como castelos e mosteiros.




Hoje em dia a cidade se transformou em um centro comercial e cultural. Por ser pequena é possível fazer tudo a pé. A cidade conta com uma estação de trem bem moderna. Ela foi reformada há pouco tempo e está localizada há poucos metros do centro da cidade, tornando tudo acessível.



Apesar do centro ser pequeno, ele é muito charmoso! Tem um comércio razoável, teatro, um museu de artes, biblioteca, alguns bares e restaurantes. E, mesmo com tudo isso, costuma ser muito tranquilo!!!



A rua "moderna" e o centro velho. O novo e o antigo sempre andam de mãos dadas na Suíça.
 



Outra característica especial do centro antigo, são as casas com os beirais pintados (aqui chamados de Dachhimmel) que existem desde séculos atrás.



Eu sou a própria boba das fachadas. Não canso de me admirar com elas. Vivo olhando para cima que qualquer dia vou dar com a cara no chão, haha.






Outra curiosidade é que Albert Einstein estudou durante um ano em Aarau e de lá seguiu para terminar os estudos no Politécnico de Zurique.

Além disso, o cantão do Aargau abriga castelos muito lindos, como o de Hallwil, Lenzburg e Habsburg, que eu já visitei, e qualquer hora farei um post sobre eles.

Mas no momento é só. E obrigada por me acompanharem no passeio!

19 comentários:

  1. Que charme de cidade.. ah que vontade me deu de estar na Europa agora rs.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Sandra,eu fico admirada com essas cidades,como são bem cuidadas,como tudo é impecavelmente limpo e organizado,os trens não atrasam,as pessoas não são estressadas,é realmente um outro mundo pra mim...Me lembro de Zurique e Lucerna,andei de trem por aí,só não sei em que cidades passei..Ah, e o post sobre os castelos muito me interessa,vou aguardar...

    ResponderExcluir
  3. Oi Sandra! Adorei o passeio! Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Nossa...essas cidadezinhas suíças são muito fofas, é um visual tao diferente dos lugares que morei e moro que fico encantada! E pra completar a perfeição o Einstein estudou ai...wooow...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Tudo por aí é tão lindo, sou deslumbrada com a Suiça rsrs Bjss

    ResponderExcluir
  6. Que graça essa cidade! Sou louca pelas fachadas, tão cheia de detalhes. :-)

    ResponderExcluir
  7. Que charme de cidade! Adorei os Dachhimmel, nunca tinha visto isso :)

    ResponderExcluir
  8. Que cidade linda! O que me encanta são as diferenças....tem gente que anda pela Europa e tem a capacidade de dizer que "é tudo mais ou menos a mesma coisa". Não é mesmo! Quem diz isso é porque não prestou atenção a nada! rs Olha que encanto de cidade, os detalhes das construções...e o que são estes beirais pintados?!?!? Lindo! Bjs

    ResponderExcluir
  9. Que lindas essas fachadas, nunca tinha visto nada do tipo! Muito interessante!

    ResponderExcluir
  10. Essas fachadas sao lindas mesmo, impossivel resistir tanto charme..rs.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Deixando um beijo e passando pra dizer que adorei a tua frase "O mundo muda quando a gente muda." certiiiiiissima!!! Nao temos nenhum poder sobre os outros, somente sobre nos mesmo...o que deixa tudo taaaao mais facil..rs!!!
    Bjks!!!

    ResponderExcluir
  12. O que me chama sempre uma atenção nas fotos gringas são a limpeza do chão.
    Não tem lugares sujos? Pichados? Pobres? Mofados? Posta mostrando o lado negro... se tiver claro.

    ResponderExcluir
  13. Opa, foi um prazer te acompanhar nesse passeio!
    Lindas as casas, Sandrinha. Adoro reparar as pinturas nas fachadas... São um deleite!
    Olho nossas construções por aqui... Como são diferentes... São modernas, mas tão perdidas, tão imbuídas de americanismos...
    Beijos
    Márcia

    ResponderExcluir
  14. Adorei o passeio por essa cidade tão simpática! Já te falei né, não posso ver uma fachada que tua imagem me vem na cabeça! :)
    Legal saber que Einstein estou nessa cidade! Logo mais farei um post sobre Ulm! :)
    um bjão e boa semana!
    Ana

    ResponderExcluir
  15. Ciao Sandra! Esse domingo visitei algumas partes do cantão Aargau ( fazia muito tempo que não ia por essas "bandas"). Suas fotos estão cada vez mais lindas; que Deus me abençoe com muita força para poder arrumar um tempinho livre e "tricotar" no meu Blog sobre minhas fugidas. Muito (((SOL))) no coração!!!

    ResponderExcluir
  16. Engraçado como quase todos os cantos da Suíça são padronizados... parecendo uns com os outros rs

    Lindas fotos!

    Kisu!

    ResponderExcluir
  17. Beautiful Switzerland, beautiful photographs, Sandra. Could you image to live somewhere else, too, except for Switzerland and Brasil?
    Enjoy a wonderful week,
    Uwe.

    ResponderExcluir
  18. Sandra, bom dia.
    Obrigada por me mostrar a cidade de onde veio meu bisavó. Adorei.
    Teresa Cristina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Teresa! Que bom que a postagem te ajudou a conhecer um pouco da origem do seu avô. Fico feliz! Um abraço

      Excluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...