11.12.13

Weihnachtsguetzli: as bolachinhas do Natal

Weihnachtsguetzli, no dialeto suíço, são as famosas bolachinhas natalinas. Elas são feitas em diferentes formatos: estrela, lua, pinheiro, coração, bambi e por ai vai.



Essas bolachinhas são muito tradicionais e estão presente na maioria dos lares suíços no natal. O panetone também existe por aqui, mas acredito que a tradição das bolachinhas de natal, pelo menos na parte alemã da Suíça, seja mais forte. Talvez na suíça italiana o panetone seja mais tradicional, não sei. Bom, eu não fico sem o meu panetone no Natal. Adoro!

Ano passado resolvemos fazer as bolachinhas de natal em casa. E não vou mentir: dá muito trabalho! Mas o resultado final compensa :-).















Preparação das bolachinhas: A massa para a Mailänderli sendo feita. Basicamente leva ovos, farinha, açúcar, manteiga e casca de limão ralada. Também colocamos coco ralado em uma parte da massa para dar mais emoção, rs.

Nos supermercados são vendidos pacotes com uma massa semi pronta para a preparação das bolachinhas. Fiz uma vez com esta massa e na minha opinião e sem falsa modéstia, as que fizemos em casa, são bem mais saborosas do que as feitas com essa massa.


Fizemos também bolachinhas recheadas: Spitzbuben (recheada com geléia) e o Betrunkene Spitzbuben (receita daqui), que é a versão bêbada das bolachinhas, recheadas com uma massinha a base de licor de Bailey's e polvilhadas com cacau em pó.


Weihnachtsguetzli: mega fein:-)

Esse ano, sinceramente, não me animei a fazê-las em casa não. Para marido, as bolachinhas não podem faltar, então vamos comprá-las prontas mesmo. Esse ano não vamos pôr a mão na massa!

Para quem quiser fazer, as receitas das bolachinhas peguei aqui.


13 comentários:

  1. Aiii de deliciaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa rs...

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  2. Ai que delícia de post. Fiquei com água na boca de experimentar, principalmente, a versão de Bailey's. Amo esse licor!!! :) Na Suécia também há bolachinhas, mas nada comparada às da Suíça. Por aqui, elas são feitas à base de gengibre, cravo e canela. Gostosas, mas se comer muito, com o tempo a gente acaba enjoando. Estou preparando um post sobre elas também rs.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. E além de gostosas,são lindas e dá pra fazer arranjos criativos com elas,enfeitar mesas,potes,etc.Sou fã dessas bolachinhas!

    ResponderExcluir
  4. São lindas e gostosas msm, aqui em casa quem é louca por elas é a baby two (mas ela tbm não abre mão do chocotone).

    ResponderExcluir
  5. Quanto mais deliciosas, mais demoradas de fazer. Eu sinceramente também prefiro comprar prontas. Aqui em Joinville (terra de alemão) tem uma melhor do que a outra. Quanto ao panettone, é indispensável. No Ano Novo adoro champagne com panettone, uma combinação de sabores inigualável.

    ResponderExcluir
  6. Tem vários anos que minha cunhada traz do Rio Grande um biscoito de natal... nao sei se o gosto é igual a esse, mas o intensão é igual.

    ResponderExcluir
  7. Ai meu deeeeeeus como eu gosto dessas bolachinhas!!! Ai que saudades da Suica... =)

    ResponderExcluir
  8. Aqui e tradicionalissimo tbm, eu mesma fiz somente uma vez, pois quem faz é a avó do meu marido e eles sao deliciosos do jeito que ela faz. Mas este ano vou fazer com Pedrinho, as criancas sempre tem que participar, tbm é tradicao elas ajudarem e ele que ja me ajuda na cozinha normalmente, vai amar fazer os biscoitinhos tbm. Ele pintou e decorou umas caixinhas e dentro vamos colocar os biscoitinhos pra dar aos avós e a bisavó, as pessoas aqui costumam presentear com os biscoitos ne? acho essas pequenas delicadezas dos alemaes, tbm uma graca :-)

    Ahh tbm nao abro mao do panetone, tbm sempre compro :-) adoro!

    Bjs Sandrinha!

    ResponderExcluir
  9. Adoro as comidas natalinas! deu água na boca Sandra!

    ResponderExcluir
  10. Ficaram um capricho só, hein Sandra! E parecem deliciosas, daquelas que derretem na boca. Pois é, tem receita que a gente faz mesmo uma vez só hahaha depois nunca mais... se dá muito trabalho ou leva muito tempo, eu também só faço uma vez hahaha Bjs

    ResponderExcluir
  11. Hummm Sandrinha manda pra cá!!!! deliciaaa
    Flor um feliz Natal e tudo de bom!!!! um super 2014!
    beijokasss
    Estou indo para o Brasil agora quarta!!!!
    fiz um post de saidera de Natal... rsrsr, nao aguentei!

    ResponderExcluir
  12. Parecem uma delicia, apesar do trabalho de fazer...rs.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Sandra, eu ADORO bolachinhas, sendo de natal ou não rs... com chá então... perdição total rs.

    Kisu!

    PS: super prendada hein? Sua receita do pão de queijo eu faço sempre. É a melhor!

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...