6.12.13

Samichlaus - o dia do papai noel na Suíça

Hoje, 6 de dezembro é comemorado o dia do Samichlaus (São Nicolaus), o papai noel, aqui na Suíça. Creio eu que em outros países da Europa o dia do Papai Noel também seja comemorado hoje.

Tradicionalmente o Samichlaus chega acompanhado de um burrinho (não é rena não, rs..) e conta com a ajuda do Schmutzli (que significa Sujinho em suíço alemão), que é o ajudante dele, e que faz o papel de um tipo de "bicho papão", ele traz o toque de medo e faz um contraste com a figura do bom velhinho. As crianças que não se comportarem bem durante o ano são ameaçadas de serem colocadas no saco que ele carrega e levadas para a floresta negra. Assustador!!

Foto:  www.newlyswissed.com
O Schmutzli também carrega uma vassoura, ou galhos secos, que serve para castigar a criança que teve mau comportamento. Claro que ele não vai bater em criança alguma, é mesmo para assustar!

Algumas escolas recebem a visita do Samichlaus e do Schmutzli. Os pais também podem contratá-los e ai recebem a visita deles em casa ou em um lugar pre-determinado. Neste caso, o bom velhinho, que já tem as informações sobre a criança, diz o que ela fez de bom ou de errado durante o ano, fazendo-a prometer que se comportará no próximo ano, sob o risco de ir para a floresta com o Schmutzli. Tem criança que até chora!!


O Samichlaus e o Schmutzli
Foto: http://www.campingwildberg.ch/samichlaus/index.html

O Samichlaus (ou os pais) neste dia, presenteia as crianças pelo bom comportamento com um saquinho contendo pequenas guloseimas, geralmente amendoins, chocolates, balinhas, mexerica e lebkuchen, que é um pãozinho feito com especiarias como a canela, mel e gengibre, e que é muito consumido no Natal.

Ano passado eu vi o Samichlaus e o Schmutzli em um centro de compras perto de casa. Eles distribuiam mexericas e amendoim para as crianças. Tinha criança chorando com medo do Schmutzli. Que dó :-(.

Esse ano eu entrei no clima do Samichlaus! Comprei vários docinhos e montei saquinhos de doces para algumas crianças da vizinhança, já que elas são umas fofas :-). Se fossem atentadas não ganhariam. No final da tarde vou deixar na caixa de correio e avisar a mãe delas que o Samichlaus deixou um pacotinho para as crianças pegarem :-).





Eu acho a inocência e a fantasia das crianças uma coisa tão bacana, que enquanto elas puderem vivenciar isso, não vejo problema algum em alimentar essa fantasia. A infância é uma fase tão curta que merece sim ser desfrutada pelos pequenos com toda a fantasia a que eles têm direito.

Isso me faz lembrar, quando criança, da época de São Cosme e Damião, em que eu adorava ganhar aqueles doces. Eu nem sabia direito o que significava aquilo, mas lembro que eu gostava dos docinhos :-).

23 comentários:

  1. oi Sandra, tudo joia? Tempinho que nao venho aqui. Eu tambem acho legal o Sao Nicolaus mas sei la, fui acostumada ao papai noel na noite de natal quando era criança e hoje vivendo aqui na Suiça acho estranho que as crianças nao tenham esse costume tambem. Mas ne, cada um com seus costumes. Aproveito pra desejar feliz natal e feliz ano novo!! beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No início eu também achava "estranho" o papai noel daqui chegar tão cedo, rs... mas como vc disse, costume é costume né?! Feliz natal pra vcs também :-)

      Excluir
  2. KKKKKK que tradição é essa? Nunca tinha ouvido falar! Fico imaginando o pavor das crianças rsrs tadinhas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, é a tradição daqui! Medonha né...rs...

      Excluir
  3. Ai que delicia Sandroca, os pimpolhos vão adorar.

    HoHo, boas festas.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  4. É isso aí, dando um jeito de fazer a farra também! hahaha Não tem como, é uma delícia mesmo! Aqui a coisa acontece no dia 05 e ele vem da Espanha. rs Adorei o ajudante super assustador...eu com certeza teria medo hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora eu sei porque a maioria dos suíços são bem comportados. Quem cresce recendo a visita do Schmutzli (que significa sujinho), fica com medo mesmo de fazer coisa errada, kjkkkkkk

      Excluir
  5. Ahh que fofura!! Aqui tb teve doce no sapato, tradição que me acompanha desde criança e que faço questão de manter!

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já ouvi falar do docinho no sapato! Mas não sei se as famílias suíços têm essa tradição, acho que é mais coisa de alemães né?!

      Excluir
  6. Respostas
    1. Certeza, criança se diverte e os adultos trabalham e se estressam nesta época, hehehehe, mas faz parte :-)

      Excluir
  7. Olá Sandra

    Lindo e muito interessante. Adorei o blog e estou te seguindo.

    Venha participar do CONCURSO CULTURAL INTERNACIONAL. Vc poderá ganhar um cupom de $40, para gastar na loja virtual sammydress.

    AMIGA DA MODA by Kinha

    ResponderExcluir
  8. Essa versão suíça do homem do saco eu não conhecia.
    Por aqui tem a Santa Lucia (santa lutchía) no dia 14, com meias nas janelas.
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Allan se vc puder conta pra gente como é o dia da Santa Lucia ai na Itália :-)

      Excluir
  9. Sandra que posto legal. E você me fez lembrar uma coisa deve ser do Schmutzli que os brasileiros tiveram a ideia de falar para as crianças: Se não obedecer o homem do saco vem te pegar kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha só, eu não tinha associado ao homem do saco, kkkkkkkkkkkkk vai ver que vem daí mesmo :-)

      Excluir
  10. Achei super interessante esse dia do bom velhinho por ai, eu pensei a mesma coisa que ja comentaram ai em cima, sobre da onde surgiu a ideia do homem do saco...rs.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehehe. todo mundo teve medo do homem do saco na infância :-(

      Excluir
  11. Sandra! agora eu sei de onde meu pai tirava a história do "Homem do Saco" kkkkkkk
    Muito fofo os pacotinhos de doce! =)

    ResponderExcluir
  12. Oi Sandra, já tinha ouvido falar do Samichlaus, mas não sabia da história em si, muito legal!
    Semana passada no hospital recebi uma sacão cheio de amendoins, uma mexerica, uma maçã e um docinho, com um bilhetinho agradecendo pelo trabalho nesse ano. Achei meio bizarro ganhar amendoim, já que no Brasil nessa época normalmente a gente ganha panetone, uma garrafa de vinho, sei lá... Agora entendi de onde veio isso hahaha! Meu marido morreu de rir quando viu o sacão de amendoim :-P
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  13. Lindíssima a sua atitude! Tenho certeza que elas ficaram felizes!

    Kisu!

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...