18.12.13

Graz, uma linda cidade austríaca

Grüss Gott !

Foi assim que eu fui saudada durante os dias em que estive em Graz, uma simpática e linda cidade austríaca. Eu aproveitei que marido estava trabalhando em um projeto naquela região e fui conhecer esta cidade, que me surpreendeu positivamente.


O nome Graz, deriva da palavra eslovena "Gradec", que significa "pequeno castelo", pois há mais de 1000 anos atrás fora construído o castelo que deu nome a cidade. Aliás Lubjiana, na Eslovênia faz fronteira com a cidade, pena que, desta vez, não deu para eu conhecê-la :-(.

No alto a Torre do Relógio

Na colina chamada Schlossberg, foi construído o castelo que deu nome a cidade. Posteriormente o castelo foi destruído por Napoleão. Assim, no topo da colina foi então construída a Torre do Relógio, que hoje é um dos símbolos da cidade. Ela pode ser alcançada a pé (não tive coragem de subir todos esses degraus), de elevador ou de trenzinho. Fui de elevador e desci de trenzinho :-).


Graz é a segunda maior cidade da Aústria (a primeira é Viena), e a capital do estado de Steiermark. É também a cidade do Arnold Schwarzenegger (sim, ele é austríaco), e na cidade há até um museu em homenagem a ele, que eu não visitei.


Talvez a atração mais famosa da cidade seja a Kunsthaus (museu de arte) de Graz, cuja construção impressiona pois a arquitetura toda modernosa se contrasta com o antigo da cidade velha. Não sei porque cargas d´água não consegui uma foto boa deste museu, então peguei esta da internet.


Foto: Wikipedia.de
Outro símbolo arquitetônico bastante conhecido na cidade é o Murinsel. Ele foi projetado por um artista nova iorquino por ocasião da cidade ter sido nomeada a capital da cultura em 2003.

Murinsel. A plataforma abriga um anfiteatro e um café



A construção é como o desenho de uma concha gigante. Ela está implantada no meio do Rio Mur, que corta a cidade. Isso mostra como a cidade é aberta ao novo e ao moderno, sem deixar de preservar o antigo.



Vista para o rio Mur com o Murinsel ao meio

A cidade respira música, arte e arquitetura. Em todo canto se ouve os músicos de rua, sejam eles artistas, ou estudantes da Kunst Universität: Universidade de Música e Arte de Graz. A cidade conta ainda com outras três universidades e estatísticas apontam que um em cada sete habitantes de Graz, estudam nas universidades.



Estando lá, dá mesmo para comprovar que as universidades são a maior contribuição para a vida ativa e vibrante da cidade. Ela tem movimento e é repleta de universitários por todos os lados.



Passear pelas ruelas de Graz é, além de tudo, uma experiência arquitetônica, pois as fachadas das construções e as ruazinhas mostram o contraste entre os vários estilos de arquitetura.





A iluminação natalina e os mercadinhos de natal, deram um charme ainda mais especial a esta cidade. Mas isso fica para um próximo post :-).

11 comentários:

  1. Que fofura de cidade. Morri na vontade agora.
    Adorei sua foto com o hubby <3

    ResponderExcluir
  2. Chiquetosa do meu coração, lindas fotos.

    bjokas com sdd =)

    ResponderExcluir
  3. Tantos lugares charmosos para conhecer, mas que só mesmo a ocasião nos faz passar perto...

    ResponderExcluir
  4. Puxa, que coisa linda essa cidade!
    Achei o museu e o anfiteatro colossais! Aquilo no meio do rio é fora do comum, fiquei babando Sandrinha!
    Graz é uma graça kkk.
    E tão pertinho da Eslovênia, que delícia!
    Bjim
    Márcia

    ResponderExcluir
  5. Linda cidade! Não conheço nada da Áustria! Mas está nos meus planos :)
    Lindas fotos! Beijos!

    ResponderExcluir
  6. E salve as viagens... que delícia de lugar!!! :-)

    ResponderExcluir
  7. Muito bonita e interessante esse constrate de construcoes antigas com a arquitetura moderna. Deve ter sido um passeio e tanto =)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Eu fui à Viena há 2 anos atrás e fiquei encantada,com certeza adoraria essa cidade tb! Mas Viena tem aquela imponência de cidade imperial,né? Pretendo voltar lá um dia fora do inverno(fui em fevereiro e tava muuuuito frio)

    ResponderExcluir
  9. Faz alguns anos que eu e o meu marido estivemos visitando esta cidade. Fomos de trailer e levamos nossas bicicletas. Um dia saímos andando de bicicleta e nos perdemos e começou a cair aquele temporal...!!
    Gostamos muito desta cidade! É uma gracinha!
    Bjs,

    ResponderExcluir
  10. Sim, a decoração de Natal deu um toque a mais, mas acho que nem precisava. :)

    Um Natal de paz pra você!

    ResponderExcluir
  11. Que lugar lindíssimo! Adorei!

    Kisu!

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...