3.12.13

Coisas do Brasil que eu sinto falta na Suíça

Embora eu tenha me adaptado bem a muitas coisas aqui na Suíça, ainda existem algumas coisas do Brasil, das quais eu sinto falta e acho que sempre sentirei, em menor ou maior grau, dependendo da época.

Claro que amigos e família não conta!

Sinto falta na Suíça:

Dos restaurantes a quilo: Os restaurantes mais populares e conhecidos a quilo na Suíça são os dos supermercados Migros e Coop, e não sai muito disso não. A variedade também não é muito grande, em algumas filiais mais em outras menos. Pouquíssimos restaurantes trabalham com o sistema de buffet e quando você encontrar um, também não será aquele Ah! Os restaurantes brasileiros a quilo, perto dos restaurantes do mesmo segmento aqui da Suíça, são verdadeiros banquetes! Saudade de comer bem, com qualidade e barato!



Dos salgadinhos: coxinha, empadinha, quibe, pastel, bolinha de queijo, enroladinho de queijo e presunto...hummmm, melhor parar por aqui. Salgadinho não é algo que me de vontade de comer todo dia, mas sinto falto de um petisco de vez em quando. Os "salgadinhos" vendidos aqui, na minha opinião, nem se comparam em variedade e sabor com os salgadinhos brasileiros. Você vai encontrar croissants recheados ( a maioria de presunto), quiche de espinafre, queijo e presunto e outros salgados que eu ainda não consegui decifrar do que eram, mas não gostei. Eu já fiz coxinha em casa, deu um trabalhinho, mas valeu a pena.
Peguei uma receita de massa de pastel, no blog da Bah, que qualquer dia em que eu acordar com a Dona Benta no corpo, vou fazer :-)



Foto: keywordpicture.com


De serviço (bom) de depiladoras.  Eu até faço as minhas unhas, escovo e as vezes tinjo o meu cabelo, mas se tem uma coisa que eu morro de preguiça de fazer é a depilação. O serviço aqui é caro e na minha opinião não tem a mesma qualidade do que temos no Brasil.
Pra mim, depilação tem que ser com cera quente, na lâmina os pelos encravam e ai já viu. Por uma questão de higiene é uma coisa que não consigo deixar de fazer, mas tem dias que pra mim, depilação é como se fosse um parto! Tenho que me organizar para fazer a tal da depilação a laser e me livrar pra sempre dos pêlos!!

De mais estabelecimentos (e mais vida) funcionando aos domingos: Domingo significa descanso para os suíços. Mas, e se em um domingo você resolver sair para curtir o seu momento lazer? Com exceção das cidades grandes, e ainda sim com muita restrição, não vai ser fácil encontrar uma variedade de restaurantes, cafés ou bares que fiquem abertos aos domingos. Marido diz que muitos restaurantes não abrem porque manter um funcionário trabalhando aos domingos é muito caro e que todo mundo merece e precisa de descanso, rs...
Bom, melhor mesmo é curtir o seu momento lazer fazendo um piquenique ao ar livre (se for verão, é claro) e levar a sua própria comida. Se você encontrar algum take away do Coop ou do Migros por perto, talvez você consiga comprar um sanduba.
Passendo aos domingos, mesmo no verão, as vezes eu sinto falta de mais vida pelas ruas! Eu não sei onde o povo se esconde, rs...

Ano que vem vou para o Brasil para dar uma zerada :-).

E você, sente falta do que?


25 comentários:

  1. Só quando as coisas estão longe do nosso alcance, é que realmente sentimos falta. Jamais poderia imaginar que alguém pudesse sentir falta de "comida a quilo".
    Sandra dá uma olhada neste post, que segue o link, e sugiro que faças um post de uma brasileira na Suíça. É muito interessante: "Aqui em Joinville, As Peculiaridades da Cidade que Moro" http://www.superlinda.com/2013/05/aqui-em-joinville-peculiaridades-sobre.html
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, aqueles restaurantes a quilo com inúmeras opções e com tudo fresquinho me faz falta sim :-(.
      Vou ler sobre a sua cidade e se der faço algo daqui também :-).

      Excluir
  2. Sandrinha, descreveu muito bem o que a gente sente falta. No meu caso, eu sinto falta de misto quente e pastel de feira!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pastel de feira tá na minha top lista para comer quando eu for ao Brasil :-). Bjs

      Excluir
  3. A minha irmã,qdo morava em Londres,sentia falta de pão de queijo e goiabada,mas um dia descobriu um mercadinho brasileiro e pronto! Lá estavam as coisas q ela tanto sonhava...vc tem algum mercadinho com coisas brasileiras aí por perto?é meio difícil,né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem mercadinho brasileiro por aqui sim Madi. Sempre vou lá quando a vontade de algum quitute brasileiro aparece. Mas algumas coisas, só estando mesmo no Brasil pra comer :-(.

      Excluir
  4. Sinto falta de vc amiga =/
    Mais fico feliz que vc está feliz.
    Qdo vier pra cá, vamos comer no por kilo rs...

    Sdd master.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que fofa você Bel :-).
      Quando eu estiver em SP a gente vai no kilo sim, com certeza, hahaha. Bjs

      Excluir
  5. Salgadinhos e depilação, as duas coisas que acho que sentirei mais falta. Hehehe
    Há quanto tempo vc mora aí, Sandra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moro aqui há 4 anos. Não tenho tantas crises assim com vontades e saudades, mas as vezes elas apertam, rs..

      Excluir
  6. Venha mesmo, Sandrinha!
    Essas "saudades" são inevitáveis... Claro que a Suíça te supre em uma infinidade de maneiras, mas certas coisas são muito peculiares da terra da gente... E isso não muda...
    Quando eu morava na Alemanha, eu sentia falta das manicures tagarelas... Hoje vejo que sentia falta era das amizades mesmo, de pessoas para conversar fiado e dar risada... E isso a gente não encontra facilmente por aí. Mas encontra outras coisas né?
    A vida oferece suas compensações.
    Bjim,
    Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, com certeza Marcia, a Suíça tem coisas muito boas também. Se eu voltasse a morar no Brasil eu tb sentiria falta de muitas coisas da Suíça. Para ser sincera, acredito que mais até do que sinto do Brasil. O post foi mesmo para descontrair :-). Bjs

      Excluir
  7. Olha, se no Brasil eu já tinha problemas com o domingo, aqui piorou hahaha Mas com o passar dos anos já aceito e nem sinto assim tanta falta mais das coisas. Mesmo porque agora o comércio abre de domingo uma vez por mês e os supermercados funcionam geral aos domingos na parte da tarde...então já é alguma coisa a mais. Dos salgadinhos...hummm o jeito é fazer em casa quando bate a vontade, mas também já me habituei a deixar pra comer no Brasil rs Agora vá mesmo fazer uma depilação "definitiva"... é tudo de bom e vale o investimento. Eu fiquei super feliz com o tratamento que fiz...se puder, faça! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No quesito domingo a Holanda tá melhor do que a Suíça, rs... porque aqui só mesmo as lojas da estação central é que abrem aos domingos. E no final do ano, acho que dois domingos do mês de dezembro as lojas são abertas para as compras de natal, e só :-(. Eu tb sempre como quando vou ao Brasil, mas de vez em quando me bate essas vontades!
      Quanto a depil. a laser, farei assim que possível :-) Bjs

      Excluir
  8. Eu com pastel ja me encontrei em London :-) a pastelaria Katavento, e coxinha, pao de queijo na Venda Brasil. Mas o que realmente sinto falta e de uma churracaria autentica no domingo, pizza brasileira, polenta frita, frango a passarinho. Eu não sou prendada, na verdade não tenho paciência para preparar quitutes :-) Mas aprendi uma coisa, quando vou ao Brasil, faço uma lista de todas as gostosuras que precisó matar a saudade ;-) xxx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, eu já ouvi falar de um pasteleiro brasuca em ZH, mas ainda nâo experimentei o pastel de lá. Irei qualquer dia :-).
      Ai você pegou pesado: churrascaria já é maldade, rs... sinto muita falta sabe de que? Comida japonesa. Aqui tem restaurantes, mas para comer aquela porção bem satisfatória (sou gulosa, rs..) fica caríssimo. Quando eu como a porção "normal", fico ainda com mais vontade, rs... então melhor esperar para comer quando for ao Brasil ou a algum outro país com preços mais normais! Bjs

      Excluir
  9. Também sinto falta das depiladores e manicures. Acabei fazendo depil a laser por causa disso! (E vale MUITO a pena!!!) Meu marido que morre de saudades dos salgadinhos. Ainda bem que encontramos um restaurante brasileiro aqui perto que vende coxinha e quibe frito, bem barato :)
    Agora, os restaurantes a quilo, sinto falta nenhuma...inclusive pq hoje em dia, restaurante a quilo no Brasil é BEM carinho...(os últimos dois que fui no Rio custavam R$65/quilo, que supostamente é "normal" para a zona sul carioca, e R$105/quilo...sendo que esse último eu fiquei CHOCADA!!! Depois fui descobrir que era um restaurante a quilo "chique e famosinho" de salada...mas vamos combinar que, mesmo com a alface sendo orgânica, plantada por duendes e colhida por fadas, R$105/quilo por folhas é um ABSURDO!!!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que? 105,00 reais o quilo da comida? Morri!!!! 100 grs de comida por 15 reais é mais caro que na Suíça, rs... Realmente é um absurdo cobrarem esse preço e o pior é pagarem por ele :-(
      Vamos ver o que encontrarei por lá!

      Excluir
  10. Sandra, é isso mesmo. Eu que acabei de chegar pude ver o quanto o brasileiro mesmo sendo pobre recebe servico de primeira, come super bem. Se nós tivéssemos um bom governo minha amiga, eu nao estaria por aqui nao. Porque vida de primeiro mundo tem o brasileiro, ele só precisa é de um bom alicerce.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Georgia, nem me fale! Se os governantes fizessem a sua parte o Brasil seria um lugar ótimo para viver!
      Quem sabe um dia.... Bjs

      Excluir
  11. Eu sinto falta de ir no salao escovar os cabelos e fazer as unhas semanalmente, aqui eu ate acho lugares que fazem o servico mas nao da pra ir toda semana porque e muito caro...rs. Sabe que sinto falta dos sucos, ai o sabor das frutas do Brasil e tao bom, aqui elas sao tao sem gracas, da ate desanimo em tomar suco, agora que vi as fotos dos salgadinhos deu uma vontade de comer tambem...rsrs. Antes de me mudar pra ca eu fiz depilacao a laser e vale a pena viu, voce sofre na hora mas so de nao se preocupar com isso e um alivio...rs.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô vendo que eu vou ter que ir atrás desta depilação a laser. Todo mundo fala bem :-).
      As frutas aqui até que são boas, ou acho que já me acostumei com o gosto, rs... De vez em quando bate estas vontades e ai fiz o post para descontrair. rs...

      Excluir
  12. Tudo isso mesmo Sandrinha!!!
    estou sumida né...
    sempre dou uma lida, mas é tanta correria que não estou comentando em nenhum blog, apenas hoje que comentei aqui e no da Marcita.
    Viajo daqui alguns dias, estou na arrumação das coisas... mas assim que estiver no Brasil, me acalmo e volto a ler com mais calamo.
    tudo de bom!!! boas festas!!!
    beijao

    ResponderExcluir
  13. Olha, aprendi a viver bem sem muitas coisas que o Brasil proporciona. Comida ainda é um quesito ainda falho (pela minha experiência recente), mas ainda sim consigo quebrar o galho, o que faz uma grande diferença.

    Kisu!

    ResponderExcluir
  14. Também sinto falta dos salões que no meu bairro eram super em conta e tb super pertinho, dava pra ir a pé!!! Dos salgadinhos, do guaraná Antarctica mas principalmente de sentar com os amigos, conversar e beber um café sem ter pressa, sem ter zilhoes de outras coisas pra fazer.

    Bjos

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...