7.11.13

Os cofrinhos e os suíços

Eu já escrevi neste post aqui, sobre a necessidade que os suíços tem de terem tudo previsto. Eles costumam, quase sempre, estarem preparados para o pior!

Suíços têm pavor, pa-vor de serem pegos desprevenidos para alguma eventualidade. O ditado "segura na mão de Deus e vai", pra muito deles não tem muita força não, rs... O que funciona melhor deve ser "o seguro morreu de velho", porque ô povo que gosta de fazer um seguro, rs...

E estar prevenido, muitas vezes significa guardar dinheiro, rs... E isso eles sabem fazer bem e ensinam desde cedo os filhos, o que eu não acham mal, afinal lidar com o dinheiro e controlar as suas finanças é algo que deve ser aprendido em casa. Isso vai evitar muitos aborrecimentos futuros.

E um pouco desta mentalidade, a gente consegue observar através dos cofrinhos em forma de porquinhos que são vendidos em diversas lojas, lembrando que a gente deve poupar!

Cada porquinho é destinado para um tipo de economia:

Ideal para os pequenos: Meu primeiro dinheiro

Schoner Wohnen (dinheiro para decorar a casa) e Rentkasse (aposentadoria)          Führerschein ( carteira de motorista) e Flitterwochen (lua de mel)


Schmerzensgeld (dinheiro pagar alguma indenização/processo)    Schwarzgeld ( caixa 2), porquinho para compra do smartphone e para algum luxo



E as moedinhas aqui são realmente valorizadas. Eu sempre recebo os meus 0,20 centavos de troco, rs... Quanto estou no Brasil, eu demoro a perceber que não voltar os meus 0,10 ou 0,20 centavos é "normal". Recebo muitas vezes, balinhas.

Claro que dependendo do que você queira comprar, encher o porquinho pode não ser suficiente, mas o significado dele serve também como lembrete, que sempre devemos guardar um pouco. Quando sobra, é claro :-(.


17 comentários:

  1. Sandrocaaaa

    Sdd amiga, até sonhar com vc eu sonhei rs...
    Quero um destes ai.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  2. hahahah lendo seu post me lembrei de um episódio que aconteceu comigo.
    Fui na mercearia (nem sei se usa este nome ainda) perto de casa... na hora que cheguei no caixa para pagar tinha uma placa enorme escrito:

    "Traz troco ou leva bala"

    kkkkk achei muito engraçado e ao mesmo tempo bem ambíguo e criativo rsrsrs Aqui no Brasil é assim mesmo... :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha, bem hilária mesmo essa frase!
      A gente fica até se sentindo "culpada" por não levar o dinheiro trocado, rs... Aqui nunca fiquei sem troco, nem que sejam 0,01 ou 0,02 cents. Bjs

      Excluir
  3. Dinheiro para pagar uma indenização foi ótimo. Isso é coisa corriqueira por aí?
    Adorei os porquinhos apesar de detestar guardar dinheiro em nele. Quando eu era pequena li numa cartilha do banco que guardar dinheiro em porquinho é desvalorizar a moeda e fiquei traumatizada. Agora coloco meus centavos no banco heehe. Falando nisso, meu namorado me disse que na Irlanda não existe conta poupança.. tipo.. WHAT?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que a inscrição é mais uma sátira, como o porquinho caixa 2, rs...
      Pois é, quando o país não tem história de hiper inflação a moeda não desvaloriza tanto. Realmente no Brasil isso não poderia ser feito, rs..

      Excluir
  4. Porquinho para pagar indenização/processo? Morri! kkkk

    Eu acho os suecos super planejados, mas no quesito $$$ tenho minhas dúvidas. Não vejo muito essa preocupação aqui de poupar hoje para garantir o de amanhã. Pelo contrário. Acho que eles gastam muito, até porque eles vivem o momento de agora. Sem dizer que tem todo aquele conceito de que o governo dá o subsídio necessário se eles precisarem (saúde, educação, aposentadoria etc.) . Existe também um programa na TV que ajuda as famílias a saírem do vermelho. Eu fico assustada como as famílias estão endividadas, porque os valores são estratosféricos. Parece até que estão lidando com dívidas de empresa rs. Posso estar enganada, mas essa é a impressão que tenho.
    Acho que alguns deles deveriam para a Suíça fazer um estágio!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha, é só uma sátira! Até pq não há porquinho que caiba um valor indenizatório :-).
      Aqui eu vejo sim, muito planejamento para o futuro, embora o país tb ofereça subsídios e ajudas, mas muita gente prefere não ter que ficar dependendo do governo não. Acho que aqui se gasta também, porém não vejo esbanjamento, acho que gastam mais conscientemente. Bjs

      Excluir
  5. Eu adorei esses porquinhos, o dia que visitar a Suica quero trazer um desses pra mim....rs. Esse porquinho ai pra pagar processo e porque tem muitos desses casos, ou nesse caso e algo relacionado a alguma emergencia pessoal mesmo? Agora fiquei curiosa...rs. Aqui nos States nao vejo as pessoas muito com essa preocupacao de guardar dinheiro nao, eu vejo que eles gostam de economizar mas guardar e principalmente guardar para o futuro nao e coisa facil de ver alguem falando sobre.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monique, como comentei acima, acho que o porquinho é mais uma sátira, rs... mas já vi gente que faz seguro processual, ou seja, se precisar de advogado para resolver alguma pendência, tá segurado, rs...
      Aqui eu vejo sim, preocupação em guardar dinheiro, não todo mundo, mas acredito que uma boa parte da população poupe sim! Bjs

      Excluir
  6. Sandra, pelo menos isso os alemaes e os suicos tem em comum: paixao por cofrinhos... kkkk todas as cores, formas e tamanhos...
    bjsss

    ResponderExcluir
  7. Aqui na Holanda fizeram um levantamento e se constatou que poucos estão poupando e tem dinheiro guardado. O que entra, sai. Sim, aqui tem seguro pra tudo quanto é coisa e jeito. Acho que os porquinhos por aqui seriam peças de decoração hahaha Aliás, nós temos um muito fofo que ganhamos com uma graninha no dia do nosso casamento, foi presente da família de marido. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Preciso de um porco desses, cheio de "geld",a coisa tá preta por aqui,rsss....

    ResponderExcluir
  9. A Europa fez uma enorme besteira com a mudança do Euro. A primeira nota é de 5 euros e o povo não dá valor às moedas. Desde o lançamento da nova moeda, nenhuma máquina aceita moedas de 1 e 2 centavos. Como criar o hábito de guardar moedas se ninguém dá valor a elas?

    Vou na Suíça comprar um cofrinho.

    :)

    ResponderExcluir
  10. Adoro cofrinhos :) E adorei a ideia deles com tema específico! Bjss

    ResponderExcluir
  11. Eu vi um monte de cofrinhos nas lojas quando fui "praí".
    E realmente eles são muito prevenidos. Aqui não tem muito disso, tem nas lojas de souvenirs, mas onde a cultura é forte em relação aos cofrinhos é no Japão.

    Kisu!

    ResponderExcluir
  12. Legal seu blog Sandra. Parabéns!
    Bjs. fica com Deus.

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...