20.11.13

Minhas impressões de Roma

A viagem para Roma foi ótima! Lá encontrei minha grande amiga, o marido dela, sua irmã e o sobrinho, a prima dela e o filho da prima! Foram dias ótimos!!!!



As ruínas do Colisseu

Adorei Roma e o povo de lá. Confesso que eu estava meio cabreira e com o pé atrás com a Itália e os italianos (rs..), por conta de experiências não muito agradáveis com eles nas últimas viagens para a Itália. Eu pensava: como pode um povo tão refinado nas artes, na culinária e na moda, ser tão rude no trato pessoal, rs... mas Roma os redimiu.

Roma, Circus Maximus

Eu não sei distinguir os romanos dos não romanos, mas o fato foi que eu - como turista - gostei muito do povo de Roma. Cidade grande, gente de mente aberta e sem bairrismos. Foi isso que EU percebi e senti. E eu comprovei que, por mais que eu esteja adaptada a calmaria da Suíça, eu, que nasci e vivi em cidade grande, gosto de cidades grandes e para sempre gostarei.

Domingo na basílica de São Pedro. Não poderia ir a Roma e não ver o papa :-).

Roma me tratou muito bem, mas voltei de lá com resfriado e com a rinite alérgica atacada - cidade grande=poluição - já tinha me esquecido de como é viver em uma cidade cheia de carros e fumaça, rs... O trânsito em Roma é caótico e o povo estaciona o carro nos lugares mais improváveis!! Mas a cidade compensa tudo isso com a rica história e a culinária. Mamma mia, como se come bem (e barato) em Roma.



 Bairro do Trastevere: lindo bairro com ótimos restaurantes


Pegamos dias lindos por lá, céu claro na maioria dos dias, com um único dia de chuva. Durante quase uma semana, o "inverno" romano nos presenteou com uma temperatura média de 15 graus, e o povo estava realmente vestido para o inverno: casacos, botas e cachecóis faziam parte da paisagem urbana.


Arredores da Piazza Navona em um dia de chuva

E por falar em casacos, eu tinha me esquecido de como a numeração das roupas italianas pode ser cruel. Minha amiga, a prima e a irmã, que pensaram em renovar o guarda-roupas, se decepcionaram um pouco, pois o corte das roupas era muito pequeno!


Uma ruazinha do Trastevere: adoro esses varais italianos!

Eu, que dependendo da confecção, aqui na Suíça, visto P ou M, na Itália cheguei a provar vestidos no tamanho G (que, felizmente, me serviram rs...rs). Para onde vai toda aquela maravilhosa massa que as italianas comem?

Roma, adorei te conhecer!


28 comentários:

  1. Sandra conheci Roma em Julho e me apaixonei, o único problema é que o sol estava escaldante e passei mal. Você foi numa época boa. As roupas são um capítulo à parte, as italianas se vestem muito bem mas não sei que numeração que elas usam que nem uma calça me serve. No Brasil uso 38, pensei que na Itália eu fosse fazer a festa com roupas novas, mas me enganei. Suas fotos estão lindas e ao vê-las me deu vontade de voltar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu jamais iria para Roma no alto verão, rs.... pois lá temos que andar muito e fazer isso em um calor de mais de 35 graus, tô fora, rs... Essa época foi mesmo ideal. Bjs

      Excluir
  2. Sandra, que viagem deliciosa. Conheci Roma no ano passado e adorei também. Mas sem dúvida o trânsito me preocupou, principalmente para atravessar na faixa de pedestre. Lá eles freiam em cima... que medo! rs
    Uma das coisas que eu mais sinto saudades de Roma é o delicioso gelato. Nunca havia provado nada igual, nem mesmo em SP. E você chegou a saborear alguns? :D
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu saboreei alguns muitos gelatos, rs... Tem como não gostar dos gelatos italianos??!!!
      Faixa de pedestre na Itália são mesmo perigosas, rs.. .tb tive medo dos motoristas, hehehehe. Bjs

      Excluir
  3. Sandra, uma viagem e dias com pessoas queridas realmente deixam os lugares mais encantadores! Que bom que se divertiu, passeou e comeu bem! Aproveitou bastante por lá! Melhoras aí no seu resfriado...Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliana, com certeza, a viagem valeu muito a pena principalmente pelas cias :-). Obrigada pelos votos de melhora, estou um pouco imprestável por estes dias, rs... Bjs

      Excluir
  4. que bom que gostou! se tivesse dado um toque tinhamos nos encontrado. Eu ainda estou me adaptando a Roma... rs.. Que bom que não achou os romanos bairristas.. mas são sim. E eles falam que não sao italianos, são romanos! Claro, nem todos! rs... Realmente em toda a Italia as roupas sao pequenas, e eu que sou fora dos padroes tenho muita dificuldade em comprar roupa.. acho que vou ter que dar um pulinho na suíça entao.. ahhaha. bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla, então deve ser por isto: italianos não são romanos, rs.... rs... Pois é, a minha impressão como turista foi esta, se eles são bairristas, não percebi, rs... porém fui bem tratada, bem atendida, foram gentis quando pedia informações, coisas que não aconteceram em outras cidades italianas que visitei e que eram igualmente turísticas.
      Aqui eu acho que você vai encontrar mais facilmente roupas pra você :-). Venha até a Suíça. Bjs

      Excluir
  5. Sandra de Itália eu entendo um pouco rsrs e na minha opinião Veneza e Roma são um dos lugares mais bonitos do mundo e se vc achou o transito de lá maluco o da cidade de Napoli tbm não fica atras rsrs.
    Aproveite bem o inverno que eu fico derretendo por aqui.
    Bjokass

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rê. Veneza tb achei linda, mas é um lugar que não voltaria, uma vez por lá, basta, rs... Já Roma... ah vou voltar de novo sim :-). Imagino que Napoles, pelo que já ouvi falar, deve ser bem caótica também. Ainda quero conhecer :-). Aproveite o verão por ai! Bjs

      Excluir
  6. kkk, eu nunca consigo comprar roupas na Italia, não consigo encontrar nada que entre em mim... Uma vez até provei XL e ficou apertado, a vendedora me disse que eles não faziam XXL!!!
    Também gostei muito de Roma, mas menos do povo de lá... preferi os italianos de Turim e de Nápoles, por exemplo, e as comidas dessas cidades... Em Roma achei tudo tão turístico... (mas fui em pelo menos um restaurante ótimo!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Milena, Roma é quase totalmente turística, mas não tem muito como escapar disso né?! Por isso, por exemplo, em restaurantes, sempre que possível eu fugia das áreas turísticas. Eu passei em Turim somente um dia, então não deu para perceber muito como são as pessoas por la. Napoles ainda não conheço. Na região da Toscana eu senti um certo bairrismo. Em Veneza achei as pessoas arrogantes, rs.... já em Roma, achei a maioria gentil e prestativa. Bjs

      Excluir
  7. Italia para mim V & V :-) Veneza e Verona, achei Roma com muito barulho e suja :-( porem... como a culinaria romana nao tem igual por la ;-) Mas fico feliz que tu passastes estupedamente bem la. xxx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, ainda não conheço Verona, mas só ouço elogios de lá. Já Veneza, fui, gostei e só. rs... não voltaria, rs... Roma, até agora, é a minha cidade preferida na Itália. Bjs

      Excluir
  8. Que legal Sandra... Eu estive em Roma em outubro de 2009 e continuo amando... É uma das minhas cidades preferidas na Europa, senão a preferida! A cultura é parecida, né? Eu me senti em casa... Sou do RJ então te entendo bem! Precisamos de um certo movimento de gente indo e vindo para nos sentir vivas rsrs
    Agora que você já foi lá, te recomendo o filme do Woody Allen "Em Roma, com amor". Dizem que os italianos não gostaram de como Roma foi retratada rsrs
    Bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcela, tive o mesmo sentimento que você: me senti (quase) em casa, rs... Ao mesmo tempo que gosto de movimento e agitação também preciso me recolher à calmaria...rs... Vou procurar este filme do Wood Allen para assistir, agora fiquei curiosa. Obrigada pela dica :-). Bjs

      Excluir
  9. Adoro Trastevere,meu bairro favorito em Roma!

    ResponderExcluir
  10. Ainda não conheço Roma, mas quero com certeza um dia conhecer. Já ouvi dizer mesmo que o trânsito é caótico e que a maioria dos carros são todos batidos!
    Eu sou meio suspeita pra falar de Itália, por todos os lugares que passei tive experiências ótimas! E é um dos meus países preferidos :-)
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa, Roma me lembrou um pouco SP: ruas cheias, movimentação,um pouco de caos e etc.... hahahah, mas em férias dá pra levar na boa. Quem sabe a partir de agora eu mude um pouco o meu conceito de Itália :-). Bjs

      Excluir
  11. Ai que passeio delícia, Sandrinha!
    Achei um barato a fachada do restaurante dizendo "no" para a guerra e menu pra turistas! Quer coisa mais original?
    Fantástico!!!
    Que ótimo Roma ter te surpreendido, belas as imagens! Tenho vontade de conhecer, ainda irei!
    Ps.: acho o maior barato quando um lugar surpreende positivamente, os romanos fizeram isso por você :)
    Bjim
    Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcia, também achei bem legal e original a plaquinha no restaurante :-). Quando tiver chance vá a Roma sim! Eu acho que ela tb irá te surpreender! Bjs

      Excluir
  12. Oi Sandrinha! Passei pra dizer Hallo! Adorei te acompanhar por Roma. Nunca fui na Itália, mas tudo nesse país me atrai. Essas ruelas com esses varais eu acho a coisa mais linda. Sou louca pra fotografar esses lugares. Um beijão e bom fim de semana aí pra vcs!
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aninha, a Itália é incrível! Não deixe que as minhas más impressões de um pequeno pedaço de lá te impressionem, rs.... Vale a pena conhecer sim! Assim que vc puder, programe uma viagem até lá, você vai encontrar lugarzinhos incríveis para fazer as suas fotos :-). Bjs

      Excluir
  13. Marido e eu estivemos em Roma há uns três anos. No verao ela é ainda mais linda apesar de ter mt turista (mas pelo que vi aqui nas tuas fotos, nao tem isso de epoca boa ou nao, ne? tá td lotado aí!). Nós amamos a Itália, apesar de meu marido falar que ama a Itália sem os italianos :-/ Eles sao estranhos mesmo, mal educados até (acho mt a cara do Brasil) mas notamos que sao diferentes de regiao pra regiao. Mas enfim, Roma, é maravilhosa e se tornou nossa segunda cidade preferida até agora, a primeira continua sendo o Rio :-)
    Fizemos mt foto, eu tenho a impressao de que pra cada canto que vc olha em Roma, tem um lugar altamente fotogênico. Quero mt ir de novo.

    Mas mude sim seu conceito sobre o país! A Itália é mt rica culturalmente e o fato de ser um país cheio de paisagens diferentes (montanhas no inverno, praias no verao, ilhas impressionantes!!, culinária maravilhosa, melhor café que exite no mundo todo!! rsrs, enfim, é tbm tao perto da gente, que qd estamos com pouco dinheiro pra férias mais caras, basta pegar o carro e curtir esse país lindao.

    Nossa, tu ficaste mal da renite em Roma e vivia em Sampa? tadinha... Caramba, ninguém merece ter esse tipo de alergia numa cidade como Sao Paulo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nina, eu acho que a rinite me atacou mais por causa da fumaça de cigarro, acredita? Menina, o povo lá fumava demais, e olha que eu já achava que em Zurique haviam muitos fumantes, mas Roma tem demais! Credo :-(.
      Alguns italianos acho que são mesmo mais bonachões e até rudes, rs... mas ainda tem uma boa parte da Itália que não conheço e que ainda quero conhecer. Estou mudando sim o meu conceito :-). Bjs!!!

      Excluir
  14. Que bom que voce teve boas experiencias la em Roma, achei curioso voce falar do tamanho das roupas achava que eles fossem mais gordinhos, afinal e o paraiso das massas ne?!...rs..
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Que lugar lindo Sandra! Espero que esse ano consiga viajar muito!

    Kisu!

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...