27.11.13

Canela, um gostinho de inverno

Eu adoro canela. Adoro! O gostinho dela me lembra muito o inverno. Além disso, aqui na Suíça, o cheirinho de canela é muito característico do Natal e dos dias frios e nevados.

Eu não uso canela o ano inteiro, a verdade é que consumo moderadamente (no inverno, pois eu acho que canela combina com dias frios), já que marido não gosta muito, então eu modero quando uso na culinária, ou então, coloco pitadas dela separadamente no meu prato ou na minha sobremesa.

A canela é conhecida desde da antiguidade e foi tão valorizada que era considerada
um item a ser presenteado a monarcas e outros dignitários.
No início do século XVI era trazida por comerciantes portugueses
diretamente do Ceilão (atual Sri Lanka),
chegando um quilograma a valer dez gramas de ouro.
Fonte Wikipedia.
Felizmente nos dias de hoje a canela ficou acessível a todos e o seu sabor marcante é muito utilizado em pratos considerados "exóticos", principalmente os da culinária indiana e marroquina.
Além disso, a canela ainda tem o poder de perfumar a casa. Uma infusão de água, misturada com paus de canela, casca de laranja ou limão, cravo da índia e um pouquinho de mel é ótimo para tirar o cheiro forte de comida da casa, ainda mais no inverno, quando não tem como deixar as janelas abertas. Além desta ser uma época em que fazemos comidas mais consistentes e de cheiro forte, caso dos pratos a base de queijos, como a raclette e o fondue.
Ultimamente eu tenho usado o pauzinho da canela para mexer o meu café com leite, ou o chocolate quente, e o leve gostinho de canela que fica na bebida é maravilhoso!!
Depois é só guardar o pauzinho da canela em um saquinho e por dentro da geladeira, assim, ele não perde o sabor e você poderá usá-lo ainda algumas vezes mais :-).
Se você também gosta de canela, experimente a na sua bebida quente. Fica uma delícia!!!



19 comentários:

  1. Humm que vontade que fiquei. Vontade de café com canela, de chocolate quente e de inverno hehe.
    Adorei o post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas coisas combinam mais com o inverno né?! Eu gosto do inverno, só não quando ele resolve durar até a primavera, rs..

      Excluir
  2. Eu adoro canela! Eu gosto no leite, coloco o leite para ferver, acrescento uma colher pequena de sobremesa canela, mesma medida de mel, antes de dormir :-) Ou no cafe da manha, no mingau de aveia. Fica bem xxx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que fofa! :-). Você toma mingau de aveia?!, isso me lembra tanto coisa de criança :-).
      Leite puro eu nâo consigo tomar, preciso adicionar café ou achocolatado. Bjs

      Excluir
    2. :-) :-) :-) Tomo :-) crescemos com mingau de aveia , lá em casa todos ainda gostam. Eu fiz para o Mr. Frost e ele também adora :-) Receita da minha mãe, leite canela colher sobremesa de manteiga, açúcar e canela, mas como aqui em casa substituimos açúcar pelo mel... ficar melhor ainda. Experimenta ;-) xxx

      Excluir
  3. Eu tb mexo o meu café com leite com um pauzinho de canela,e todo mundo ri de mim aqui em casa,agora vou contar pra eles q não sou a única,rsss....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixa eles rirem Madi. Eles não sabem o que é bom :-). Bjs

      Excluir
  4. Adoro canela e não sabia que era possível reutilizar o pauzinho! Obrigada pela dica! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ra, eu guardo o pauzinho da canela porque sou pão-dura, hahahahaha. brincadeira. Depende, se você tomar todos os dias, guarda. Senão, joga fora! Bjs

      Excluir
  5. Canela é essencial em alguns doces. Faço um strudel campeão e sem canela não dá.

    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro strudel!! O meu doce de "inverno" favorito! Nossa, deu água na boa agora, rs...

      Excluir
  6. humm, realmente o cheirinho de canela essa época do ano é maravilhoso!! Aqui em Hamburg tem um doce típico que é feito de canela, sempre que passo em frente a quiosques nas estacoes de trem sinto o delicioso cheiro deles... é um tentação e tanto...
    beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hummmmm, quando passo perto das barraquinhas de natal, sempre vem o cheirinho de canela e das amendoas tostadas, delícia!!! Bjss

      Excluir
  7. Oi Sandra, além de saborosa, dizem que a canela ajuda no processo de emagrecimento. Ajuda a eliminar a gordura abdominal... Será? :)
    Beijinhos

    Day

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hum, nunca ouvi falar que a canela ajudaria nisso...rs.. mas não custa tentar né :-). Bjs

      Excluir
  8. Eu sou louca por canela, como e enfio canela em tudo que posso...rsrs...sabe que tambem tenho esse costume de comprar esses gravetinhos de canela e mexer meu cha ou chocolate quente com ele, fica uma delicia mesmo.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Hmm adoro canela... combina muito com chá, com maçã... ai que delícia!

    Kisu!

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...