25.10.13

Zurique Hauptbahnhof: mais do que uma estação de trens

A Hauptbahnhof (estação central), conhecida também pela abreviação HB, localizada em Zurique é a maior estação de trens da Suíça e uma das mais movimentadas da Europa. De lá partem, além dos trens que cobrem toda a Suíça, os provenientes dos países fronteiriços como a Itália, Aústria, Alemanha e França e também de outras partes da Europa.

Entrada principal da Hauptbanhof e a estátua dedicada a Alfred Escher - o idealizador das ferrovias suíças
Dias atrás até saiu uma matéria em um jornal local, apontado o suíço e/ou os moradores da Suíça, como os campeões em circulação de trem no mundo.


E de fato, os trens suíços são considerados como um dos mais pontuais, senão os mais pontuais do mundo. Raramente eles vão te deixar na mão :-).


Uma locomotiva para algum evento especial
A HB de Zurique está localizada em um ponto estratégico da cidade: ela está praticamente encrustada no centro. Saindo da estação pelo portão principal, você vai dar logo de cara com a Bahnhofstrasse, a rua de comércio mais conhecida e movimentada de Zurique.




Além de tudo, a HB funciona também como ponto de encontro para muita gente. O Trefpunkt (ponto de encontro) que fica no saguão principal da estação, é identificado através do enorme relógio da Mondaine que indica a hora do seu "Termin" (compromisso).


Eu mesma já fui abordada por lá com alguém me perguntado: "Sind Sie Stephanie" (Você é a Stephanie)? Oi??? Ah, sorry...hahahaha....


Essas quatro flechinhas no quadrado azul são o símbolo do ponto de encontro
Outra marca registrada da HB é a enorme escultura lá exposta, chamada Schutzengel (anjo da guarda) da pintora e escultora francesa Niki de Saint-Phalle, que foi casada com o pintor e escultor suíço Jean Tinguelly, cujo museu está em Basel.  A escultura foi um presente para comemorar os 150 anos da Hauptbanhof.



Além do que, nunca é langweilig (chato) esperar alguém por lá: quase sempre neste mesmo saguão do Trefpunkt há algum evento acontecendo: uma feirinha, uma pequena exposição, algum evento comemorativo, como o mercado de Natal, onde dá para você passar o tempo enquanto espera o seu trem, ou alguém.

Essa semana mesmo, marquei um termim por lá com uma carioca, que mora aqui e que fez contato comigo através do blog. É muito legal quando isso acontece! Adorei o encontro :-).
 
Mercado de produtos bio e regionais: toda semana na HB


Evento da Barilla na Hauptbahnhof, onde foi oferecido para os transeuntes massa, vinho e cafezinho.  Tudo grátis. Muito bom :-)

<




Na HB há ainda o Shopping Ville, que nada mais é do que um conjunto de lojas, farmácias, supermercados, cafés, restaurantes e etc... que funcionam todos os dias até às 22:00hs. Uma área de guarda-volumes e banheiros com chuveiros ajudam os viajantes que estão de passagem por Zurique. Há ainda na HB um centro clínico, chamado Permanence,  funcionando todos os dias, das 07:00 às 22:00 horas.



Sem dúvida, o comércio da HB funcionando até mais tarde, acaba sendo uma mão na roda para muita gente. Ainda mais que na Suíça tudo normalmente fecha cedo. Aos finais de semana os horários do comércio são ainda mais restritos e no domingo, sem chance :-(. Se você precisar de algo de última hora aos finais de semana, talvez você encontre por lá.


19 comentários:

  1. Sandra, que lindo isso aí. Eu vejo tantos comentários elogiando a organização daí e também vejo outros muitos falando sobre a depressão dominante no povo.
    Queria entender isso. Se tudo anda bem e nada de errado acontece o cidadão fica sem razão de viver porque leva uma vidinha pacata. Se anda tudo no corre corre, trem atrasado, tempo insuficiente e outras cositas mas que temos por aqui, não dá tempo de ficar em depressão, mas a gente reclama muito e vai protestar na rua, kkk!
    Isso que estou citando é sério e pergunto a você porque a acho muito comedida e equilibrada. Conheço virtualmente há alguns anos (via Blog do Óbvio) e sei que você é uma criatura que faz o que lhe apetece e não vive em função de aparecer para a torcida. Quando a coisa está boa, você diz que está boa e quando está ruim, da mesma forma você diz que está ruim. Por eu confiar bastante na sua maturidade pessoal é que pergunto para você. Eita dúvida cruel!
    Enfim...
    Um grande abraço na amiga querida,
    Manoel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manoel, já escrevi um pouco sobre o que vc observou no link abaixo:

      http://foundueechocolate.blogspot.ch/2012/05/loucura-nossa-de-cada-dia.html

      E a respeito da sua observação sobre mim, eu sou o tipo de pessoa que enfrenta numa boa os altos e baixos da vida, pois sei que tudo isso faz parte. As vezes estou muito feliz, e outras vezes nem tanto. Mas como tudo na vida, são ciclos que vem e vão. Por isso você nunca me lê reclamando muito por aqui, rs… Eu opto por manter a minha privacidade, da minha família e dos amigos, afinal a blogueira sou eu e nem todo mundo quer ter sua vida on line sendo lida por colegas, vizinhos e conhecidos…etc.. mas eu respeito e entendo quem tem blog com conteúdo pessoal e isso quer dizer coisas alegres, tristes, problemas, sucessos, fracassos etc… como também respeito e entendo gente que tem um blog de poesia, textos, músicas e etc… e prefere não se expor.
      O meu bloguinho passou de um hobby para uma parte significativa da minha vida. Adoro este espaço e as pessoas que eu conheço através da blogosfera :-).
      Um abraço e boa semana ai pra você!!!

      Excluir
  2. Essa eu conheço!!! Peguei um trem pra Lutzern na minha lua de mel,foi o máximooooo!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Madi!! Se voltar por estar bandas me avise hein :-). Bjsss

      Excluir
  3. Adorei a feirinha e, com certeza, fica bem estrategicamente localizada.
    Eu vejo esses trens limpinhos e pontuais... como eu queria que o Brasil fosse assim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb adoro feirinhas, rs.... Essa estação é mesmo bem central. Em algumas outras cidades suíças, a estação costuma ser um pouco longe do centro.
      Eu tb sinto tanto por o Brasil não tem um sistema de transporte melhor... quem sabe um dia né?! Bjs

      Excluir
  4. Que estacao linda, eu sei que a comparacao esta muuuuuito longe de ser verdadeira mas me lembrou muito a Grand Central in New York, apesar de aqui essa estacao nao ter trens partindo para outros paises ou Estados, mas e no mesmo estilo e tem um relogio no meio onde muita gente usa pra se encontrar...vai ver os americanos ficaram com inveja dos suicos e tentaram imitar a estacao do trem...rsrs.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monique, eu bem curiosa, fui ver as fotos no google desta estação, rs... e realmente, lembra bem a estação daqui :-). Pra saber quem copiou quem, teríamos que saber quem fez o primeiro ponto de encontro, rs.. Bjs

      Excluir
  5. Essa estação é mara. Tenho uma foto embaixo da "anja" gorducha. Sem falar que comprei e comi um legítimo "frango de padaria" nessa feirinha de comida, uma delícia... acho que chamava Guggeli express.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que boa memória a sua...quer dizer, eu acho que pode ser esse nome sim: Guggeli, no dialeto suíço é frango :-). E sim, essa barraquinha ainda existe por lá :-). Bjs

      Excluir
  6. Não sei porquê mas gosto muito de estações (e de aeroportos)... mas gosto ainda mais quando há um mercadinho com produtos frescos :) Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb amo estações e aeroportos, especialmente os grandes! Adoro observar as pessoas nestes lugares :-). E quando tem um mercadinho, melhor ainda! Bjs

      Excluir
  7. Sandra, sabe a que me remeti vendo a foto da estação? Ao mercadão municipal de SP! Tudo bem que lá não tem trem, mas chega a ter quase o mesmo dinamismo de gente entrando e saindo e a arquitetura é bem parecida por dentro. rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembra mesmo o mercadão!! Adoro aquele lugar :-).
      Saudade de ir lá pra comer um pastel ou um sanduiche de mortadela, rs... Bjs

      Excluir
  8. Acho q essa estacão aparece em algum filme da trilogia bourne...

    E o que sempre me surpreende em fotos europeias de alguma coisa publica é a limpeza... :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não assisti aos filmes desta trilogia, mas fiquei curiosa, rs... Vou procurar saber :-).
      Acho que já me acostumei a ver tudo tão limpinho, rs...

      Excluir
  9. As estações na Europa são tão bonitinhas, né? Todas com o mesmo jeitinho e simpatia.
    Adorei!

    ResponderExcluir
  10. O, Sandra! Eu tbm adoro ir na estação central aqui de Milão, que é muito muito bonita! Vc me inspirou a ir lá e fazer uns cliques pra postar no blog ;)
    Adoro ver o vai e vem de pessoas, as chegadas, as despedidas, os abraços de reencontro... :)

    ResponderExcluir
  11. Ow Sandra, que saudades! Eu olho pras fotos e vem novamente a sensação de qdo cheguei em Zürich.. lindo demais esse lugar. Os trams então... adorei!

    Kisu!

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...