13.9.13

Zug

A cidade de *Zug* é conhecida por ser uma espécie de paraíso fiscal aqui na Suíça, pois ela possui uma das taxas de impostos mais baixas de todo o território helvético: quase metade da média suíça. Por esta razão, lá se encontram muitas empresas multinacionais, que são atraídas, é claro, pelos baixos impostos.


Mas não se iludam: a baixa tributação é compensada pelo alto custo de vida. Quem pretende morar em Zug vai ter que encarar, por exemplo, o alto preço dos aluguéis :-(.

A torre Zyt: um dos símbolos da cidade
Mas mesmo com todo esse papo de tributação, grandes empresas, holdings e etc.... a cidade ainda tem toda aquela vibe tranquila, bem típica das cidades suíças, ainda mais em um domingo, dia que lá estive e quase tudo estava fechado.






Ai que tranquilidade... e ai, de repente você vai caminhando e dá de cara com casas assim, de madeira, estilo casa de campo, quase em pleno centro da cidade.



Dá pra fazer um bate e volta até Zug tranquilamente. Partindo de Zurique, por exemplo, são apenas 25 minutos de trem. A cidade é bem pequena e é cercada pelo lado de Zug, que no verão, é certamente um dos points para se refrescar.



A cidade ainda guarda resquícios do período medieval e tem uma parte murada.



Caminhando perto destas construções medievais, vimos estes veadinhos. Isso é algo muito comum por aqui, cenários assim que se contrastam, pois basta sair das "metrópoles" (se é que a Suíça tem uma, rs...), da agitação, do corre corre das cidades, que tudo que se tem é um cenário de paz, sossego e contato com a natureza. E você não precisa viajar quilômetros para isso. Bastou sair um pouquinho do centro de qualquer cidade, que você está na natureza.


Se me pedissem para definir a Suíça em uma só palavra, eu a definiria como bucólica. Não tem jeito, a natureza e as belas paisagens dos campos e dos lagos, ocupam uma posição de destaque aqui na Suíça.

Adoro essa Sweet Zerland!
 

*Zug* em alemão significa trem, mas não sei se o nome da cidade tem a ver com esse significado propriamente dito.

22 comentários:

  1. Muito lindinha essa cidade.

    sdd doce rs...

    ResponderExcluir
  2. Ver construções medievais em perfeito estado, só na Europa mesmo, e esses veadinhos circulando nos parques é de não acreditar. Suíça é para ser amada sim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É no Brasil não tivemos esta época...por isso que eu não me canso de observar estas construções :-). Bjs

      Excluir
  3. Sandra, por problemas "técnicos" (rs...rs) de informática eu me perdi do seu blog. Que bom, acabei de encontrá-lo. Juro que estava com muitas saudades de curtir suas postagens bastante informativas e muito gostosas de se ler. Você aparenta ser uma calmaria de pessoa. Pelo menos escrevendo e trocando figurinhas com a gente, eu sinto isso. Agora aparecerei sempre por aqui.
    Um abraço grande,
    Manoel - Blog do Óbvio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manoel!! Que bom te ver aqui! O Sr. estava sumido mesmo :-).
      Sou calma as vezes e com algumas coisas, mas não sempre, rs...
      Ficamos em contato! Um abraço e bom domingo :-)

      Excluir
  4. Adorei essa casa (castelo?) gigante detrás do muro! Deve ser muito bom viver num país tão pequenino que dá para chegar a outras cidades em apenas alguns minutos. Em Portugal é mais ou menos assim, aqui na Suécia podemos conduzir várias horas e ver apenas floresta e algumas casas solitárias. Ainda não encontrei a palavra perfeita para descrever a Suécia mas acho que é "silenciosa"...
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, eu achei que a Suécia fosse um pouco parecida com a Suíça em termos de locomoção entre as cidades, SQN :-). A semelhança fica mesmo na definição de silenciosa, pois essa palavra tb define bem a Suíça. Bjs

      Excluir
  5. Linda cidade...eu ainda me admiro que as domingos é quase tudo deserto...bom...aliás eu sempre tive um certo problema com isso: tédio, ainda mais quando morava no interior, ainda pequena rs Mas claro que não me refiro a uma cidade linda como esta que vc visitou, porque andar por ruas belíssimas, ver uma arquitetura totalmente magnifíca é de encher os olhos e a gente nem vê o dia passar.rs O mais legal é que dá pra fazer fotos belíssimas sem instrusos no cenário hahahaha Bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vou confessar que tb demorei para me acostumar a ter quase tudo fechado aos domingos, especialmente nestas cidades pequenas, ainda bem que elas tem alguma graça mesmo com os estabelecimentos fechados, rs... Só as cidades maiores é que tem alguma coisa funcionamento aos domingos :-(. que chato! rs..

      Excluir
  6. Eu acho que sua definicao para Suica como bucolica super combina, porque as fotos que voce tira sempre passam essa sensacao mesmo. Mas mesmo no verao, que costuma ser epoca de ferias e muitos turistas passeando por todos os lados e normal pelas cidades suicas aos domingos o comercio fechar ou isso e so em algumas cidades que acontecem?
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É normal sim Monique. Somente nas cidades maiores e em outras poucas é que há mais ofertas de cafés e restaurantes abertos aos domingos. Domingo aqui significa descanso, rs... As vezes é chato, mas por outro lado as pessoas não se escravizam tanto, abrindo shoppings e lojas como estamos acostumados a ver no Brasil. Bjss

      Excluir
  7. Linda esta cidadezinha... alias acho a Suíça linda por inteiro... não vejo a hora de uma oportunidade para conhece-la pessoalmente.
    Interessante o que você disse sobre a cidade, deve ser caríssima mesmo, pois a a SUíça por si só já é cara né Sandra? Imagina esta cidade, afi....
    Estes posts que mostram as cidadezinhas são meus favoritos!!!
    Beijokas Sandra e uma bela semana na bucólica Suíça, adorei sua definição.... : )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!! Espero que vc possa conhecer a Suíça em breve e quem sabe não dá certo da gente se conhecer por aqui? :-) A Suíça é cara sim, mas pelo menos os salários conseguem acompanhar o custo de vida e assim a igualdade social consegue prevalecer. Bjss

      Excluir
  8. Eu só conheci 2 cidades na Suiça:Lutzern e Zurich, e tive essa impressão de paz que vc cita,pois realmente essas cidades não lembram em nada o stress e agito das cidades tipo NYC e SP...a sensação que eu tenho é que se vive MESMO na Suiça...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Madi... mas nem tudo são flores... o indíce de suicídio aqui está entre os mais altos do mundo :-(.

      Excluir
  9. Lindas as fotos! Adorei as casas e principalmente os veadinhos... tão lindos!

    ResponderExcluir
  10. Esse país parece ser perfeito! A cada post que leio teu fico ainda com mais vontade de conhecer. Quem ver pensa que moro muito longe daí...o que falta são oportunidades mesmo, pois não quero viajar sem meu branquinho, sabe? Muito bom Sandrinha, essa tranquilidade e paz que certos lugares nos passam. Deu pra sentir apenas olhando as fotos! Adorei o Sweet Zerland! Um bjão e bom começo de semana!
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito não é Ana, rs... mas aprendi a gostar daqui, com as coisas boas e outras nem tanto :-).
      Entendo que viajar sem seu marido deve ser chato mesmo, mas oportunidades não faltarão e a Suíça está bem pertinho de vocês. Bjs e bom começo de semana por ai também!!

      Excluir
  11. Ai Sandra, obrigada por compartilhar um pouquinho mais da Suíça que não pude ver rs... Lindas imagens!

    Kisu!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Sandra!
    Achei o seu blog por acaso, e fiquei surpresa e feliz de ver um post sobre Zug. Adorei a conicidencia!!!
    Tb sou brasileira, e moro ha 4 anos nessa pequena cidade, que mais parece um vilarejo qdo se compara ao Rio - de onde venho!
    Estou adorando explorar o seu blog e ver um pouco mais da Suica atraves dos seus olhos! Apesar do tempo q ja estou aqui, acho q conheco bem pouco do pais.
    Se quiser entrar em contato para um cafe eh so mandar um email: dehduarte@gmail.com.
    Beijos,
    Deborah.

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...