8.9.13

Pão de queijo

Tempos atrás tivemos visita aqui em casa e eu quis fazer de sobremesa mousse de maracujá, já que estava calor e essa mousse é bem leve e refrescante. Fui até a loja de produtos brasileiros comprar o bom e velho suco Maguary e eis que me deparo com a lojinha fechada. Estava sem placa e tudo... acho que fechou. Me refiro a loja de produtos brasileiros que fica(ficava?) atrás da Hauptbahnhof (estação central de trens) de Zurique. (Update: a loja não fechou não! Passei por lá outro dia e estava aberta) Bom, fiz toda essa introdução para dizer que além do suco maguary eu queria ter comprado a massa do pão de queijo semi pronta da Yoki. Mas dei com a cara na porta, rs... Claro que não tem só essa loja de produtos brasileiros, mas como eu já estava com o tempo contado, nem fui mais atrás de nada.

Assim, para não ficar refém de lojinha brasileira rs..., lembrei que há tempos atrás descobri que o polvilho para fazer o pão de queijo, vende na maioria das lojinhas de produtos tailandeses, e se chama "Tapioca Starch" e custa apenas 1,90 francos, enquanto que o polvilho brasileiro custa uns 4 francos. A vantagem é que, pelo menos aqui na Suíça, lojinhas de produtos asiáticos são facilmente encontradas.

Tapioca starch, substitui muito bem o polvilho para fazer pão de queijo

Eu testei duas receitas e uma não funcionou bem, quase perdi a massa e tive que ficar adicionando mais polvilho e queijo porque a massa ficou molenga. Vou deixar então a receita que funcionou pra mim:

Ingredientes
  • 500 gramas de polvilho azedo (o pacote da Tapioca Starch tem 400 grs, então faça as conversões)
  • 1 copo americano de água (1 copo americano de água é equivalente a 200ml)
  • 1 copo americano de leite
  • 1/2 xícara de óleo (eu usei menos, para a massa não ficar oleosa)
  • 2 ovos
  • 200 gramas de queijo ralado (usei o queijo que eu tinha na geladeira, mas atenção se for um queijo tipo "doce" como o emmental, adicione sal a massa e vá provando)
  • sal a gosto
 
 
Modo de preparo
  
Em uma panela ferva a água, o leite, o óleo e o sal e escalde o polvilho. Quando a massa esfriar um pouco, sove. Quando a massa estiver morna acrescente o queijo ralado e os ovos. Amasse novamente. Quanto mais você sovar a massa, mais os pães de queijo crescerão. **A massa não leva fermento**
Modele as bolinhas e deixe um espaço entre elas, pois os pãezinhos vão crescer.
Asse até que eles fiquem dourados, aproximadamente uns 25/30 minutos no forno em 200 graus.
 


Já tinhamos comido alguns, quando lembrei de fotografar, rs... a receita rende bem e depois que os pãezinhos esfriarem, é possível congelá-los.
En Guete mitenand! 
Bom apetite pessoal!

 

28 comentários:

  1. Que delicia, eu tenho 2 receitas de pao de queijo que dao super certo, uma liquida e outra assim parecida com a sua, mas faco com polvilho doce que achei na loja ching ling que tem aqui por perto..........hum delicia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que eu não sei se esse polvilho que eu postei é doce??! Bom, deve ser, pa a receita funcionou, rs...

      Excluir
  2. Sandra, eu também uso essa tapioca, encontro por aqui em todos os supermercados. A minha receita é parecidíssima com a sua. Fica uma delícia!!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino que em Hong Kong essa farinha seja bem fácil de ser encontrada, rs... :-). Boa semana!!

      Excluir
  3. Eu amo pao de queijo, e toda vez que passo perto de algum mercado brasileiro eu compro varios da yoki pra estocar em casa...rs. Hoje o dia ta meio friozinho por aqui e vendo essa foto me fez querer juntar a vontade com a ocasiao, acho que vou fazer uns aqui em casa hoje tambem...rs.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho os mercadinhos brasileiros por aqui tão caros:-(, que só vou até lá em último caso! Ainda bem que com essa farinha xing ling dá pra fazer o nosso pão de queijo :-). Bjsss

      Excluir
  4. Eu já vi essa farinha de tapioca por aqui na loja dos china, mas nem sabia que dava pra fazer pão de queijo, olha que tonta! Adorei a receita, vou já anotar e tentar aqui em casa! Eu sempre compro a Yoki também, agora vou tentar sua receita. Te dou o feedback depois!
    Boa semana aí pra ti!
    Beijão de Tü
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aninha tenta fazer com essa farinha e me convida para ir ai comer pão de queijo com café, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Isso, me da um feedback se funcionou :-). Bjsss

      Excluir
  5. P.S.: esqueci de comentar que gostei das fotos no canto direito do blog! Deu um ar todo especial ao blog!
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Mudei só um pouquinho a cara do blog :-).

      Excluir
  6. Uma ótima solução pra matar a vontade dos nossos quitutes,né?Adoro pão de queijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente vai fazendo o que pode :-). Bjs

      Excluir
  7. Sandra, eu sempre compro o polvilho doce, é possível usar o doce nesta mesma receita? Eu sempre faço o pão de queijo líquido, e estava pensando em arriscar fazer bolinha ;) Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que eu não sei :-(, mas creio que é possível sim. A menina que escreveu o primeiro comentário diz que faz com o polvilho doce. Tenta e depois me diz se deu certo :-). Bjs

      Excluir
  8. Então eu ja ouvi falar que se faz pão de queijo com essa farinha mas mas ainda não tinha pego a receita.As lojinhas árabes e chinesas são as que quebram o meu galho pois brasileira aqui perto não tem, outra coisa que descobri foi que dá pra fazer pastel com a massa do bolinho primavera fica uma delícia.
    Bjosss e otima semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hummmmmmmmmm me deu vontade de comer pastel agora... vou comprar a massa de rolinho primavera para tentar fazer! Sim, essas lojinhas thai, árabes e turcas quebram o galho mesmo, além do que, mercadinhos brasileiros por aqui são bem caros. Bjs Rê!

      Excluir
  9. O meu saiu achatado pq tem metade dos ingredientes aí, já postei no blog, mas ainda bem que eu tenho um outro pacote de polvilho pra ver se da próxima dá certo rs

    Kisu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha. Eu tb comprei dois pacotes de polvilho para caso de emergência, rs... Bjs

      Excluir
  10. Eu sempre uso desta farinha aí, é a mesma coisa! Ohhh eu tenho esta receita tb que vc postou, mas tenho uma outra de liquidificador que é uma beleza! Depois volto aqui e passo pra vc! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hummmmm, passa mesmo! É sempre bom ter receitas que dão certo! Bjsss

      Excluir
    2. Pão de queijo de liquidificador

      3 ovos
      3 xícaras chá de polvilho
      1 xícara de chá de leite
      ½ xícara de chá de oléo
      200 gramas de queijo ralado
      sal a gosto

      Bater tudo no liquidificador.
      Colocar em forminhas e assar no forno pré aquecido a 180º graus por uns 30 minutos.

      Excluir
    3. Pão de queijo de liquidificador

      3 ovos
      3 xícaras chá de polvilho
      1 xícara de chá de leite
      ½ xícara de chá de oléo
      200 gramas de queijo ralado
      sal a gosto

      Bater tudo no liquidificador.
      Colocar em forminhas e assar no forno pré aquecido a 180º graus por uns 30 minutos.

      Excluir
  11. Sandra, eu sou mineira mas você acredita que eu não gosto muito de pão de queijo? Mas eu fico feliz que você pelo menos encontrou uma loja substituta e deu certo.

    beijos

    ResponderExcluir
  12. Olha a diferenca do polvilho azedo é que ele é resultado da mandioca fermentada, então tem um cheiro forte. Ele faz com que o pão de queijo fique meio oco por dentro. No Brasil eu fazia usando meio a meio os polvilhos. Aqui, como não estou num grande centro ainda não achei polvilho e nem feijão preto. Mas meus pequenos estão pedindo, então vou dar uma corrida até Zurich e ver o que eu acho lá. Ai trem bom sô...

    ResponderExcluir
  13. Sandra, vc pode mandar a copia deste teu post para o meu email?

    É que seu blog nao me deixa copiar. Eu adoro pao de quijo.

    Bjos e um lindo fim de semana

    ResponderExcluir
  14. Por aqui também é fácil encontrar esses produtos. Temos exercitado muito a arte do pão de queijo e o truque de deixar um bom espaço entre eles é fundamental para poder crescer.

    Neste verão descobrimos outra novidade: caipirinha com adição de suco de maracujá.

    :)

    ResponderExcluir
  15. Sandra, por indicacao da Raquel Ramos dos Anjos (Superlinda), entrei no teu Blog e vi essa tua receita de pao de queijo. Aqui em Dortmund, também compro a Tapioca Starch, mas usava sempre uma receita que eu tinha de meu último pacotinho brasileiro. Corri fazer e achei que havia errado alguma coisa, posto que ficou primeiramente muito seca, adicionei um pouco mais de água e ficou extremamente grudenta, quase nao dando para manuseá-la. Ainda assim, fiz uma bolotas e assei. Por meujesusinho!!!!De comer de joelhos...Parabéns pela receita!!!

    ResponderExcluir
  16. Uma amiga, a Silvia Helenice, que mora na Alemanha, comentou que fez esse "teu" pãozinho e que é uma maravilha.

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...