28.9.13

Creta

Depois de uma semana nesta ilha maravilhosa, voltamos de férias e eu nem queria voltar não, rs... ficaria pelo menos mais uma semana em Creta:-).



A Grécia me surpreendeu positivamente, pois confesso que eu não esperava muito de lá, porque quando você ouve continuamente que o país está em crise, acaba ficando um pouco com o pé atrás. Mas, se há crise, isso não ficou aparente no turismo. A cidade de Creta continou, durante os dias que estivemos por lá, recebendo muitos turistas.

Apresentação da dança grega em um restaurante

O vôo que tomamos foi e voltou lotado. Aliás, ir para a Grécia daqui é como ir de São Paulo para Porto Seguro, rs...: há inúmeros pacotes de viagem e o tempo de vôo é somente de duas horas e meia. Durante a nossa estadia, vimos muitos ônibus de turistas desovando nos hotéis da região, todos correndo para aproveitar o fim do verão europeu. Imagino que na alta temporada Creta fique ainda mais lotada!!



Nós ficamos hospedados na região de Chersonissos ou Hersonissos, mas nem tão perto do centro da cidade, no meio da muvuca, porém nem tão longe que precisassemos tomar um ônibus ou taxi para chegar até lá.

Promenade junto à praia em Chersonissos: muitas lojas e restaurantes esperando pelos turistas :-).


Achei a época que escolhemos perfeita, pois o calor estava bem ameno e agradável e o sol brilhou todos os dias em que lá estivemos. As praias da Grécia, não são como as do Brasil, com quilômetros de areia para a gente se sentar/deitar. Muitas das praias foram "construídas" pois não eram de areia, mas sim de pedras, então para atrair turistas, caminhões de areia foram jogados ali para que pudessem ser praias de fato.


Outra coisa que me surpreendeu foi a simpatia dos gregos! Eles sabem como ninguém tratar bem o turista. Não sei se posso falar isso de toda a nação grega, já que Creta recebe uma forte influência turca, pois pertenceu a Turquia e só há 100 anos faz parte da Grécia.

Uma pequena igrejinha junto à praia e abaixo, o porto de Chersonissos

Os gregos sempre perguntavam, mas sem serem invasivos:  "olá, como vai você"? "De onde você vem"? está gostando de Creta? quantos dias vai ficar na ilha" e por ai vai... Quando íamos a um restaurante e deixavamos uma gorgeta, os gregos costumavam nos agradecer colocando a mão no coração. Achei isso tão bonito. Em outros lugares que compramos algumas coisinhas, ficamos impressionados de como o povo de lá ficava agradecido por você ter comprado com eles. A concorrência em Creta era enorme, mas no entanto, os gregos eram muito respeitosos e não ficavam insistindo quando você dizia "não".

Além disso, os gregos não perderam tempo não! Além do inglês muitos falavam alemão (muito bem) e russo, devido aos muitos turistas provenientes dos países destes idiomas que vão lá passar férias, e consequentemente, gastar :-). Há muitas, muitas joalherias na região de Creta, além de lojas de souvenirs, de peças de cerâmicas pintadas à mão, produtos a base de azeite de oliva e lojas de casacos de pele, cujo público alvo, eram os russos.



Resumindo: eu adorei o tudo o que vi em Creta!!! Vou organizar melhor as fotos para ver se eu consigo escrever futuras postagens. Eu juro que eu queria ser como algumas amigas blogueiras que conseguem escrever, com riqueza de detalhes, vários posts sobre viagens, mas minha criatividade não chega a tanto, rs...

28 comentários:

  1. Q dica legal! Pela epoca q voces foram, mais tranquilo ne Adorei as fotos xxx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. Fora da alta temporada é bemmmmmais tranquilo. Bjs

      Excluir
  2. (((QUE LINDO))) Eu sou super suspeita quando o assunto é Grécia - todas as ilhas que visitei, voltava de lá apaixonada! Irei adorar ver o resto das fotos. :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou me organizar para postar outras fotos :-). Foi a minha primeira vez na Grécia e eu adorei!! Fiquei com vontade de conhecer Santorini :-). Bjs

      Excluir
  3. Morro de vontade de visitar a Grécia!! Amei as fotos! Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma viagem que vale muito a pena Aline! Se puder, se programe e vá para lá sim :-). Bjs

      Excluir
  4. Nessas horas bate uma invejinha de voces que vivem na Europa...rsrs...to brincando, Creta e outros lugares da Grecia sao meu sonho de viagem, mas daqui para la nao sao so 2 horas e meia de aviao, e nem e barato...rs...males de se viver longe de tudo....rs. Eu adorei suas fotos, ficaram lindas e eu nao esperava que os gregos fossem tao simpaticos desse jeito nao, legal quando uma viagem ou lugar nos surpreedem de uma forma tao positiva. E sobre os souvenirs eu amo aquelas porcelanas pintadas a mao, acho tao fofas.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha... pois é, morando aqui acabamos tendo a facilidade de viajar rápido e fácil para vários países. Sim, me surpreendi muiiiito com o país, em todos os termos: cordialidade, segurança, limpeza, voltaria lá sem pestanejar :-). Bjs

      Excluir
  5. Não queira ser igual a outras blogueiras, as suas postagens são muito boas e próprias. São simples, objetivas com informações suficiente. As fotos estão lindas e muito bem descritas. Agora eu até quero ir conhecer Creta. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rs.. Foi só modo de "falar" Raquel :-). É que eu tenho um pouco de preguiça para posts de viagem, porque demandam tempoooo para escrever, mas vou me esforçar mais neste quesito, rs... Bjs

      Excluir
  6. Que lugar lindo! Grécia +e um dos lugares que sonho em visitar pela sua história

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindo, lindo mesmo! Eu fiquei fã da Grécia! Da próxima vez que eu for quero explorar mais o lado histórico também. Bjs

      Excluir
  7. Adoro a Grécia, já fui 2 x, mas nunca em Creta. Eles são simpáticos sim, educados e não invasivos. Que passeio lindo, amei as fotos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ge, você então confirmou a minha dúvida, quanto a simpatia fora de Creta :-). Creta é lindaaaa e me deu ainda mais vontade de visitar outras ilhas gregas. Bjs

      Excluir
  8. Ah que delícia...uma semaninha de calor e muito e sol...tudo de bom mesmo. Realmente é tudo lindo, né? Uma hora preciso programar uma saída praqueles lados porque com certeza vale a pena. Boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo menos uma semana já deu para sentir outro astral. Bjs

      Excluir
  9. Sandrinha,
    que delíciaaaa de viagem... adorei!!!!
    Quero programar conhecer a Grécia ano que vem, vamos ver se vai dar... ficar na torcida, pois adorei!
    Tem muita coisa interessante né?
    E você deu sorte, que céu azul!!!!!!
    perfeito...
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que vocês façam essa viagem. A Grécia é linda e tem muita coisa interessante sim :-). Bjs

      Excluir
  10. Nunca fui para Creta ou Grécia, queria muito ir, mas sempre que procuro nunca acho os preços tão baratos assim (quando se fala em crise...) Em épocas de férias escolares (não posso ir em baixa temporada :() os preços ficam absurdos! :( Que bom que vc foi, gostou e aproveitou!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, imagino que na alta temoporada fique tudo mais caro, e outro agravante, pelo menos pra mim, são as temperaturas no auge do verão que na Grécia chegam facilmente aos 40 graus :o

      Excluir
  11. Ui Ui Ui!!!
    Que paraíso Sandra!
    Amei as fotos, especialmente a da igrejinha branca a amarela.
    Escapar do frio do outono num lugar bonito assim é pedir pela perfeição.
    Achei super interessante seu relato sobre os gregos e sobre as praias "artificiais". Como é a água do mar? Quentinha ou gelada?
    Os gregos que estão certos em tratar os clientes com cortesia... Isso marca muito. E que fofo colocarem a mão no coração!
    Um beijo querida! Mostra mais de Creta!
    Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcia! Wo warst du denn? Voce estava sumida!!!
      Sim, a simpatia dos gregos foi realmente algo bem marcante. Quero voltar um dia de novo à Grécia :-). A água do mar era bem morninha, uma delícia!!!! Bjssss

      Excluir
  12. Parabéns aos cretenses que sabem fazer ao vivo!!! As águas me lembram demais o musical da Mamma Mia(Meryl Strip) que por sinal foi filmado na Grécia. Belezura essa Creta, hein?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabia que esse musical foi gravado na Grécià! Vivendo e aprendendo com as blogueiras :-). Bjs

      Excluir
  13. Oi querida! Andei um pouco sumida e perdi seus últimos posts...
    Mas vc estava bem hein??? Que marzão lindo! Aproveitou bem os seus dias? Pelo seu relato deu pra sentir que sim. A foto da igreja me encantou! É um lugar muito bonito, pretendo ir com o marido ano que vem na nossa lua de mel, só não escolhemos em qual lugar da Grécia iremos. Espero pelas outras postagens, quem sabe Creta seja uma boa opção!
    beijos
    Ana

    ResponderExcluir
  14. Sandra!
    Que viagem mais gostosa essa e saiba que há detalhes nesse post sim para quem pretende visitar Creta. Morro de vontade de ir à Grécia também e vendo as fotos aguçou mais a minha curiosidade. BTW, as fotos estão lindas!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Ai Sandra, que destino maravilhoso! Eu sou doida pra ir à Grécia, mas especificamente à Santorini. Pelo menos é o que eu sonho desde que vi folhetos sobre o lugar. As agências exageram, bem eu sei sei, mas pelas sua fotos posso acreditar que a Grécia é realmente divina.

    Kisu!

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...