9.7.13

Quem guarda, tem!

O que você faz com as suas moedas? Tem gente que odeia andar com moedas na carteira. É certo que elas pesam muito, mas pelo menos aqui na Suíça elas são necessárias para quase tudo!

Se você precisar usar um toalete? Tem que ter moeda para liberar a catraca ou a porta.
Precisa comprar o ticket do tram ou do bus nas máquinas espalhadas pela cidade? Para conseguir comprar o seu ticket, na maioria das máquinas, você vai precisar de moedas.
Precisa usar o carrinho de compras no supermercado? Você vai precisar de uma moeda para liberar um carrinho e fazer as suas compras (quando você devolver o carrinho, a moeda volta para você).
Vai guardar a sua bolsa no guarda-volumes? Adivinha, vai precisar de moeda também.

Aqui não é como no Brasil, que há sempre um funcionário no guarda-volumes, um cobrador ou uma senhorinha para receber o dinheiro do toilete. Aqui quase tudo é self-service.

Em casa, nós costumamos colocar as moedas pequenas em um potinho para não precisar ficar carregando muitas moedas na carteira. Deixamos sempre as moedas em um único lugar pois facilita quando precisamos delas.

O pote de moedas foi ficando cheio e pesado e foi ai que um dia juntamos tudo e resolvemos trocar as moedinhas por dinheiro em papel.



Se o banco em que você for correntista tiver a máquina de contar moedas, você não precisa pagar taxa alguma pelo serviço de contagem/troca de moedas. Se você não for correntista do banco terá que pagar uma taxa, definida pelo banco, sobre o valor das moedas.


Você vai jogando as moedas em um compartimento que há na máquina e o valor vai aparecendo no visor, conforme as moedinhas vão sendo contadas.



No final da contagem das moedas a máquina emite um comprovante, constando quantas moedas ela contou e o respectivo valor ao lado. Ai é só ir ao caixa e receber o "pagamento". Fiquei boba quando vi que tínhamos 523 moedas de 0,10 centavos, hahaha.



Não sei se no Brasil tem este sistema, eu pelo menos nunca havia visto por lá.

Até que foi bom o dinheiro das moedinhas, deu até para juntar uma graninha.

Quem guarda, tem. Já diz o ditado :-).

13 comentários:

  1. Nossa, não acreidito que estou lendo isso, que coincidência! Hoje achei um moooooonte de moedas de 1 e 2 centavos aqui, e fiquei pensando o que vou fazer com elas. Deve ter uma máquina dessas na Alemanha, vou amanhã no banco olhar. Ai, tomara! Achei o máximo :)

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu notei isso aqui na Inglaterra, não somente a primeira vez que visitei o apt (meu atual lar), mas também na casa de casais amigos. Por exemplo, uma garrafa bem grande cheio de moedas ou vaso grande. Na verdade acheio meio estranho :-) acho que dinheiro tem que circular, garrafa cheia de moedas, parada e ocupando espaço :-) não entrou na minha lógica . Uso bastante moeda aqui e prefiro passar em frente, fazer circular, mesmo porque a nota em si virara moeda. Fica bem xxx

    ResponderExcluir
  3. As moedas aqui na Suécia também são super importantes para as mesmas coisas e eu faço como você, vou guardando num potinho e quando preciso recorro a ele. Agora a máquina de contar moedas eu achei o máximo e confesso que não sei se aqui tem algo parecido, porque até hoje não consegui juntar tantas moedas assim para descobrir rs. Gostei de saber mais essa curiosidade sobre a Suíça e obrigada por compartilhar conosco ;) Beijos

    ResponderExcluir
  4. Nunca vi esta máquina por aqui, não. Acho que ainda não temos...
    As moedas que recebo de troco vão para o cofrinho dos meninos... então quando eles juntam um determinado montante, nós vamos até uma loja de brinquedos e eles compram alguma coisa para eles... O mais engraçado da história é na hora do pagamento rsrsrsr eles depejam, literalmente, zilhões de moedas no balcão e a cara da moça do caixa é sempre a mesma hauhahuahauhauhauhauha

    ResponderExcluir
  5. Achei isso muito bacana Sandra... nunca tinho visto.
    Gostoso né pegar um dim dim que não estavamos esperando... rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Interessante o sistema do contador! Eu também acumulo muitas moedas mas nunca vi nenhuma máquina para as contar.

    ResponderExcluir
  7. Nossa, ainda nao sabia disso! Desde que chegamos aqui na Suíca também guardamos as moedas. Nao sei quanto tem, mas o potinho está quase cheio e bem pesadinho! Excelente informacao essa, Sandra!
    bjao

    ResponderExcluir
  8. Uau, quanta moedinha!! A gente até guarda moedas de vez em quando, especialmente quando a carteira começa a ficar pesada, mas aí volta e meia precisa pra comprar um pãozinho na padaria, uma caixa de ovos que falta e assim vai... Acabamos nem juntando tanto assim. O que é bom, porque aqui moeda também é dinheiro né, mesmo as pequeninas moedas de 1 centavo...

    Essa máquina aí eu não conhecia não, achei muito divertido!!!

    beijo

    ResponderExcluir
  9. Ohhhh loco, meu! hahaha Quanta moeda. Aqui não dá tempo de juntar tantas moedas, não hahaha acho que é porque temos pouco dinheiro em circulação já que em tudo quanto é canto se usa o PIN, o sistema de débito automático nas compras até nos valores mais baixos. Nas nossas carteiras nunca tem dinheiro hahaha o que às vezes nos deixa em certas enrascadas pra banheiro por ex hahaha. Na rua, se vc estacionar em algum canto pode precisar de umas moedas, mas a maioria dos aparelhos agora aceitam cartão também.

    ResponderExcluir
  10. Sandra! nao lembrava teu nome! :p
    legal "te conhecer" por acaso hoje.
    vamos manter contato :)

    bjos

    ResponderExcluir
  11. Aqui tem umas maquinas dessas em supermercados grandes tu joga as suas moedas e sai dinheirinho. Eu acho tão útil. Aqui já temos 4 pote cheio de moedas. Qualquer dia eu troco tudinho rs

    Ah os bancos tb trocam mas tem que levar no caixa (atendente)

    ResponderExcluir
  12. Gostei,acho que vou quebrar o meu porquinho pra ver qto tem,hehehehe

    ResponderExcluir
  13. Se no Brasil vc ganhar a moedinha de troco, vc está no lucro rs que dirá ter uma máquina dessas que conta moedas, só se for dentro do guichê do banco e soldado no chão rs.

    Legal, fez uma poupancinha legal.

    Kisu!

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...