27.7.13

Onda de calor na Suíça

Depois das previsões pessimistas que muitos meteorologistas, lá na primavera, fizeram sobre o verão, eis que ele está bombando pelos lados de cá. Este não é um post de reclamação por causa do calor, até porque, depois do longo inverno que tivemos, eu prometi neste post que não reclamaria do verão.

Os dias estão tão quentes, mas tão quentes, que fazer qualquer coisa ao ar livre, está muito difícil. E para piorar, faz semanas que não chove. Eu nunca vi um tempo tão seco na Suíça como agora. Os termômetros tem passado facilmente dos 30 graus.

Não tá fácil pra ninguém
Trabalhadores da construção civil
Foto: Jornal 20 Minuten

Enquanto isso, meus amigos e família lá em São Paulo estão "morrendo" de frio. Basta abrir o FB pra ver os inúmeros posts de reclamações sobre o frio, rs.... e até neve no sul do Brasil caiu!!

Assim como o Brasil não está preparado para temperaturas baixas, a Suíça não está preparada para temperaturas altas, rs.. Nem todas as lojas e escritórios têm ar condicionado e algumas casas e apartamentos viram uma estufa no verão! E a partir dos 30 graus, se eu não me engano, dependendo da escola, os alunos são dispensados por causa do calor.

Os brasileiros ainda levam uma vantagem porque o inverno não é muito longo e estando em casa, basta um bom edredom para se aquecer (pra mim pelo menos que não sou muito friorenta), mas quando está muito calor, cada um se vira como pode:-(.

Então em um dia de muiiito calor, em um final de tarde, lá fui com a minha bike experimentar as águas do Rio Aare.



O Rio Aare é o principal rio da Suíça. Ele nasce em Berna, passa por Thun, Interlaken e Aargau.

Rio Aare, visto da cidade do Aarau

No verão a Suíça fica com outra "vibe". O país está cercado por rios e lagos e muitos deles se localizam em áreas de fácil acesso para todos. Além do mais, os dias de verão são longos, dá para aproveitar os lagos, rios ou as piscinas públicas até quase nove horas da noite!


Quase oito da noite e o sol ainda brilhava

Praia, sol e verão. Clima praiano, bares e quiosques lotados nas margens dos lagos ou dos rios. Me sinto quase como em uma cidade do litoral paulista no verão.

Bar às margens do Rio Aare na cidade de Aarau



Bar às margens do lago de Zurique

Até eu, que resistia bravamente a água gelada dos rios e lagos suíços, não me contive e me joguei no rio Aare, rs...





A água estava geladíssima, mas depois do "susto", valeu a pena e eu me refresquei. Essa parte do rio estava tão vazia que me senti livre, leve e solta :-).

Muita gente também nada no Rio Limmat, que corta parte do centro de Zurique.


Os dias de verão estão lindos, mas como nada é perfeito, podia chover só um pouquinho para eliminar este clima de deserto. Oremos!


19 comentários:

  1. Que delícia, hein Sandra...o jeito é aproveitar hahahaha Aqui na cidade a gente tem um rio enorme que corta a cidade, mas é perigoso e proibido nadar nele, mas o povo o faz mesmo assim. Tem muito trânsito de grandes embarcações, sem contar a correnteza forte. Há aqueles braços que ficam parecendo uma prainha, e ficam lotadas em dias quentes de "farofeiros"hahaha Hj estamos em alerta porque pode chegar uma tempestade daquelas! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Começou a chover forte aqui, mas foi rápido e parou, mas agora está bem fresco!
      Os rios aqui que eu conheço não são muito movimentados, em termos de embarcações, mas alguns tem a correnteza bem forte, tem que tomar cuidado mesmo. Os lagos ficam bem concorridos no verão! Bjsss

      Excluir
  2. Nossa que vontade de me jogar num rio também... nesse calor nao faria nada mal mesmo, pena que eu considere o Elbe meio sujo pra isso, especialmente depois das enchentes todas que deram no mês passado, a sujeirada veio todo parar aqui... Mas os alemaes devem estar todos ali na "praia" curtindo, eu fico em casa mesmo, que apesar do forninho que fica ainda é mais fresco que do lado de fora (por incrível que possa parecer!!) E que venha a chuva!!

    beijao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje choveu! Amém!!!!
      Em termos de rios e lagos, aqui na Suíça ninguém passa "apertado",rs... tem muitas opções de rios e lagos com água cristalina, o problema é que as águas são MUITO frias. Tem que estar bem quente mesmo, já batendo o desespero para entrar, rs... Bjsss e boa semana!

      Excluir
  3. armaria, nam, ta quente demais, vou esfalecer...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi demais essa semana hein Liana?! Ainda bem que agora refrescou... e que continue assim :-).

      Excluir
  4. Nós moramos às margens do rio Po, mas pensar em nadar nele é mais ou menos como nadar no Tietê. O Trebbia - o rio da província de Piacenza - é um rio limpo, mas precisa rodar alguns quilômetros pra chegar numa área balneável. Vamos nos divertindo com sorvetes enquanto sonhamos com um rio como o Aare.

    :)

    19:20 h, 35 ºC e umidade na casa do chapéu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que pena que não dê para nadar no rio Po :-(. Realmente a Suíça é exemplo quanto a limpeza e conservação de rios e lagos, não dá para reclamar! Hj choveu por aqui e melhorou a umidade. Espero que o verão ai na Itália dê uma "refrescada". Abs

      Excluir
  5. Adorei essas fotos suas nadando no rio, deve ser uma sensacao maravilhosa. Aqui tambem o calor ta de matar, sensacao termica de 50 celsius, mas como odeio verao e nao prometi nao reclamar, eu faco isso o tempo todo...rs.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc não prometeu, pode reclamar, kkkkkkk
      Hoje deu uma refrescada, vamos ver como serão os próximos dias! Bjs

      Excluir
  6. Sandra, aqui idem, mas gracas a Sao Pedro esta chovendo agora :-) Aproveita e se joga mesmo nesse rio bom suisso, eu nao pensaria duas vezes :-) Pena que o meu adorado Thames e tao sujinho :-(
    Feliz fim de semana ;-) Fica bem xxx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, hoje choveu um pouco e a previsão mostra que amanhã choverá também. Assim eu espero :-). Os rios e lagos suíços são mesmo super limpos, dá gosto entrar :-).Bjs e boa semana

      Excluir
  7. Menina. Onde você está?
    Suíça ou Ceará?
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha, por incrível que pareça na Suíça :-).

      Excluir
  8. Ai que saudade que me deu da Suíça! EU passei em Bern perto do Aar e tb aí em Zurique. Eu fico imaginando como estará Promenade Fleuri em Montreux, aquele caminho é lindo!

    Vamos aproveitar mesmo. Até aqui na Inglaterra que a umidade está sempre em 100%, os dias estão bem secos.

    Kisu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A parte do rio Aare em Bern é bem bonita mesmo, mas eu acho a correnteza lá bem forte. Hj choveu o dia todo e agora o sol abriu. Temos mesmo que aproveitar bem o verão. Bjs

      Excluir
  9. Que delícia! HOje em dia, sou muito mais de lago/rio do que de praia/piscina. E os rios e lagos suiços são tão gostosos e refrescantes! Aproveite bastnte o verão, pois em alguns meses, o inverno volta no nosso lado do hemisfério :)
    Beijinhos e uma boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sou bem mais água doce do que água do mar! Para melhorar, os lagos e rios daqui poderiam ter a água um pouco mais "morna", rs... Aproveite também por ai, pois quanto o inverno chegar, só mesmo indo viajar para o hemisfério sul para ter algumas horinhas de sol :-). Bjs

      Excluir
  10. O que acho estranho no calor europeu é que trata-se de um calor abafado, Sandra. Parece que não venta e o ar simplesmente para.
    E como o ar condicionado não é lá um equipamento comum por aí, o jeito é cair no sorvete ou no rio como você fez!
    Banho de rio... é uma delícia, não acha?
    Aproveite o calorão aí querida!
    Bjim
    Márcia

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...