13.6.13

Nomes favoritos na Suíça - Hitparade

Desde 1987 o Instituto de Estatística avalia os nascimentos e os primeiros nomes das crianças nascidas na Suíça. Os nomes são fornecidos pelos serviços de registro civil, juntamente com os dados demográficos sobre os nascimentos em cada cantão.

Aqui na Suíça, algumas famílias "informam" o nascimento do novo membro da família através de um plaquinha que é colocada na janela ou na frente da casa, como essas:




De acordo com os últimos registros feitos em 2011, foram registrados 80.808 nascimentos na Suíça, sendo 39.182 meninas e 41.626 meninos.

Na Suíça alemã o nome Mia é desde 2011 o nome mais popular para meninas, seguido por Lena e Elena. Para os meninos, os nomes Noah, Luca e Leon apareceram em primeiro lugar.

Na parte francesa da Suíça, desde 2004 Emma é o nome favorito para meninas, seguida por Chloé e Lara. Já para os meninos, Gabriel foi em 2011 o favoritíssimo, seguindo por Noah e Natan.

Na Suíça de lingua italiana em 2011, Mattia, Leonardo e Alessandro, seguidos por Giulia, Sofia e Emma ficaram nas primeiras posições.

Já a região de língua romanche - mais um idioma oficial da Suíça, embora pouco falado - a distribuição dos nomes variou pouco de ano para ano, devido ao pequeno número de nascimentos registrados lá. Em 2011 os nomes escolhidos para meninos foram Flurin, Luca, Nino e Noah e para meninas os nomes favoritos foram Anna, Laura, Lena e Madlaina.

Confira o Hitparade dos nomes por região:



Eu confesso que fiquei surpresa com a preferência pelo nome Emma para meninas, em três dos quatro cantões da Suíça. No Brasil lembro que só vi pessoas mais "velhas" com este nome. O nome Noah é um boom por aqui, só não apareceu no cantão italiano. E ai, gostaram dos nomes?

 Fontes consultadas:

1. http://www.bfs.admin.ch/bfs/portal/de/index/themen/01/02/blank/dos/prenoms/01.html

2. http://www.beliebte-vornamen.de/2607-schweizerische.html


15 comentários:

  1. Sandroca do meu coração

    to esperando um e-mail seu.
    Já ta planejando ter o seu bb?

    Gostei dos nomes:Mia,Lara, Clara,Lorenzo, Enzo.

    Gosto de nomes diferentes rs...
    bjokas com muitaaaaaaa sdd =)

    ResponderExcluir
  2. Adorei :) Ja me perdi nessa lista escolhendo o nome do filho que eu nem tenho rsr.
    Bjosss e ótimo findi.

    ResponderExcluir
  3. Que fofo a plaquinha colocada na janela :-)mas confesso que fiquei surpresa, achava que o suico no geral era mais reservado. Noah e Chloe acho que sao realmente os nomes da moda, lindos, que vieram para ficar. Feliz fim de semana pra ti. xxx

    ResponderExcluir
  4. O nome mais comum aqui, para meninos, eh Mohammed. Por conta dos filhos (muitos) nascidos de imigrantes... A Coca Cola lancou aquelas latinhas com nomes, igual tem no Brasil, e os belgas ficaram ofendidinhos e pediram para nao ter latinha com "Mohammed". Na verdade os muculmanos também pediram pra Coca Cola não colocar, ja que eh o nome do profeta...

    ResponderExcluir
  5. Nossa, já vi tanta lista de nomes que fico vesga e ainda não tem nada decidido. Complicado quando tem que escolher um nome que seja relativamente fácil de pronunciar tanto em alemão quanto em português, e que ainda por cima não seja tão comum. Essas listas pra mim servem mais pra decidir qual nome NÃO colocar no meu filho(a).
    hehehhe

    beijinho

    ResponderExcluir
  6. Noah eu acho bem legal, mas me lembra a marca de um carro do Japão rsss essas comparações que temos da vida não nos permite achar alguns nomes legais auhauaahu Emma acho muito legal sim, mas acredito que no Brasil, por exemplo, as outras crianças iriam tirar sarro de uma menina com esse nome... Aliás... pra dar nome de criança no Brasil precisa pensar em todos os apelidos possíveis auhauaha

    Kisu!

    ResponderExcluir
  7. Noah e Emma também estão em alta aqui nos EUA (acho que são top 5). Noah até que acho bonitinho em inglês, mas em português fica um pouco esquisito (é que nem Chloé...tenho um casal de amigos, ele francês, ela brasileira, que deram o nome da filha de Chloé...só que no Brasil, todo mundo chama de "Xi-lo-i"...vai explicar que é "Klo-i"?!)
    Enzo eu não gosto muito não...sei lá, parece nome de doença ("Ih, não dá para sair hoje não...tô com enzo no fígado...").
    Gostei de ver que Sophia/Sofia não fazem TANTO sucesso aqui. Aqui, já há uns 3-4 anos, Sophia, Olivia, Isabella e Emma tão no top 5 feminino. Não AGUENTO mais conhecer menininhas que se chamam Sophia (de 17 amigas minhas que tiveram filhas, SETE escolheram o nome Sofia/Sophia e as outras cinco foram Olivia...cheguei até a fazer um post sobre isso ano passado: http://esquiloadaptado.blogspot.com/2012/07/aprendendo-ficar-quieta.html)
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  8. Ah os nomes são bonitinhos...puxa, achei que Olívia era nome esquecido...mas pelo visto, não. Eu não saberia qual escolher, ía querer diferente rs...mas claro, sem exagerar hahaha Meninos na Holanda: Daan, Bram, Lucas, Milan, Levi, Luuk, Thijs, Jayden, Tim e Sem e para meninas: Emma, Sophie, Julia, Anna, Lisa, Isa, Eva.

    ResponderExcluir
  9. Oi,
    Eu gosto de Noah... e também Emma...
    Achei uma graça a idéia da plaquinha Sandra!
    beijinhos e bom final de smeana

    ResponderExcluir
  10. Madlaina deve ser o equivalente à Madalena,ou Madeleine(meu nome!)-já gostei desse,hehehehe...

    ResponderExcluir
  11. minha bisa chama Emma rsrs, Noah é um nome bonito e se não me engano unissex né?


    http://agorasouirish.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Lembro que no Brasil algumas pessoas têm o hábito de inventar nomes ou de juntar os nomes de pais ou avós. Tinha um amigo que era filho da Sônia e do Hélio e foi registrado como Sonélio. Mas também conheci um monte de gente com nome estranho.

    Por aqui as plaquinhas também são usadas, assim como os confetes (amêndoas recobertas). Não conhecia os nomes Noah e Flurin; Nino seria - inicialmente - o diminutivo de algum nome?

    ResponderExcluir
  13. Que legal essas plaquinhas! Será que tem algum contexto cultural histórico? Nunca tinha visto isso antes, amei!

    ResponderExcluir
  14. Sandra, que interessante os nomes, e como a Helen comentou, mtos são bem parecidos com o top aqui do USA. Eu sempro olho estas listas, pq penso que encontrar um nome para os meus futuros Pandas vai ser uma loucura. Eu gosto muito de Mia, mas nos últimos tempos, Mia virou a nova Maria e tem em tudo qnto é lugar rsrs Achei super fofo o hábito de colocar as plaquinhas sobre o novo bb para o lado de fora da casa!! Bjsss

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...