12.5.13

Sobre vizinhos

Você conhece os seus vizinhos?

Eu confesso que nunca fui de ter amizades com vizinhos, somente mesmo aquela cortesia de sempre: bom dia, boa tarde, olá, tudo bem e por ai vai.

Pra começar que no Brasil, a minha tia era uma das nossas vizinhas, ai família não conta como sendo um "vizinho", com os outros vizinhos o meu contato era mesmo bem superficial, até porque eu saia cedo para trabalhar e voltava tarde, então não tinha tempo para interação. Mas lembro bem de uma vizinha que vivia no portão da casa dela, observando a vida dos outros. Eu saia de casa para trabalhar, ela estava no portão, eu voltava ela continuava lá, rs... não sei o que de tão interessante ela tinha para observar na rua.

Quando eu morei no centro de Zurique, eu conto nos dedos de uma mão, quantas vezes vi meu vizinho de porta/andar. Não conheci ou tive contato com nenhum deles, somente de vista.

Hoje moramos em uma casa, e querendo ou não você acaba tendo mais contato ou vendo mais o seu vizinho, principalmente no verão, quando todo mundo sai de casa ou fica mais tempo do lado de fora, por exemplo, na varanda. Suíço é um povo reservado, mas no verão parece que todo mundo se abre, como as flores que desabrocham com a presença do sol e ai vem aquela vontade de se socializar, rs..

"Deus tudo vê. Nosso vizinho vê mais!".

Em um dos poucos finais de semana que tivemos sol, um dos nossos vizinhos nos convidou para um café, assim espontaneamente, sem marcar com antecedência, como é costumeiro por aqui. Lá fomos nós, e vou dizer que foi super agradável!!! Esse vizinho é bem inteirado sobre o que acontece no bairro, quem são os outros vizinhos e por ai vai. Melhor mesmo ter uma boa relação com ele, rs... brincadeirinha, foi mesmo muito agradável o café com a família dele.

Outra vizinha, que foi o meu primeiro contato desde que moramos por aqui, também já esteve em casa para tomar um café com bolo, rs... Ela é uma simpatia, veio da Eslováquia, e já vive na Suíça há 13 anos. Ela já assou pão na casa dela e me mandou um sms oferecendo um pedaço, pena que eu só vi a mensagem tarde da noite e no dia seguinte partimos para uma semana fora, assim bau bau pão :-(. Eu sou uma negação para celular: esqueço de carregar, esqueço no vibracall, esqueço onde deixei e por ai vai...rs... não sei como tem gente que consegue ficar 24 hs grudada no aparelho.

Essa mesma vizinha também já me ofereceu dois ingressos para o cinema, porém não pude aceitar porque já tinhamos compromisso no dia do filme.


Uma outra vizinha, fica alteradíssima na primavera-verão, rs... Além do que, ela faz questão de mostrar que é ela quem manda em casa. Em todas as oportunidades ela dá um jeito de mostrar que é ela quem tem a voz de comando. O marido é um mero coadjuvante. Ela grita com ele, dá ordens, já até disse que ele poderia arrumar as malas e ir embora. Isso tudo aos berros, e eu e marido, que estávamos na varanda, ouvimos tudo, foi impossível não ouvir...Dessa eu quero distância.

A vizinha da casa da frente é simpática e já trocamos algumas palavrinhas :-).

Não posso reclamar da minha vizinhança. Tivemos sorte com eles e acho que eles conosco, rs.. e eu sinto que em uma emergência eu terei a quem recorrer. O bom é que ninguém força nada, todo mundo respeita o espaço do outro e ninguém se intromete na sua vida.

Em qualquer lugar do mundo, cortesia, respeito e solidariedade são coisas que nunca saem de moda, principalmente entre vizinhos.

30 comentários:

  1. Que bom, Sandra! É tão agradável conhecer pessoas novas, especialmente quando é algo inesperado! Curiosamente, hoje eu e o viking marcámos encontro com os vizinhos de cima, há umas semanas houve uma reunião de condomínio e surgiu uma simpatia com esses vizinhos, então ficámos de marcar algo haha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, esse vizinho com o qual tomamos café, mudou-se para onde moramos na mesma época que nós, agora é que estamos nos conhecendo melhor. É sempre bom quando os vizinhos são amigáveis. Bjs

      Excluir
  2. Eu moro em ap e por aqui é "Oi, tudo bem, bom dia, boa tarde e boa noite" só. Amizade com vizinhos só tive até a adolescência, depois acabou.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb tive amizade com vizinhos mais ou menos até a adolescência, depois a vida muda muito e todo mundo toma rumos diferentes. Bjs

      Excluir
  3. Verdade!!!

    Já tive todo tipo de vizinho, mas em todo lugar que morei sempre houve o vizinho de novela... que parece que deseja que todo mundo sabe o que se passa lá dentro. Gritaria, berros, pancadaria... e algumas vezes polícia envolvida.
    Quero distância , mas não me faço mais de cega. Bate na mulher? Não cumprimento e se eu escutar qualquer coisa, ligo pra polícia mesmo. Depois passa por mim e deseja bom dia, pergunta da família, vai pra Igreja...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossaaaaa, vizinhos assim nunca tive, ainda bem!!! Mas sei de pessoas que tiveram/tem problemas terríveis com vizinhos. Se a gente se omite, a violência nunca acaba. Bjs

      Excluir
  4. Aqui não fiz amizade com o vizinho pq apesar de ser um condomínio, o mais próximo é o vizinho da frente pq os corredores são fechados com portas corta-fogo... então esse vizInho da frente é uma família de indianos que tem trocentos filhos e vivem recebendo visitas o dia todo. É uma movimentação inquietante... eu dou graças a Deus quando saio o dia inteiro. E de birra, fazemos barulho à noite auhauahuaa

    Kisu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahah... os indianos que vejo por aqui tb são cheios de filhos! Imagino a movimentação que deve ser ai no seu prédio :-(.

      Excluir
  5. Sandra, o pessoal está cada vez se comunicando menos e na minha rua aqui no interior tem muitas pessoas que eu nunca vi nas casas deles. Conheço bem os meus vizinhos laterais. São espetaculares. Passo pela rua cumprimentando todo o mundo, mas bater um papinho pra descontrair tá cada vez mais difícil.
    Gostozinha de se ler essa sua postagem.
    Um abraço grande
    Manoel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manoel, pois é os tempos mudam. Quando criança era muito comum que o vizinho fosse quase como uma pessoa da família. Hoje com a correria do dia a dia, os vizinhos mal se conhecem. Mas sou bem a favor do ditado: "Ame o seu vizinho, mas faça a sua cerca" :-).

      Excluir
  6. Oi mulher... desculpa o sumico... o trabalho anda pesado e eu ainda fiquei fora viajando por 10 dias... =)

    Voce ja viu meu post sobre os vizinhos daqui? Tem uns que sao uns amores, tem outros que nem tanto.. hahaha... Mas eu acho que eh normal... Respeitar o proximo eh essencial! E isso eu e maridon tentamos fazer, ao maximo..

    E que vontade de comer pao! haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luaninha, por onde você andou menina?? Que bom que está de volta!!!!
      Eu li o seu post sim sobre os vizinhos, hehehe. Respeito é bom pra todo mundo, pena que nem todos conhecem isso :-(, mas eu faço a minha parte! Bjs

      Excluir
  7. Ah , eu gosto dos meus vizinhos, velinhos adoráveis e curiosos, que sempre dizem por dia e ascenam da varandinha. Alem das criancas que sempre dizem "oi". Posso dizer que até agora fazer novas amizades com vizinhos ou nao, valeram muito a pena-...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ter vizinhos velhinhos tem muitas vantagens :-), uma delas é o silêncio, rs....
      Que bom que os seus vizinhos são legais´:-). Bjs

      Excluir
  8. Eu demorei uns dois meses para começar a ver as pessoas que moram no meu prédio, acredita? Hoje em dia eu já vejo mais, mas só fica no Hallo, danke (quando seguro a porta, ou eles seguram pra mim), e bitte, mais nada! Mas eu estou feliz assim. Mas com casa é diferente, né, você tem muito mais contato mesmo

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em prédios acho mesmo mais complicado,as pessoas pouco se vêem mesmo morando no mesmo andar. Eu vivi isso quando morei em apto. Quando o vizinho é legal e respeita o seu espaço tudo funciona bem, mesmo com poucas palavras :-).

      Excluir
  9. Oi San!

    Essa diferença de temperatura realmente mexe mesmo com as pessoas srsrsrs até nas amizades, né?! "mas no verão parece que todo mundo se abre, como as flores que desabrocham com a presença do sol"... Nunca tinha parado para pensar sobre isso...

    Aqui no Brasil, como não sentimos "na pele" a diferença de estação...nada muda. Mas é interessante de ver como que em países com estações bem definidas o comportamento muda... e que bom que para melhor quando chega as estações mais quentes:)

    Eu gosto muito de manter um bom relacionamento com meus vizinhos - como vc mesma disse: Ame o seu vizinho, mas faça a sua cerca :) - afinal estaremos lado a lado para sempre...

    Beijos! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Claudia, no Brasil a gente não percebe isso, porque temos sol e calor na maior parte do ano, mas quando vc mudar para os EUA vc vai perceber isso também, é muito nítido!!
      Um bom relacionamento com o vizinho é fundamental e é como dizem: o vizinho é o seu parente mais próximo :-). Bjs

      Excluir
  10. Que bom que sua vizinhanca e tranquila, tambem acho importante essa cortesia entre vizinhos, afinal em qualquer mega emergencia eles vao ser a melhor opcao para ajudar e mais perto tambem...rs. Por aqui eu tenho vizinho chato, fofoqueiro, mas tambem tem uma galera bem gente boa, apesar deles serem meio fechados, sempre que a gente se encontra pelo elevador ou pelos corredores do predio sempre soltam um "oi, tudo bem?" ou puxam uma conversinha rapida.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o contato com o vizinho evoluir para uma amizade, melhor, mas mesmo que só fique no "oi, tudo bem", tá bom também, rs... o importante é que eles não sejam barulhentos e desrespeitosos. Bjs

      Excluir
  11. Oi Sandra, tudo bem?

    Ah, que legal isso ai com os suicos viu, porque suico é mesmo bem fechado.

    Nós tb temos vizinhos bem legais.Quando nos mudamos para a nossa casa, convidei 3 famílias que moram em volta da gente para um café da tarde para nos conhecermos. Eu tenho vizinhos bem legais onde somos convidados para os aniversarios, quando fazem bolo nos mandam um pedaco e vice e versa. Quando o lieiro passa quem estiver primeiro do lado de fora puxa a lata de lixo do outro e coloca no jardim, essas coisas que fazem a boa vizinhanca.

    Uma linda semana pra vcs.

    Bjao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa vizinhança é assim mesmo, uma mão lava a outra. Aqui onde moramos a maioria dos vizinhos são "novos", quer dizer, mudaram na mesma época que nós, apenas com meses de diferença, então meio que todo mundo está começando a se conhecer. Boa semana ai pra vocês também!!! Bjs

      Excluir
  12. Oi Sandra!
    Penso da mesma forma, delicadeza, cordialidade e respeito com as pessoas nunca é demais, é ter uma boa relação com os vizinhos é sempre bom.
    aqui na Alemanha também é assim, cada um na sua, meus vizinhos são mais idosos, mas muito simpáticos... o vizinho de porta toca piano, adoro ficar ouvindo ele tocar...
    pena que não falo alemão, poderia ser melhor ainda...
    beijos flor

    ResponderExcluir
  13. É isso aí, gentileza gera gentileza e pelo jeito o astral está bem legal entre vcs e isso é muito muito bom, nao só pelo fato do clima na vizinhanca ficar melhor mas tbm como vc disse no caso de uma emergencia(eu por ex. outro dia quase fiquei do lado de fora e foi a vizinha que me salvou)
    Sabe Sandra eu acho que o povo dessas bandas se sente muito sozinhos e querem sim fazer amizade o problema é quebrar o gelo e dar o primeiro passo.
    Aqui eu pouco vejo os meus vizinhos mas em compensacåo escuto o bérro das criancas que é uma beleza rsrsr tinha uma vizinha que tinha mania de deixar as coisas espalhadas pela escada, nós tivemos que reclamar mas agora está tudo bem, nos cumprimentamos e todo mundo se respeita quem sabe um dia chegamos a tomar café juntos tbm :)
    Bjos e fica com Deus!

    ResponderExcluir
  14. Eu sou inxirida, quando mudo para uma casa nova, já vou fazendo uns bolos e levo pro vizinho, me apresentando. Como nos países onde eu morei isso é coisa de gente maluca, os vizinhos acabam ficando meus amigos 9 mais por medo do que por vontade)

    ResponderExcluir
  15. Ha, ha, was hast du bloß für Nachbarn in Zürich, Sandra!?!?! ;-))

    Hier bei uns im Haus haben wir eine sehr nette Gemeinschaft und jede(r) kann sich auf jede(n) verlassen.
    Dir und deinen Lieben einen schönen Pfingstmontag!

    Uwe.

    ResponderExcluir
  16. Eu queria ter mais contato com meus vizinhos, mas eu mal os vejo. Só naquelas ocasiões em que eu pego uma encomenda deles ou eles pegam minha. Eu moro num prédio de 3 andares, passo o dia fora, então é meio complicado. Mas os que já tive a oportunidade de falar alguma coisa foram super simpáticos. Talvez no novo ap, com meu futuro marido, seja mais fácil manter contato.
    Boa semana pra ti!
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi Sandra, por incrível que pareca os vizinhos aqui de Basel foram mais simpáticos e receptivos que no Brasil ou no Chile. Acho que é o verao se aproximando...rs

    Ainda tenho sorte, pq os vizinhos da frente sao portugueses e tocam piano super bem! Entao posso falar minha própria língua e, de quebra, ouvir uma musiquinha boa... rs

    bjao

    ResponderExcluir
  18. Ahhh os vizinhos...uns nem olham do lado pra cumprimentar e outros são sempre simpáticos. Às vezes, penso que poderia rolar um contato mais próximo, mas sei lá...o nosso vizinho maluco de porta se mudou e já tem quase um mês que o apê tá vazio e ele ainda deixou um monte de coisas. Tô achando que ele tá dando um chapéu no proprietário. Normalmente, quando uma mudança sai, no outro dia, já chega outra...super concorrido a moradia aqui onde estamos. Veremos o que vai dar esta história. Bjs

    ResponderExcluir
  19. Sandra, eu moro em um condomínio, então tem um bocado de casas próximas, no entanto, eu não conheço nem 1/3 dos meus vizinhos!! Sempre me comunico com os vizinhos que tem cachorro, pq sempre trombamos uns nos outros na hora da caminhada com os peludos rsrs O meu vizinho da casa mais próxima, viramos quase uma família rsrsrs Eles têm dois filhos e dois cachorros, que vira e mexe fico de babá rsrs Estamos sempre interagindo, tanto aqui em casa, qnto going out. Mas são os únicos, os outros vizinhos são tudo small talk!

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo. ♥ Obrigada ♥

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...