29.5.13

Carta para Santa Clara

Zurique,  29 de maio de 2013

Querida Santa Clara,

Quando criança eu ouvia falar muito na senhora. Eu cheguei até a fazer com as minhas irmãs uma simpatia para parar de chover. Era assim: a gente pegava um ovo, colocava em um lugar alto do lado de fora da casa e pedia para parar de chover:

"Santa Clara faça sol
para enxugar o meu lençol"

E não falhava. A senhora sempre atendia a gente. O sol aparecia e o dia clareava!!

Hoje eu moro longe do Brasil e vejo que os brasileiros são privilegiados. Eu penso que nós, brasileiros, reclamamos de barriga cheia sobre tempo, basta dar uma esfriadinha e começam as reclamações...

Eu sei Santa Clara, eu nunca mais falei com a senhora... mas hoje eu preciso muito da sua intercessão. Eu já estou virando a chata do tempo, se é que a senhora me entende. Todos os meus assuntos acabam tendo o mesmo repertório: o (mau) tempo.

Eu não quero que a senhora pense que sou mal agradecida. Sim, nós tivemos alguns dias de solzinho, agradeço por eles! Mas é que já estamos indo para mais de seis meses com dias frios e os dias de sol que tivemos foram tão curtinhos...

A senhora ultimamente não tem visitado muito a Suíça, tem ficado mais ai pelo hemisfério sul. Vejo que a senhora tem passeado bastante pela Espanha e pela Itália, pois lá o tempo está frequentemente aberto e ensolarado. Porque a senhora não visita a Suíça com mais frequência? Eu garanto que a senhora vai gostar daqui! Venha com o Pedro passar férias. Ele também precisa de descanso e nem vai precisar fazer chover por aqui, já temos bastante água estocada.

Eu sei que a senhora gosta do Brasil, afinal lá a senhora já até recebeu homenagens. O Jorge Ben Jor cantou para a senhora: "Santa Clara clareou oh oh.. e aqui quando chegar vai clarear ah ah". O Manuel Bandeira também escreveu um poema para a senhora que foi até recitado pelo Herbert Vianna, a senhora lembra? :


"Santa Clara, clareai
estes ares

Dai-nos ventos regulares,
de feição.
Estes mares, estes ares,
Clareia.

Santa Clara, dai-nos sol.
Se baixar a cerração,
Alumiai
Meus olhos na cerração.
Estes montes e horizontes
Clareai"...


Eu posso escrever para alguns cantores suíços com uma proposta de música para a senhora. Eu sei, eu sei que a senhora não busca fama, mas um reconhecimento internacional vai bem, a senhora não acha?

Quem sabe não dá certo? O Die Toten Hosen vem cantar na Suíça no próximo mês, eles são alemães, e os alemães também estão bem chateados com o mau tempo. Eles são um grupo de punk rock, não sei se é o estilo da senhora, mas eles também fazem músicas mais suaves. A senhora tem que ouvi-los. Eu adoro!!

O convite tá feito. A senhora e o Pedro serão bem vindos na Suíça. Aqui tem lugares surpreendentes e lindos e que ficam ainda mais bonitos com a presença do sol.

Santa Clara, clareai! Por favor.

Amém.

Ass: Sandra, sua mais recente devota.

32 comentários:

  1. Oi, Sandra. Eu me lembro que sempre que chovia e quando era criança desenhava no chão da calçada um sol, pra que ele finalmente aparecesse.
    Vou apelar pra Santa Clara agora. Porque que primavera mais sem graça: tá acabando sem nem ter começado. Música pra Santa Clara? já tem uma do Jorge Ben Jor: http://www.youtube.com/watch?v=fZtef3w0ShQ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca vi uma primavera assim desde que moro aqui :-(. Pior foi ler que este será o pior verão desde 1816... Oremos. A musica do Ben Jor eu já tinha citado no post :-). Bjs

      Excluir
  2. HAHAHAHA Sandra, se tiver que começar um abaixo assinado, tamo junto!!!! hahahahaha Tivemos dois dias de sol intenso, ainda que frio foi bom, mas hoje já está tudo nublado de novo!!!! Santa Clara, Santa Clara, escutai nossas as nossas preces!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que rezar muito mesmo. O pior é que as notícias de como será o verão não são nada animadoras :-(. Veremos...

      Excluir
  3. Sandra, não tem sol mas tem uma surpresa! http://habitatpalavra.blogspot.se/2013/05/quem-e-quem-e.html

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ADOREI, e já passei lá no seu blog!!! Que dia felizzzzzz!! Salve, Santa Clara!!

      Excluir
  4. Sandrinha,
    Eu também já fiz a simpatia dos ovos... O tempo ficou fechado mas não choveu... Até que um dos meus primos - arteiro que só - pegou um bete e esbagaçou o ovo. E a chuva veio. Nunca mais me esqueci da simpatia...
    Ah se as galinhas poedeiras da Suíça pudessem botar milhares de ovos para simpatias como essa... E fizessem não só a chuva cessar, mas o sol brilhar nas suas bandas...
    Vontade de soprar o calor do Brasil aí pra Zurique, querida!
    Bjim
    Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcita, haja galinhas e ovos para o tempo melhorar por aqui :-(. Quero ser otimista, mas a previsão não é das melhores. Veremos... acho que nas próximas férias vou para Goiânia comer um empadão goiano e um frango com pequi :-) e de quebra pegar um solzinho! Bjs

      Excluir
  5. Bah,eu acho que a Santa Clara não gosta de Porto Alegre tb,só chove aqui!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daqui a pouco a chuva para e o sol chega. Aqui é que a coisa anda complicada...

      Excluir
  6. Olha se fez sol eu não sei mas que essa santa ajuda a ganhar sorteio ahhh ela ajuda, adorei que vc ganhou o sorteio da Joanna:)
    Aqui está o mesmo lenga lenga, faz sol um dia e tem que sair correndo pra aproveitar pois com ceretza no outro dia vai chover rsrs.
    Bjosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, essa santa é poderosa Renata, agora é que virei mesmo devota dela!! Faço que nem vc também: fez sol, corro pra varanda :-). Bjs

      Excluir
  7. Poxa, posso estender o pedido para a Inglaterra? Aqui merecemos, vai! Só chove!

    Kisu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos já começar uma corrente para Santa Clara :-). Faz a simpatia por ai tb, rs.. Bjs

      Excluir
  8. Menina ela bem que podia dar uma visitadinha por aqui tambem porque so chove por essas bandas e as temperaturas nao estao la muito boas nao...rs. E parabens por ter ganho o sorteio do blog da Joana que coisa boa heim...rs.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! Tb adorei ganhar o sorteio! Alegrou o dia nublado que estava fazendo aqui :-). Bj

      Excluir
  9. Não conhecia Santa Clara mas agora ela vai ouvir muito de min :)
    No Rio quando criança eu desenhava Sol no chão depois de um tempinho ele sempre vinha.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb vivia desenhando nas calçadas quando era criança. Hj a criançada nem sabe o que é isso, tá todo mundo na internet ou no X-Box :-(. Outros tempos...

      Excluir
  10. hahaha muito bom!
    Facamos o seguinte, se ela nao trouxer nossos dias de sol, vamos colocá-la de cabeca pra baixo até o sol voltar... vai que resolve! rsrs
    bjao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, tadinha da Santa Clara!! Será que a simpatia do Santo Antonio, funciona para a Santa Clara??? Ultimamente temos que tentar de tudo, rs... Bjs

      Excluir
  11. Belezinha de post.... parece uma menininha!!!
    Olha aqui esta uma chuva só... ave!!!! e casa pequena, cheia de gente... nossa!
    Mas a Alemanha toda esta com chuva...
    A previsão diz que daqui 10 dias irá passar, mas confesso que vou fazer esse pedido seu!!! rs
    Beijosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha, eu quis brincar um pouquinho e levar esse tempo com bom humor, senão não dá!!
      Ui, imagino ter que entreter todo mundo em casa em um dia de chuva, tem que por a criatividade pra funcionar :-). Tomara que pare de chover para os seus pais aproveitarem a viagem! Bjs

      Excluir
  12. Um dos meus sonhos ... conhecer a Suíça ... qto a simpatia aprendi esta com minha avó ... rs ... aqui em BH está q nem aí ... muito frio e com chuvinha manhosa ... rs ... mas aqui eu adoro ... melhor q calor infernal

    ResponderExcluir
  13. Olha, nem me fale viu, todo dia com chuva é demais né?! Se ainda variasse um pouco...

    ResponderExcluir
  14. aqui no Brasil tambem ta chovendo bastante ultimamente pelo menos na cidade onde eu moro, se não ta frio ta chovendo ou os dois juntos

    ResponderExcluir
  15. Sandra, mto obrigada pelas palavras e carinho lá no blog!! Olha, qndo criança colocava um bocado de ovo para Santa Clara rsrs Por aqui a coisa tbm está doidinha. Teve um dia que estava 30C e no dia seguinte caiu para 8!! Esta semana deu uma esquentadinha de novo, vamos ver se vai continuar assim!! Bjsss

    ResponderExcluir
  16. Eu me lembro de ter estranhado muito quando as pessoas ligavam pra pedir o dia de fiolga na Nova Zelandia, por que o "dia estava lindo"...
    No Brasil todos os dias são lindos.

    Nós somos umas mal acostumadas!

    ResponderExcluir
  17. Sandra, acabei de postar algo parecido porque nao agüento mais tanta chuva.

    Bjos

    ResponderExcluir
  18. Moramos em frente à igreja de Santa Clara, mas ela também não tem feito nada por aqui.

    :)

    ResponderExcluir
  19. hahahaa muito bom! :)

    Santa Clara Clareai!! rsrsrs

    ResponderExcluir
  20. Sandra, há 20 anos. Se nao fosse o marido maravilhoso que eu tenho e meus filhos eu creio que eu nao iria agüentar esse inverno que a cada ano está cada vez pior.

    Já passou, rs. Sao fases como a lua.

    Um grande beijo e um lindo domingo prá vcs.

    ResponderExcluir
  21. Die Toten Hosen são muito bons! :D

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...