24.5.13

52 Objetos

Lendo alguns blogs, clicando aqui e ali, acabei parando no blog da Heloisa, o Básico e Necessário, e logo me empolguei com o projeto 52 objetos, cuja idéia original está no blog "The Marion  House book da Emma Reddington, que abriu o projeto com a seguinte idéia:

("Daqui a muitos anos alguém encontra uma caixa cheia de coisas que pertenceram a você e tenta formular a sua história, descobrir que tipo de pessoa você era. Talvez essa caixa tenha fotos, livros, documentos pessoais, roupas ou até mesmo uma embalagem de chiclete. O que esses objetos dizem sobre você? Eles contariam uma história precisa da sua vida? Que história seria essa?")

Eu li a Tag 52 objetos dos dois blogs de uma tacada só, rs... e eu gostei tanto da idéia que resolvi aderir.

A idéia é , durante um ano, a cada semana postar um objeto e contar um pouco a história dele. Pode ser qualquer objeto: um bilhete, uma jóia ou uma bijouteria, uma roupa, um utensílio doméstico, fotos, quadros, ou seja, qualquer coisa que você queira e que tenha a ver com você ou com a sua casa.

A vida é feita de memórias e parte delas são construídas com objetos que carregamos no decorrer da nossa vida. Basta olhar a nossa volta e descobrir que alguns objetos que temos, que guardamos, que usamos, que gostamos, contam uma história, seja de uma viagem, seja de uma pessoa, seja de uma época, seja simplesmente do dia a dia.

Enfim, escrever sobre esses objetos será pra mim também uma forma de trazer a tona algumas memórias que estavam até então, guardadas em alguma parte da minha mente e do meu coração.

Como, sabiamente escreveu Saramago:

"Fisicamente, habitamos um espaço, mas, sentimentalmente, somos habitados por uma memória. Memória que é a de um espaço e de um tempo, memória no interior da qual vivemos, como uma ilha entre dois mares: um que dizemos passado, outro que dizemos futuro. Podemos navegar no mar do passado próximo graças à memória pessoal que conservou a lembrança das suas rotas, mas para navegar no mar do passado remoto teremos de usar as memórias que o tempo acumulou, as memórias de um espaço continuamente transformado, tão fugidio como o próprio tempo".
José Saramago em "O Caderno de Saramago".




Post de encerramento com as fotos dos 52 objetos da Emma Reddington

Para o post não ficar enorme, domingo começo com o primeiro objeto.

Fica aqui o convite para quem quiser aderir a idéia :-).


29 comentários:

  1. Ja tinha visto em alguns posts, acho a ideia muito bacana...
    Estou pensando se faco, no meu caso de expatriada, pocas coisas vieram alem das roupas...
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente fazer Juliana, eu acho que vai ser muito legal :-). Sim, poucas coisas vem, mas outras vão aparecendo. Eu acho que é também um exercício de pensar do porque vc comprou, ou pq usa, ou pq gosta tanto de determinado objeto. Bjss

      Excluir
  2. Sandroca

    tenha um lindo fds

    sdd doce.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  3. Adorei a ideia, sera que consigo me organizar pra participar...fiquei muito a fim de fazer parte...rs.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ânimo Monique!! Seria muito legal se você participasse também. Pense nisso :-). Bjs

      Excluir
  4. Quando comecei a ler o post a primeira coisa que pensei foi:Putz muitos desses meus objetos estao no Brasil!!!Mas olhando aqui em volta já vi que tem alguns objetos que posso até dizer que eles já tem uma história comigo, vou tentar largar essa minha vida de blogueira relaxada e participar :)
    Bjossss e otimo final de semana pra vcs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Renata, participe!! Seria super legal :-). Sim, se a gente pensar bem, muita coisa ficou no Brasil, mas a gente também tem muitas coisas que foram compondo a nossa vida por aqui. Pense em participar :-). Bjs

      Excluir
  5. que ideia genial adorei!!!!
    Não vejo a hora de fazer esta tag

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba!! Faça sim que vou te acompanhar! Bjs

      Excluir
  6. Boa iniciativa, Sandra! Vou pensar no assunto também. Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Adorei a ideia! Já estou fazendo os 52 momentos pra compartilhar e estou penando pra seguir (isso porque eu mudei as regras e posto só uma vez por mês, em vez de uma vez por semana), então não animei fazer esse dos objetos por enquanto kkkkk Mas estou muito excited pra ver seus objetos :)

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu resolvi topar pois adorei a idéia, vamos ver se eu consigo levar até o final, rs... Espero que sim!! Bjs

      Excluir
  8. Achei a ideia interessante, porém eu não tenho paciência pra fazer isso rs... Qualquer coisa que tenha que postar regularmente, eu sempre furo. Mal consigo atualizar meu blog rs.

    Mas vou ficar acompanhando o seu de perto.

    Kisu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente eu também não tenho muita paciência para essas coisas, mas eu achei a idéia tão legal que resolvi fazer. Vamos ver se chego até o final :-). Bjus

      Excluir
    2. rsrsrs Assim como a Bah, não teria paciência de acabar rsrsrs... mas com certeza vou acompanhando os seus 52 objetos :P Bjinhos!

      Excluir
  9. Oi Sandra! que legal ver o 52 objetos ganhando o mundo! fiquei felizona que vc passou lá no blog e achou os posts do projeto : ) vou ficar de olho nas suas postagens. beijo grande e muito prazer! Helo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Helô :-). Vou acompanhar as suas postagens também!! Bjsss

      Excluir

  10. Sandra achei super legal essa ideia, isso me lembrou a época de adolescente qdo era comum colar tickets, e outros papéis em diários e contar a história. Estarei por aqui acompanhando suas postagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu lembro dos caderninhos de adolescente, das agendas repletas de papel, rs... quem nunca teve um destes cadernos?? :-).
      Obrigada pela visita e volte sempre :-).

      Excluir
  11. Que legal! Acho que vou aderir!!!
    Obrigada por compartilhar!
    bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Participe sim Ana!! Acho que vai ser bem legal!! Bjs

      Excluir
  12. Ah que postagem bacana, Sandrinha!
    Estou curiosa com seus objetos!!!
    Bjim
    Márcia

    ResponderExcluir
  13. Ahhhh entao è isso!! Eu achava que se tratava de alguma coisa sobre decoraçao (os objetos que tinha vista eram sempre de decoraça). Que legal!!!!! Ameeeiii!! Vou fazer tambem... acho que è uma coisa legal pra me distrair e me portar às lembranças que podem me ajudar a compreender melhor as coisas.
    :D
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  14. Nossa Sandra fiquei sem tempo e agora vou tentar retornar com o blog e adorei a ideia vou tentar fazer tbm e vou ler os seus post dos objetos que trazem lembranças com mais calma,pois ja perdi vários bjos

    ResponderExcluir
  15. Sandroca,agora entendi tudo,adorei essa idéia, e q texto fantástico,puxa,me fez pensar...

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...