12.4.13

Produtos locais: de região para região

No Brasil, na casa da minha família, na maioria das vezes a compra de frutas, legumes e verduras era feita na feira do bairro. Além de ter sempre os produtos mais frescos, era também uma maneira de contribuir com os pequenos produtores/agricultores/comerciantes locais.

Hoje em dia, até pela praticidade, muita gente acaba comprando nas grandes redes de supermercados, mas eu ainda prefiro uma feira!!! Sem contar o quanto é divertido passear por uma, não aqui na Suíça, pois os feirantes daqui não gritam, não cantam e não fazem piada, como em uma típica feira de bairro no Brasil :-).

No entanto, aqui na Suíça, você não precisa necessariamente ir a uma feira para comprar produtos locais e/ou dos pequenos produtores. Tudo isso pode ser encontrado no supermercado Migros. É só procurar pelos produtos indicados com uma estampa azul: Aus der Region. Für der Region (De região para região). Você pode, por exemplo, comprar legumes, frutas, laticínios da sua região na Suíça, favorecendo assim o produtor local.








No rótulo do produto você também vai encontrar o nome do produtor e a localizacão dele.



Aqui em casa um dos nossos iogurtes favoritos vem de uma fazenda de leite em Zurique Oberlander. Não é novidade que os laticínios aqui na Suíça são de excelente qualidade e os produtos deste fazenda (Molkerei Neff - Latícinios Neff) são deliciosos. É certo que eles não são encontrados nos grandes supermercados como o Migros ou o Coop, mas geralmente em estabelecimentos pequenos como o supermercado Marinello.



Eu gosto de deixar, sempre que possível, de comprar das grandes marcas e assim apoiar os pequenos produtores. Fazendo isso eu me sinto consciente e mais livre para fazer outras escolhas! Abaixo o monopólio :-).

18 comentários:

  1. Pena que quando eu fui pra Suíça eu comprei tudo que era prático, já que não precisava cozinhar nada rs.

    Kisu!

    ResponderExcluir
  2. Também prefiro produtos locais. Até mesmo no período de Natal, costumo presentear com so produtos de Piacenza. Parabéns pela consciência!

    :)

    ResponderExcluir
  3. Ola Ola, eu acho isso muito legal. Agora em inha cidade, nós temos uma loja Bio, e sempre compro ovos lá. O preco é ok e sao ovos que compencam a compra, sou muito feliz e a familia e saúde agradecem.

    ResponderExcluir
  4. Eu morro de saudades das feiras do Brasil, menina eu comia a feira inteira rsrs aqui eu acho que os legumes não são tão frescos mas os lacticínios realmente dão de 10 a 0.
    Bjosss e um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  5. Eu tambem adoro uma feira e realmente comprar de produtor local è garantir a qualidade do produto.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Também sou como vc Sandra, sempre que dá tento comprar produtos locais. Acho legal que por aqui muitas vezes vem indicado quando o porduto é da regiao, nao tanto quanto vi aí na Suica ou mesmo na Áustria, mas acho a idéia simplesmenta fantástica!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Amo visitar/comprar frutas e verduras na feira, mas não acho os horários práticos aqui :-( Parabéns por valorizar aos produtores locais, acho isso super legal, embora seja a pessoa mais distraída do mundo para esse tipo de coisa... faço compra aonda dá e quando dá; mudo muito de cantão para conhecer outros produtos: Zug, Glarus, St. Gallen, ZH etc. Acho isso o máximo na Suíça, tudo ser tão próximo e às vezes tão diferente.
    (((MUITO SOL PRA VOCÊ)))

    ResponderExcluir
  8. é uma ideia bem legal, o que seria de nos sem eles certo ? hahaha beijinhos

    http://agorasouirish.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Sandra, acho que temos a mesma linha de pensamento. Aqui onde moro (Taubaté - SP), estou a 126Km de São Paulo, mas a vida é bem de interior. Temos o nosso Mercadão e ao redor dele muitas barracas como se fosse uma feira livre. Tem um lugarzinho que eu chamo de "Ala Internacional" (como nos aeroportos) que é destinado à venda de produtos das pequenas fazendas (roças) do lugar. Tudo fresquinho, sem conservantes e bem natural. Tem queijo, pó de café, todos os tipos de limão e laranja, carambola,..., e outros. E o mais importante é que não fazem parte do monopólio. Não tem o atendimento de um Carrefour, mas a pessoa que te atende sabe o seu nome e o seu time de futebol predileto, rs...rs.
    Suas postagens são muito gostosas de se ler!
    Um abraço
    Manoel

    ResponderExcluir
  10. Esses iogurtes me deram água na boca..vc tem toda a razão,os laticínios aí são puro deleite...

    ResponderExcluir
  11. Concordo cmo voce, abaixo o monopolio! Por aqui so temos feiras com produtos locais no summer e como na Suica os feirantes nao cantam musica, nao gritam, nao fazem piada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Que bacana isso Sandra, não reparei aqui ainda, vou ficar atenta se existe... imagino que sim. Estes iougutes devem ser o máximo hem... eu já gosto dos daqui, imagina estes... hummmmm!!!!
    E gostei da frase final.... fechou bem o post viu!
    Beijinhos e boa semana!

    ResponderExcluir
  13. Sandra, eu tbm dou preferência aos produtos locais, pq acho mais fresco e gosto desta idéia de valorizar o mercado local!! E no fim, acho que o custo benefício vale mto a pena!! Bjsss

    ResponderExcluir
  14. Sem contar que a qualidade é bem melhor já que eles precisam "se fazer"no mercado, afinal se for mal feito, ninguém vai comprar. Sem contar que dá um ar de exclusividade e como vc bem disse: liberdade de escolha. Boa semana!

    ResponderExcluir
  15. Delicia!!
    Beijinhos e ja estou seguindo.

    http://www.blogdajoanna.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi Sandra,li seu comentário no meu blog sobre meu TOC. Claro que gostei de vê-la e das sugestões que venho tentando seguir,mas que é difícil isso é!Agora mesmo tenho um quarto da bagunça,este mesmo onde está o computador, que está um horror!Há mais de um mês venho tentando arrumá-lo e organizá-lo,mas acho que me falta 'organização interior' e muitas vezes me perco e me canso durante a 'arrumação'! E pior é que sei que este é um trabalho que só eu mesma posso fazer!E num outro quarto tenho um monte de roupas para passar ,espalhadas sobre a cama:não consigo passar todas nem guardar as que sobraram...sorte que só faltam cinco peças de meu marido para passar(esta semana termino),mas o resto das roupas...ai meus deuses!Prometo que vou criar coragem!Se eu conseguir arrumar o quarto das roupas já será um ótimo caminho! Prometo!Obrigada e tenha uma excelente semana!Adoro seu blog!Principalmente pelo título que para mim são as minhas perdições alimentares!Bjs. Inté!Amantikir Cirlei

    ResponderExcluir
  17. Sandra, é bom saber que aí na Suíça levam a causa do consumo local bem a sério. O facto de estes produtos estarem disponíveis no supermercado é uma grande ajuda!
    Cá na Suécia já vi leite cá da região no supermercado. De resto, há muitos produtos nacionais mas não locais.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Eu também acho gostoso uma feira, aqui tem, mas é tão distante de casa que eu acabo desistindo.
    Eu também estou de acordo em apoiar o consumo local e sempre que podemos o fazemos. Damos preferencia aos produtos de fazendeiros suecos, mas infelizmente algumas coisas ainda tem o preco bastante inacessível.

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...