5.3.13

Basel

Aproveitando que domingo o solzinho finalmente deu as caras, fomos mais uma vez para Basel, mas desta vez tendo como objetivo principal visitar o museu Tinguely e ver suas telas e também algumas das suas esculturas.



"As esculturas, numa espécie de celebração da ciência e do progresso tecnológico que marcou o pós-guerra, são máquinas satíricas com funções e formas diversas, normalmente inúteis e absurdas, com movimentos descoordenados".
Fonte: Wikipédia. 


E assim são as esculturas: engraçadíssimas, barulhentas e desengonçadas, e são interessantes também tanto pela criatividade quanto pelo conhecimento em eletrônica e mecânica que o artista possuia.


O café do museu é cercado por telas de Jean Tinguely e outros artistas, e o ambiente é super cool.



As esculturas de Tinguely também são representadas em formas de fontes e estão situadas em alguns pontos de Basel.




Basel tem reputação de ser uma das mais culturais e importantes cidades da Suíça, é lá também que é realizado o maior carnaval da Suíça. Basel também é a sede de grandes empresas químicas e farmacêuticas.
A cidade  faz fronteira com a Alemanha e com a França e é cortada pelo rio Reno. Para quem tem a intenção de deixar a Suíça, principalmente através de vôos low cost, é do aeroporto de Basel que partem a maioria dos vôos deste segmento.
Parte do centro de Basel

O aeroporto que atende a cidade é o Euro Airport Basel-Mulhouse-Freiburg, que devido a sua localização central atende a três países: Suíça, França e Alemanha. O aeroporto é administrado pela Suíça e pela França, sendo assim os passageiros podem ser submetidos tanto ao controle de imigração suíço quanto ao francês.

Basel vista através do rio Reno
O primeiro dia de sol depois de um longo e tenebroso inverno levou algumas pessoas a darem uma lagartixada aproveitando o solzinho ainda tímido de março.


Basel é uma cidade bonita, e o interessante é caminhar por ela descobrindo seus monumentos, visitando a Catedral da cidade, chegando até o St.Alban Tor (torre), ou, se for do seu interesse, museus e exposições não faltam na cidade.

Torre de St.Alban

Basel - centro velho

Catedral de Basel
Basel possui um dos prédios de prefeitura (Rathaus) mais bonitos da Suíça.
Prédio da Rathaus

Rathaus no detalhe

Quem quiser prolongar um pouco mais a visita na cidade, poderá ir até as ruínas de Augusta Raurica que é um sítio arqueológico romano, a céu aberto, onde está localizado o teatro romano. O Sítio arqueológico está localizado na cidade de Kaiseraugust, que está há aproximadamente há 11 minutos de trem a partir de Basel. Da estação será preciso caminhar uns 15 minutos para chegar até lá.


Basel vale a visita!

14 comentários:

  1. Sandroca

    que lugares lindos amei ameiiiiii..
    feliz de ver que vc ta feliz e super lindaaaaaaaaaa


    te adorooooo

    sdd GIGANTEEE

    ResponderExcluir
  2. Gostei da idéia de ficar tomando um solzinho na beira do rio.
    Adorei as fotos.
    Bjs.
    Elvira

    ResponderExcluir
  3. Esse mudeu é muito famoso, atrai amadores de arte moderna e contemporânea, e crianças, que geralmente são mais abertas a admirar essas obras! (com o tempo o ser humano acaba sendo formatado a não gostar) :)

    ResponderExcluir
  4. Oi Sandrinha!
    olha que legal este post seu, vou te explicar o por que...
    O ano passado fiquei caçando alguns passeios pela Easy Jet (devido ter um preço bacana), e saindo de Dresden a unica opção que tenho é Basel, o restante precisamos ir até Berlin para pegar o avião, mas como é relativamente simples fazer isso e Berlin tem MUITAS opções (saindo de lá), não dei tanta importância a Basel.
    Porém, no Brasil um irmão do Ivan me contou que conheceu a região dos lagos (lake... algo assim) e que era lindissima... daí fui pesquisar como chegar lá e de novo seria o trecho até Bassel, depois para Berna e acho que de Berna desce de trem para esta região. Enfim, estava programando para ir ver os lagos, mas nem pensei em Basel.
    Agora lendo seu post, simplesmente adorei a cidade, os lugares que você foi... ou seja, vale a pena sair de Dresden só pra conhecer Basel!!!! Adorei!
    E uma dúvida é simles de lá ir pra Berna e pra esta região dos lagos??? : )
    Qual site você olha os trens???
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Adorei essa cidade, tao rica culturamente e tao bonita. To chegando a conclusao que as cidades na Suica sao lindas =)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Bah,como tu é bonita,guria! Adorei as fotos e fiquei impressionada com os dias de sol(que delicia sol com frio)antes só via dias brancos por aí...

    ResponderExcluir
  7. Oii

    eu, como engenheira, simplesmente amei essas engenhocas das fotos! Quero ir la ver!

    bjsss

    ResponderExcluir
  8. adorei!!!!
    http://brecho-princesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Eu aqui babando nas fotos...amo amo amo e voce faz umas fotos como ninguem!
    Vontade nao me falta de conhecer a tal da Basel rsrs
    bja, boa semana!!!

    ResponderExcluir
  10. Agradecendo e retribuindo o carinho da visita. Aproveitando para viajar aqui por suas emoções ... uma delícia ... Suíça escapou de meu roteiro pela Europa mas ainda quero conhecer, em especial Basel.

    ResponderExcluir
  11. Uma vez eu li que as esculturas desse museu såo como aqueles quadros de arte moderna, cada um interpreta de uma maneira e duas pessoas nåo conseguem ver a obra da mesma forma devido ao fato delas serem totalmente abstratas.A cidade e linda e vc esta uma gatona ;))
    Bjokasss

    ResponderExcluir
  12. Acredita que ainda nao conheci nenhum museu por aqui? O marido nao é muito fa e eu nao gosto de ir sozinha. Sou daquelas que gosta de comentar com alguém... rsrs

    Vc foi pra Basel e eu fui pra Zurich no fds, acredita? rs Amei demais! Em breve, vou fazer um post.

    Obrigada pela lembranca no post! =)

    bjao

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...