28.2.13

O tempo, o cansaço da primavera, sonhos e raclette

Pois é, dizem que quem não tem assunto fala sobre o tempo, rs... mas é que ultimamente esse tem sido um tema muito comentado. Dias atrás li em um jornal local que este está sendo o inverno mais triste dos últimos 17 anos na Suiça, com pouquíssimas horas de sol. So traurig :-(.

Waldshut, cidadezinha na fronteira entre a Suíça e a Alemanha
Eu, que sou uma pessoa que gosta de tempo frio, e até já escrevi este post aqui sobre os pontos positivos do inverno, não vejo a hora da chegada da primavera e com ela os dias mais ensolarados. Se eu reclamar do verão podem me jogar no limbo virtual. Eu vou merecer!

As vitrines das lojas já estão decoradas para a primavera, as tulipas já estão sendo vendidas, mas o solzinho aparecer que é bom, nada.

Eu nunca desejei tanto voltar a usar uma roupinha mais leve...

e nem precisa ser uma Chanel, rs...uma Mango ou Benetton já me serve... apesar de eu não ser fã delas, mas é que eram as vitrines mais fáceis de serem fotografadas...rs...


São as tulipas que deixam os meus dias nesta época mais felizes. Sempre compro um arranjo para deixar em casa.

Sério gente, o negócio tá punk. Pela primeira vez em quase três anos eu estou me sentindo realmente down. A falta de vitamina D no corpo começou a bater. Pensei seriamente em procurar um solarium para tomar uns minutinhos de sol - nada de ficar com cara de cenoura - só mesmo pra ter luz suficiente para processar a vitamina D, já que as férias ao sol vão demorar ainda mais um pouquinho.



Ainda tem a tal depressão de inverno, que não é um mito, acontece mesmo, principalmente por causa dos dias sem sol. As cápsulas de Johnanniskräuter, que nada mais é do que a erva de São João, ajudam a amenizar os sintomas da depressão de inverno. Eu não tomei, mas acho que não custa tentar, já que não precisa de receita médica, é um calmante natural, não é ilegal, imoral ou engorda :-).

No final do inverno começa também a surgir o cansaço da Primavera, (Frühlingsmüdigkeit), tá eu sei que tá um pouco cedo, mas o cansaço da primavera parece que está chegando mais rápido este ano. Sei também que praticar uma atividade física ajuda, mas com esse tempo....hahahah, desculpa porque o tempo está ruim não cola né. Vejo tanta gente por aqui, que faça chuva ou faça sol, está correndo, jogando tênis, enfim se movimentando, que seria covardia associar a falta de exercícios por causa do mau tempo, além do mais, academias não são ao ar livre. Preguiça me define.

Sem a luz do sol tudo fica triste... alguns dias vá lá, mas semanas a fio com os dias começando com uma super nebulosidade e permanecendo cinza durante dias seguidos é, como dizem os adolescentes, sinistro.


A Bahnofstrasse em Zurique em um dos muitos dias cinzas...



Ai que neste tempo frio e cinza a fome bate e o apetite aumenta. Eu sou uma pessoa exigente com alimentação, não preciso de pratos elaborados, mas gosto de comidas saudáveis, mas ai vem o tempo frio (ele de novo) e me enche de vontade de comer alguns docinhos.

Dias desses passando em frente ao Globus, que é uma loja de departamentos bem conhecida na Suíça, me lembrei dos sonhos (aqui chamados de Berliner) com recheio de creme de Bailleys que são vendidos em um kiosk da loja na temporada de Natal. Os sonhos são vendidos somente naquela época do ano e são deliciosos. Porque eu fui lembrar deles?? Agora eu não consigo mais tirá-los da cabeça. Vou ter que dar um jeito de providenciar esse creme Bailleys e rechear meus próprios sonhos :-(.



Bom, vou parar de reclamar, pois amanhã vou comer raclette com amigas e nada como um bom papo, comida calórica, vinho e risadas para espantar a tristeza desses dias cinzas!!

28 comentários:

  1. ...então mais mil motivos para você se alegrar com a chegada das tulipas na primavera! Muito obrigada pelas dicas - sempre é bom saber saber sobre elas. Esse inverno tem sido um desafio... e olha que já moro a mais de vinte anos na Europa - ninguém merece essa escuridão das últimas semanas :-( eu sempre faço caminhadas longas às margens do lago em ZH. Caso vc tenha vontade/tempo de me acompanhar qualquer hora, deixa um recadinho: ale.ulrich@bluewin.ch Abracinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra!! Nossa tô precisando mesmo de incentivo para caminhar, rs...Vou te escrever em breve sim. Bjs querida!!

      Excluir
  2. Ah Sandra... Vou soprar o sol daqui de Goiânia pra ele chegar aí na Zoropa!
    Se a gente pudesse temperar o clima, esfriando aqui e esquentando dali, ficaria tudo perfeito :)
    Querida, que as tulipas coloram seus dias e que o bom papo com as amigas regado a raclete te animem!
    Sei que o clima frio e a falta de sol deixam o humor no sola do pé... Mas logo o sol vem!
    Beijos
    Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sopra mesmo Márcia pois aqui estamos precisando de SOL!!
      As tulipas e a amizade colorem mesmo tudo, independente do tempo lá fora :-).
      Bjs e obrigada!

      Excluir
  3. hummmmm como eu qria um sonho desse!!! Aqui o inverno está bem doidinho. Tivemos vários dias de temperaturas relativamente alta, e o tempo de neve acumulada tbm está mais curto. Está um inverno bem odd. Ao mesmo tempo, estamos tendo muito mais tesmpestades de neve... Está tudo doidinho por aqui! Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ninguém mais entende o tempo, rs... Esse inverno já deu!! Quero o sol mais do que nunca :-). Bjs

      Excluir
  4. Hahaha "podem me jogar no limbo virtual" adorei!!
    E agora falando de assuntos sérios, você tem a minha total e completa solidariedade e compreensão! Eu também gosto do inverno mas este ano também não aguento mais, já chega! Estou pronta para trocar as botas feias pelos sapatos ballerina, os casacões enormes por tops coloridos! No meu caso, ver as montras com novas coleções de primavera apenas agrava o meu estado.
    No entanto não recomendo solário, é péssimo para a pele e não compensa o mal que faz. Às vezes ajuda simplesmente sair à rua no meio do dia. Mesmo que n haja sol, pois toda a luz ajuda.
    Eu tenho também uma lampada especial que uso de manhã e que "reproduz" a luz do sol (menos os efeitos nocivos), adoro-a!
    Em Portugal tb temos a ideia que só se fala do tempo qd n há mais nada para falar mas na Suécia é o oposto, o pessoal ama falar do tempo!
    Um abraço solidário e cheio de luz solar pra você! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Joana :-). No começo do inverno acho as botas lindas, os cachecóis maravilhosos, os sueteres divinos, mas já não vejo a hora de aposentá-los por alguns bons meses e olha que eu ADORO comprar roupas de frio!!
      Pois é não sou fã de solariuns, mas o negócio tá tão brabo que até cogitei a hipótese, mas não irei em um não. Dizem os meteorologistas que semana que vem as temperaturas subirão! Tô ficando igual aos suecos: obcecada pelo tempo, rs... Bjs e bom fds!!

      Excluir
  5. Oi,
    Descobri seu blog hoje e fiquei um tempão por aqui entretida com seus posts. Em 1993 estive alguns dias em Zurich, mas faz tanto tempo que nem lembro mais direito... foi uma delícia relembrar alguns lugares através de seus textos e fotos.
    Abraço
    ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Day!! Obrigada pela visita :-). Eu gosto muito de Zurique e adoro morar na Suíça. Dei uma passadinha também lá no seu blog. Bom final de semana!!

      Excluir
  6. hahhahh Sandra, estamos na mesma. Sou super fa de inverno e frio mas esse tá de matar!! Cruzes, nunca desejei tanto ver o sol na minha vida!! Sei que vou reclamar do calor do verao, mas já tá mais que na hora do solzinho dar as caras né?!!
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Bárbara, esse inverno já deu!!! Quero o solzinho! Acho que semana que vem o sol finalmente vai dar as caras, vamos ver... Bjs

      Excluir
  7. Ah Sandra fica triste nao, o verao vai chegar com seu solzao e um calor danado e logo logo essa fase down vai passar. Aqui nosso inverno ta bastante chuvoso e nublado, dias de sol nao sao tantos assim mas ele sempre da um jeitinho de vir nos visitar entao acho que estamos mais sortudos por aqui. Mas so de poder sentar com as amigas e conversar fazendo coisas tao gostosas como beber vinho e comer comida boa ja vai dar um up no seu animo.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai quando chegar o calor danado também não é bom...rs.... tudo que é demais cansa, né? por isso que esse inverno já deu. Quero o sol, rs.... Realmente, encontro com amigas dá um up em qualquer inverno chato! Bjs

      Excluir
  8. Sandra e por essas e outras que eu nåo gosto de inverno, ate poderia gostar de um baita inverno com neve se ele durasse so um mes :)
    Aqui tbm esta assim, eu nåo aguento mais casacos e cachecois quero luzzzzzz rsrs.Acho que nåo custa vc tentar as capsulas mas o solarium nåo sera tåo legal pra tua pele.
    Vc nåo reclama nåo, ta certa em desabafar e enquanto a primavera nåo chega nos vamos consolando umas as outras pois acho que esta todo mundo de saco cheio dessa friaca.
    Divirta se com a zamigues e coma mtosss sonhos por mim:))
    Bjos e otimo findi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também quero luzzzzzzzzz Renata :-). Nunca reclamo do frio, mas este ano tá demais, não pelo frio, mas pela falta de luz mesmo. Parece que semana que vem o sol dará as caras, tô esperando pra ver. Bjs

      Excluir
  9. Sandroca, e dá-lhe listras nas vitrines,hein?Só tenho visto isso em todas as fotos de street style,o povo aderiu mesmo..Mas fica tristinha,não,que esses dias brancos passam e vc terá mais cores no seu dia pra se animar,flores,árvores mais verdinhas...O problema é a FOME que dá no inverno,cruz-credo,se eu morasse aí já teria engordado uns 10kgs..bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Madi estou considerando comprar algo listrado para entrar na onda "féchion", rs... Já tô me animando de novo, pois a previsão do tempo para a semana que vem é otimismoa, YUPI!!!! A fome até que consigo controlar, o problema são os docinhos, mas até que estou na linha :-). Bjs

      Excluir
  10. Adoro raclette e estranhamente nao comemos nesse inverno.

    Nossa Sandra, esse inverno ta mt chato. Tava vendo num noticiario aqui que este foi um dos piores invernos, nao pelo frio, ou pelo excesso de neve, porque isso nem foi tao ruim assim, o que incomodou mt as pessoas (e isso vc pode notar em todos) foi a falta de dias claros e com sol. Isso afeta mt nossas sensacoes.

    Mas ja ta quase acabando. Viva!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raclette é muito bom, mas é uma comida muito pesada! Eu tb como poucas vezes... Hoje fez sol e o humor muda, incrível. Dias ensolarados virão :-). Bjs

      Excluir
  11. Sandra, realmente tá sinistro. Hoje fui ao centro, sabe que andar mesmo faz bem, ativa o corpo e a sensação de bem estar aumenta. Nem senti tanto frio. No fim da semana que vem á previsto fazer 12 graus!!!!! Sonho com recheio de creme de Bailleys?!?!?! O que é isso, minha gente?!?!?! Deve ser tudo de bom! Agora só de olhar as vitrines...eu já fico com frio hahaha com o frio, nem pro provador me animo hahaha de tanta roupa q tem que tirar e por de novo hahaha Bjs e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tempo já melhorou por aqui, ainda bem!! Tá vendo, nem precisava fazer mimimi...rs....
      Ontem e hoje o sol ja deu as caras. Nossa, como o astral geral muda! Agora sim já vai dar para experimentar novas roupitchas!! Bjs

      Excluir
  12. Olá Sandra...
    menianestou de volta para essas bandas, eta que frio esta aqui!!!! menina que isso...
    Mas no Brasil o calor esta escaldante, onde então é bom??? rsrsr
    Olha parece que o frio esta indo embora, tomara né... mal cheguei e também já quero ver verde, tulipas... pois é oq ue essa terra pra cima tem de bom né?
    Beijos flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O friozinho já está indo mesmo. O melhor lugar é o nosso lar, pois o que importa mesmo é a temperatura que temos dentro de casa :-). E viva as Tulipas! Bjs

      Excluir
  13. Adorei o seu post, eu realmente adoro o inverno. A depressao de inverno nao me pegou, acho que sou animada demais, gracas a Deus, mas a preguica de primvavera já esta aí, acho que o sol vem chegando e a gente ainda ta muito devagar pra sair correndo e passeando por aí com vestido de flores, acho que ficamos tempo de mais tentando se enquentar debaixo do cobertor....Mas como dizem, bola pra frente que atras vem gente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sissi, animada eu também sou, mas alguns fatores independem da nossa animação pois são biológicos e não conseguimos sozinhas controlar os sintomas. O corpo sem sol durante muiiito tempo tira qualquer um do sério, rs... Tomara que a primavera venha com tudo! O sol começou a brilhar por aqui. Boa semana!!!

      Excluir
  14. Sandra, isso tem sido geral. O inverno por aqui é longo demais.

    Como diz o meu marido. Quando chega fevereiro ele já sabe que eu vou dar um ataque de piti e ai ele se desdobra em paciência.

    Sao 5 meses de inverno amiga. Desde outobro que a neve chegou, ninguém agüenta mais. Nem sei se esses xaropes e chás dao jeito. Eu quero mesmo sao dias quentes.


    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Geórgia, olha é a primeira vez que dou piti...rs.... Normalmente até tem um solzinho de vez quando durante o inverno, mas neste não teve quase nada de luz solar. Deprimente. Tomara que os dias de sol venham logo. Bjs e boa semana pra vc e família.

      Excluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...