19.2.13

De fachada

Designam-se por fachadas as frentes de construção de um edifício
que confrontam com arruamentos ou espaços públicos.
Identificam-se com as designações de fachada principal,
(onde se localiza a entrada principal), fachadas laterais esquerda
e direita e fachada tardoz.

Fonte: Dicionário informal.
 
 
Eu sempre reparo na arquitetura de casas e prédios que vejo por aqui e por ali. Eu até pensei em estudar arquitetura, mas como sempre tive medo, não gosto de matemática e em arquitetura há muitas disciplinas relacionadas à cálculos, a vontade passou, mas a admiração por tudo relacionado a arquitetura permaneceu.

Um fachada simples de um prédio no centro antigo de Zurique

Uma coisa que sempre me chama a atenção são as fachadas de casas e prédios. Em São Paulo, lembro que o prefeito Gilberto Kassab criou a lei "Cidade Limpa", que visava eliminar a poluição visual da cidade e delimitar o tamanho dos outodoors, painéis em fachadas de prédios e etc... Lembro que a medida gerou muita polêmica, principalmente por parte das empresas de publicidade. Enfim, São Paulo ficou mais agradável de se ver! Claro que ainda falta muito a ser feito, mas foi dado o primeiro passo.

Há tantas fachadas lindas nas casas e comércios daqui, que não resisto e estou sempre fazendo uma foto. As cidades fazem de tudo para preservar o desenho original das fachadas e o trabalho de restauro é primoroso. A maioria das prefeituras, por exemplo, possuem fachadas super bem trabalhadas.

Na foto a esquerda, fachada da Rathaus (prefeitura) de Basel, uma das mais originais que eu já vi e a fachada da Rathaus da cidade de Einsiedeln.





Abaixo fachadas de propriedades do cantão de Appenzell, que é um dos mais conservadores cantões da Suíça.


Fachada de uma drogaria, com desenhos de plantas medicinais, como a camomila, sálvia, arnica entre outras.


Os desenhos nas fachadas também serviam para retratar a história da cidade, bem como quem foram os moradores da casa, as profissões deles, ou ainda passagens bíblicas e manifestações artísticas.

Provavelmente morou aqui um Schumacher (sapateiro).

Fachada de uma casa/escritório no centro velho de Zurique

As fachadas também serviam como uma forma de demonstração de riqueza dos proprietários da época: quanto mais colorida e decorada a fachada da casa, mais ricos eram os seus donos.

Fachadas de prédios em Lucerna...




 Schauffhausen e Stein Am Rhein respectivamente. Se contar pela decoração parece que esses ai tinham muito Geld (dinheiro), não?




No Brasil, foram as fachadas da cidade histórica de Ouro Preto que fizeram o meu coração bater mais forte. Não são lindas essas cores?



Vou finalizando por aqui, pois apesar de lindas, eu não vivo de fachada :-).


17 comentários:

  1. Oba...hoje tem post da Sandra que é uma moçoila simpática como uma arquiteta (toda arquiteta é alegre!) e compreensiva como uma psicóloga.

    Acho lindo o seu modo de transmitir suas idéias para a gente. Elas são uma mistura do que os seus olhos veem e o seu coração sente. Essa esclarecedora reportagem sobre fachadas ensina muito as tendências dos donos dos prédios.
    Gostei muito da postagem.
    Um grande abraço
    Manoel

    ResponderExcluir
  2. Rsrs nem eu, uma coisa que eu amo na Europa e a forma que eles preservam a arquitetura, nåo troco nenhuma dessas faixadas da foto por aqueles arranha ceus espelhados.Falando em fachadas lindas no Brasil alem de ouro preto outro lugar que tem fachadas lindas e Paraty, lindas de viver :)
    Bjokas e otima semana pra ti

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro, fico passeando sempre com a cabeça olhando para cima e para os lados, admirando a arquitetura das cidades. Não é geralmente isso que acaba definindo se uma cidade é "bonita" ou "feia"?

    ResponderExcluir
  4. Lindíssima sua coletânea de fotos de fachadas, Sandrinha!
    o capricho dos europeus com sua história é de tirar o chapéu... É um esmero tão gracioso e cuidadoso!
    Me lembrei quando ia de carro da Alemanha para a Áustria. Eu sabia quando a fronteira estava próxima por causa das fachadas pintadas... Os austríacos pintam histórias lindas nas paredes externas! E pelas suas fotos, constatei que os suíços auch :
    Beijos!
    Márcia

    ResponderExcluir
  5. Concordo com voce, tambem amo andar por cidades antigas e ver as fachadas dos predios e suas arquiteturas, em alguns lugares e como voltar no tempo. Suas fotos estao lindas.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Sandroca

    tudo muito lindo ai ne?
    Perfeitinho demais.

    Fiquei super feliz com sua mensagem no meu blog.
    Tornou o dia do meu niver mais feliz.

    sdd

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  7. Ahhh que delícia de passeio eu fiz aqui neste seu post hahaha Tem casa coisa linda pra se ver. São Paulo realmente ganhou outra cara e a ruas do centro antigo está uma beleza pois podemos ver as fachadas dos prédios! Bjs

    ResponderExcluir
  8. Aaaaaii Sandra, eu tbm sou apaixonada pelas fachadas daqui e ando pelas ruas fotografando tudo, adoro as varandinhas e as janelas com flores e cataventos no verao. Amo tbm a Rathaus de Basel! Mas tbm AMO Ouro Preto, nao é encantadora aquela cidade?? Amo demais e morro de saudade de andar por aquelas ladeiras :-)

    ahh sim, pinta pinta pinta o movel da sogrinha, vai ficar lindao de azul cobalto. Móveis antigos ficam tao bonitos com uma boa demao de tinta :-) E mosta mesmo aqui heim?

    Beijao!

    ResponderExcluir
  9. oI SANDRA!
    ADORO FAZER ISSO TAMBÉM, ALIAS ADORO ARQUITEURA, CURSEI 6 MESES, DEPOIS RESOLVI MUDAR PARA ENGENHARIA (ARREPENDIMENTO...ANY WAY).
    MAS AS FACHADAS DA SUÍCA SAO BELISSIMAS... AS FOTOS FICARAM ÓTIMAS.
    OURO PRETO É BACANA, CONHEÇO TAMBÉM...
    É ISSO...
    BEIJOS

    ResponderExcluir
  10. As fachadas realmente dão a cara do lugar! Aqui mesmo na Suíça a gente percebe isso tão claramente quando muda da parte alemã para a parte francesa, por exemplo... Cada fachada com sua beleza e particularidade! A prefeitura de Basel é realmente linda, e também acho o máximo o tempo e o cuidado que eles dedicam em preservar essas construções! Beijos e bom domingo =*

    ResponderExcluir
  11. Sandra, adorei passear contigo através da sua "reportagem"... sou apaixonada por arquitetura, história, viajar e as fachadas nos trazem breves recados de todo o passado cultural de uma região... puxa, quanta sensibilidade nas suas comparações; já escutei tantas vezes que "aqui" é tudo igual - como acho essa afirmação injusta! AMO viajar pela Suíça e constatar não só há só a coexistência de várias línguas, mas também de várias culturas. Às vezes, temos que abrir melhor os olhos, para entender que a diferença nem sempre está no óbvio! Outra coisa, as facas que vc comprou são tb de cerâmica??? Funcionam mesmo? Vi esse final de semana e fiquei na dúvida... pois na verdade, preciso mesmo é de um bom afiador de facas (pois minhas facas são de ótima qualidade, só acho meus afiadores pesados e NADA PRÁTICOS). Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  12. Fico tao triste quando vejo quanta gente nao gosta de matemática.. eu tenho certeza que grande parte disso eh por conta dos maus professores que a gente tem.. eu tive os melhores professores nas áreas de ciências e matematica.. e os piores em biologia... e por isso nao gosto de biologia (muito)...
    Eu ja te disse que minha vontade eh de morar pra sempre na Suica? Eu acho o pais mais lindo desse mundo! Olha que coisas maravilhosas essas fachadas?
    Eu nunca fui pra Ouro preto, mas ja ouvi falar muito bem de la - e de Parati tambem, ne? - tenho que conhecer um dia!

    ResponderExcluir
  13. Sandra, eu tbm amo fachadas!! Triste que moro em um país que arquitetura não é assim das mais ricas :( Adorei as fotos!!! Bjss

    ResponderExcluir
  14. Haha! "Não vivo de fachada foi ótimo".
    Acho que as fachadas aqui da Europa são especiais pra nós que viemos do sul. A gente tende a ficar mais impressionado com a arquitetura tão antiga e diferente. Demais essas que vc postou... ;)
    bjos

    ResponderExcluir
  15. Sandra, quando cheguei por aqui isso foi o que mais me encantou. Parecia "a louca das fotos de fachado", segundo o marido. hahahah

    ResponderExcluir
  16. As fachadas suiças são realmente lindas,encantadoras...sempre penso em casinhas de histórias que as vovós liam pra gente..eu gosto muito da arquitetura das cidades históricas mineiras,estive em Ouro Preto,Tiradentes,Mariana e realmente vale o passeio...

    ResponderExcluir
  17. Ai Sandra, adorei as fotos! Eu também amo edifícios lindos, fachadas lindas, pormenores lindos das cidades, não me canso de apreciar! Para mim tudo isso dá alma às ruas e aos lugares. Aqui n há grande variedade de fachadas mas espero um dia poder ir à Suíça e tirar muitas fotos também.
    Beijos
    P.S. adoro o seu blog menina!

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...