8.2.13

Carnaval de Zurique

Oi pessoal! Pois é andei um pouco sumida, mas já estou voltando... a verdade é que faltou um pouco de inspiração por estes dias para escrever, rs...

No Brasil já está quase todo mundo em clima de carnaval, já que por lá muita gente curte o carnaval ou os dias de folga que ele proporciona.

Sem querer ofender os carnavalescos, mas eu pulava carnaval assim :-)

Eu nunca fui de carnaval, nem tenho samba no pé. É verdade que eu gostava do feriado de carnaval para viajar ou mesmo para ficar em casa ou aproveitar a cidade de São Paulo, que ficava relativamente "vazia" nesta época, já que muita gente descia para a praia. Alô Baixada Santista, alô litoral norte!!!!! Só alegria, não fosse o trânsito para chegar até lá:-).

Bom, por aqui nada de feriado! O carnaval é sim comemorado, mas nada comparado ao glamour da festa brasileira. Já escrevi sobre o carnaval de Solothurn aqui.

A Suíça é dividida entre cantões (cidades) católicas e protestantes. Entretanto Zurique, que é majoritariamente protestante, também tem a sua representação do carnaval.


Desfile de Carnaval de Zurique em 2012

O Carnaval (Fasnacht) de Zurique será de 15 a 17/02.  Dia 15 será dado o grito de guerra, começa um mini carnaval em Affoltern, dia 16 em Oerlikon (ambos são distritos de Zurique) e dia 17 será o desfile final pelo centro antigo de Zurique e na Bahnhofstrasse.



O desfile consiste em máscaras e alegorias, tudo muito inocente, sem samba no pé, mas até que é divertido!



Se bem que se eu fosse criança e visse uma máscara dessas eu acho que iria chorar de medo, rs...






Esse tipo de desfile, me faz lembrar da inocência dos carnavais que eu já vi acontecer lá no interiorrrrrrr de São Paulo. Nem sei se ainda é assim...


Final de festa e nada mais típico do que comer uma Bratwurst (salsicha assada) para repor as energias

Os grandes carnavais da Suíça acontecem em Lucerna e Basel e são bem tradicionais, sendo o de Basel o mais famoso. Talvez este ano eu consiga ver um deles.

E você, é de carnaval ou pula? rs..

32 comentários:

  1. Sandra eu pulava carnaval igual a vc! hahaha
    Achei tudo tão bonitinho por aí. Adoro essa inocência! Era p ser assim no Brasil tb, né?

    Adorei as fotos, obg por compartilhar!

    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não gosto de multidões, então seguir aqueles blocos enormes nunca foi diversão pa mim :-), mas o carnaval tem o seu lado bonito! Bj

      Excluir
  2. Sandra, kkk! Eu também pulo...fora ! :)
    Seus posts como sempre muito educativos e o mais interessante é que você mostra o que tem a ver com a gente (brasileiros).
    No início do post você diz que acha que o carnaval já começou. No estado de São Paulo a previsão é essa mesmo, mas meu amigo que mora em Olinda - PE, disse que lá só não é carnaval no dia de finados e sexta-feira santa. O resto do ano...kkk!
    Estava com saudades (de verdade). Sua pessoa é uma amizade muito especial. Embora virtualmente, mas é muito agradável conviver com você.
    Um abraço
    Manoel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho Manoel!
      Sim, o carnaval no Nordeste sempre começa mais cedo e termina mais tarde, rs...
      Grande abraço!!

      Excluir
  3. Eu sou como voce, pulo o carnaval e aproveito o feriado pra viajar pra um lugar tranquilo ou ficar em casa descansando. Aqui nao tem carnaval, apesar que nas comunidades brasileiras tem uns bailes, mas nao sei como e. Entao para mim por aqui e vida normal mesmo.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui tb é vida normal, até tem os carnavais, mas ninguém deixa de trabalhar por isso :-). Bjs

      Excluir
  4. Bahhh,carnaval europeu é bem diferente..rss..e eu tb não sou muito fã das folias de momo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb não... aliás ultimamente não sou fã de quase nenhuma folia...rs.. Bjs

      Excluir
  5. Eu nem saberia responder... trabalhei na transmissão dos desfiles de sp por 11 anos seguidos... e depois mudei de país. Então estou muito acostumado a ver aquela festa toda, mas não faço a menor ideia de como é curtir a folia ou a praia nessa época... ;)
    Bom carnaval pra vc, vizinha!
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa vizinho, 11 anos seguidos! Isso que é know how carnavalesco! Bjs

      Excluir
  6. Sandra eu sou suspeita pra falar pois eu adoro carnaval e ja sai até em escola de samba lá em Santos rsrs. Por aqui o frio é tanto que nessa época eles não comemoram e nem fazem nada nas ruas mas ja vi que algumas boates em Estocolmo terá carnaval em março. Adorei a ingenuidade do carnaval suíço no Brasil a simplicidade perdeu pra o silicone, pena .
    Bjosss e lindo final de semana pra vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, eu já fui em ensaio de escola de samba em SP e adorei, mas não cheguei a sair na escola. Quem sabe um dia? Bjs

      Excluir
  7. Oi Sandrinha! Vou pular o carnaval sim! Durmo no sábado e só acordo na terça kkk.
    Já curti muito o carnaval em Salvador, gostava do agito, de trio elétrico e toda a folia que a festa promove. Mas atualmente gosto mais do sossego...
    Embora, um dos meus sonhos não realizados é desfilar numa escola do Rio de Janeiro!
    Muito legais as fotos do carnaval inocente da Suíça. Adorei a fantasia do homem árvore puxando um carrinho... Será que tinha cerveja lá dentro?
    Bjim e bom sossego!
    Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcia, nunca atrás de trio elétrico, rs... aquele mundarel de gente me assustava, rs...
      Deve ser muito emocionante mesmo sair em uma escola de samba, já fui o ensaio da Unidos da Casa Verde em SP, mas não cheguei a desfilar.
      Será que tinha Bier no carrinho? Pode ser! Bja

      Excluir
  8. Eu pulo, e com muito gosto, na piscina... ehheheh sempre aproveitei pra passar o feriado de carnaval na fazendo dos meus pais... sossego na certa! Isso é que ébom carnaval!!! Aqui nem percebo que ele existe nao fossem alguns programas na TV, nem sei dizer se Hamburg tem desfile e essas coisas, mais pro sul da Alemanha sei que tem, mas aqui, acho que por ser majoritariamente portestante não tem muita saída o tal do carnaval...

    Bom final de semana pra você!! beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carnaval pa mim tb significa(va) sossego!! Vi tb a TV algumas reportagens sobre o carnaval em algumas cidades alemãs. Por aqui ainda tem festa nas próximas semanas. Bjs

      Excluir
  9. a paz de jesus cristo nos faça uma visitinha tenha uma ótima noite http://ministerioebenezerbp.blogspot.com.br/ e deixe seu comentário em um dos nos artigos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita. Vou visita o seu blog. Abs!

      Excluir
  10. Oi Sandra!!

    Obrigada pela visita! Que blog ótimo o seu!!! E ainda por cima está em Zurich.... uma das cidades que mais amamos!!! :)
    Vou seguir vc a partir de agora! :)

    Abs da Dupla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Igualmente é o seu blog! Já já volto lá de novo!
      Abs!!!

      Excluir
  11. Sandra, já passei carnaval em praia, já passei no Rio no sambódromo, já passei fazendo retiro espiritual ao estilo natureba, nas montanhas, já passei trabalhando e já passei em casa hahahah Ou seja, nunca tive padrão estipulado pros feriados do Carnaval.
    Sabe que aqui na Holanda o povo até que anda caprichando...a cada ano parece que a coisa progride hahahah e estão até temáticos! Bloco da Crise Européia, da Crise na Construção Civil hahahah
    Agora tem gente que acho que confunde, o carnaval com o halloween hahahahha
    Boa semana!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliana, tb nunca tive padrão carnavalesco, rs... fazia o que tinha para o momento! Mas que eu gostava dos dias de folga, ah eu gostava.
      Bora pular o carnaval na Holanda! Bjs

      Excluir
  12. Sandra, eu tbm nunca fui fanzona de Carnaval. No entanto, quando era mais nova, gostava de ir ver os blocos de rua no interior. Eu quase sempre trabalhei no feriado de Carnaval, entao depois de adulta foram poucas as vezes que sai da cidade. No fim, aproveitava uma SP mais tranquila, e nao reclamava nao rsrsrs Aqui nos EUA eles comemoram o Mardi Gras, que em New Orleans e' onde se comemora com mais tradicao. Achei super bacana as fotos dos blocos por ai, e o pessoal tem coragem de encarar o frio para seguir a tradicao, aqui onde moro eles nao fazem nao rsrsrs Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu era fã dos dias de folga e só! rs... Felizmente nunca precisei trabalhar no carnaval. Aqui terá festa de carnaval na próxima semana! Mas é o que sempre digo: se vc for esperar o tempo melhorar para fazer alguma coisa, acaba não fazendo nada...rs... o inverno é longo!! Bjs

      Excluir
  13. Sandra!
    que legal saber mais da cultura por aí...
    Olha eu quando crainça e adolescente adoravaaaa o carnaval daqui (Brasil) e depois parei de curtir...
    Mas o ano passado e este ano voltei a curtir, pois a Valentina esta saindo nos bloquinhos... ai lindinha! este ano saiu de Emilia...
    E foi uma oportunidade de rever varios amigos... esta sendo muito bom!
    beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vc está aproveitando este momento com a Valentina!!! Deve estar sendo ótimo mesmo pra vocês. Aproveite! Bjs e até a volta :-).

      Excluir
  14. Nossa, nesse quesito também nunca fui muito brasileira... Nunca fui muito chegada no carnaval não, a não ser pelos dias de folga e descanso (quando não tinha plantão!) que ele proporcionava. O daqui até que eu gosto! Tem pra todos os gostos, inclusive para as criancinhas!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa, nem sambar eu sei...rs... então eu tb deixo a "brasilidade" de lado neste quesito...rs... Aproveite pra ver o carnaval de Basel, pois ele é bem tradicional aqui na Suíça! Bjs

      Excluir
  15. Salut Sandra!As fotos complementaram a ideia/tema do post em absoluto, ótimo mesmo! Carpe Diem!!!

    ResponderExcluir
  16. Eu tb nunca fui carnavalesca. Mas achei engracado ver os europeus fazendo a festa nas ruas. Aqui tem um carnaval sim, mas acontece no verão, pq nesse frio ninguém merece.

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Sandra, sabe que eu gosto mais deste tipo de carnaval do que o nosso no Brasil?

    Essas máscaras de madeira sao incríveis, nao?


    Bjos

    ResponderExcluir
  18. Hehehe, faz lembrar um típico desfile de Carnaval em Portugal, tal e qual! A verdade é que o frio não permite grandes extravagâncias e lá em Portugal, apesar de fazer menos frio do que na Suíça, fevereiro é um mês bastante "agreste".

    Aqui na Suécia não se celebra o Carnaval mas em compensação há o fettisdagen, que é um dia em que se come um bolo especial, o semla. Muito careta, mas melhor que nada kk :)

    Beijos!

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...