20.1.13

Aprendendo português

Semanas atrás Muito antes do Natal, marido chega em casa com uma sacola com três livros dentro: todos para o aprendizado da lingua portuguesa :-). "Wow", pensei eu. Agora sim ele está com coragem vontade de aprender o português :-).


Português para iniciantes
As semanas se passaram...

Você já começou a estudar português? Nem eu.

Marido tem preguiça, já vi tudo. Na escola ele teve aulas de francês, mas como ele odeia não gosta do idioma, o francês entrou por um ouvido e saiu pelo outro, segundo o mesmo. Tem muito suíço que aprende a falar português bem e relativamente rápido porque já tem conhecimento do francês, então o caminho fica menos penoso mais fácil.




A vantagem é que ele tem uma ótima memória (e poderia aprender até rápido se quisesse) e lembra de palavras que eu, somente uma vez, ensinei a ele. Ele usa a palavra certa no contexto certo. As vezes eu levo até um susto, rs...

Ele já aprendeu a reclamar dos "lerdos": "Anda, vamú, lerdo"!
Quanto acha algo bonito, ele diz me imitando: "Nossa, que fofoooooooo"!
Quando ele precisa repetir algo que eu não escutei direito: "Nossa, você tá surda"?  hehehehehe.

As vezes eu acho que ele pensa que vai aprender o português por osmose, hahaha. Eu não acredito naqueles métodos do tipo "aprenda inglês/português/chinês/alemão em 100 horas :-), ou dormindo, rs..

Tem que sentar e estudar, fio!

E eu continuo ralando para melhorar o meu alemão :P.

32 comentários:

  1. Sandra aqui em casa é igual, tomo cada susto que as vezes até acho que ele sabe portugues fluente e ta rindo escondido da minha cara.
    Ele ja fez aulas de portugues aqui mas não deu certo e a coragem dele pra estudar tbm não foi suficiente.
    Sei não Sandra acho que só na hora do aperto mesmo que a gente decide rapidinho aprender a lingua.
    Bjoss e otima semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Renata. Eu preciso mais do que ele aprender alemão, afinal aqui onde moramos não se fala português, rs... mas ele chega lá :-). Bjs

      Excluir
  2. Mas, coitado!, português não é uma língua fácil de se aprender.
    Muita sorte para o aluno!
    ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é fácil mesmo Karine!! Boa sorte pra ele e pra mim :-). Bjs

      Excluir
  3. Sandra, (saudades de você!) aprender o português para quem não suporta o francês é difícil. Se soubesse o frances eu até arriscaria uma certa cartada na "osmose", mas do jeito que está vai ter que estudar messssmo.
    É bom. Dá uma aceleradinha nos neurônios, rs...rs.
    Prazer em encontrá-la.
    Beijos
    Manoel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manoel!! Pois é, tô de volta!!
      Ele vai estudar sim, no ritmo dele, mas vai...rs... Aprender nunca é demais né?! Boa semana ai pra você!

      Excluir
  4. Concordo, Sandrinha. Seu amado tem que se dedicar ao estudo do Português, senão nosso idioma não vai entrar na caixola dele...
    Mas veja o lado "positiv": ele comprou os livros, já é o primeiro passo ;)
    Agora eu fiquei aqui me perguntando porque todo livro de português als Fremdsprache tem uma mulher com cabelo sarará na capa... kkk.
    Bjim
    Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahah... essa é a pergunta que não quer calar Márcia, rs...
      Pois é a compra dos livros já é um passo sehr wichtig né!? Bjs

      Excluir
  5. Hahahaha Sandra! Que legal!! Olha, eu percebi um iniciativa do seu marido hein? Acho que só falta "aquele" empurrão já que os livros ele já tem, hihihi.
    Adorei as palavras que ele já sabe, haha!!! Esses gringos sao uma figura!!
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tacia, pois é, a iniciativa já começou com a compra dos livros né?!O empurrão eu acho que vou ter que dar, rs...! Bjs

      Excluir
  6. Sandra morri de rir com as frases dele, a melhor foi o vamu lerdo...rsrs. Para quem nao gosta de frances talvez o portugues vai ser um pouco dificil de aprender ja que sao um pouco parecidos. Mas boa sorte ai pro seu marido.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Monique! Aos pouquinhos ele vai aprendendo... Bjs

      Excluir
  7. Pois é Sandra. Tem que estudar mesmo!
    Eu estou vendo isso com o francês. Se eu não pegar de jeito não vou aprender direito nunca.

    Achei engraçado ele falar "que fofoooo!!!". Fiquei imaginando a cena.

    Eu não consigo estudar sozinha, em casa. Não tenho concentração para isso. Preciso das mensalidades para pagar e do professor para me incentivar.
    Se ele tiver disciplina, ele consegue.

    Bjs,
    Elvira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elvira eu sou como você: tb preciso de estímulo externo para aprender um novo idioma, não sou disciplinada e sozinha não consigo progredir muito :-(. Eu ajudo um pouco meu marido, mas saber português é uma coisa, saber ensinar é bem diferente. Bjs

      Excluir
  8. E tem a professora em casa, ne? Deveria ser mais facil... hehehe..

    E ri ao imaginar seu marido falando "ai que fofooo"... hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luana, eu falei pra ele que se ele dizer "ai que fofooo" no Brasil, vão achar que ele é gay, rs... Só mulheres falam assim...rs... Bjs

      Excluir
  9. rsrs, mas é mesmo dificil estudar em casa, tem que ter mt disciplina Sandrinha. Tadinho, chama ele de preguicoso nao :-)


    meu marido faz curso aqui, de portugues, nao é la essas coisas, uma vez por semana é mt pouco, mas até que se vira qd ta na casa da minha mae... so nao entende mt, a gente fala mt rapido e todo mundo junto, ele fica doidinho, coitado :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nina...hahahaha... tadinho mesmo, ele não é preguiçoso não, mas essa já é a segunda leva de livros que ele compra...rs... e eles acabam ficando na estante. Como ele não quer ir para a escola, vai tentar aprender sozinho e com a minha ajuda :-). Bjs

      Excluir
  10. Aqui em casa tá parecido. Ele ainda não chegou no extremo dos livros mas todo dia diz q quer aprender.
    Acho q vou comprar uns livros pra ele pra ver no que da.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liza, querer aprender já é o primeiro passo né?!
      Quem sabe se vc comprar os livros ele se anima?! Bjs

      Excluir
  11. kkk queeee fooofo hahaha, mais é bom que aos poucos ele vai aprendendo beeijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fofo né?!
      Aprende sim, mas é preciso persistência e paciência.

      Excluir
  12. "ai que fofoooo" Hehaheahae! Boa sorte nos estudos pra vocês! :)

    ResponderExcluir
  13. Bah,Sandra,alemão é muito difícil,tentei durante um semestre no Instituto Goethe e chutei o balde,cada palavra enorrrrme..vc faz aulas aí de alemão? Acho que a gente só aprende estando em contato com o idioma 24h,como vc,do contrário,demora séculos pra aprender direito...fluência é algo a ser conquistado,né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Madi! Alemão é difícil mesmo, mas dá pra aprender sim!!! Pena que você desistiu :-(. Concordo que o contato com o idioma no dia a dia ajuda se você QUISER aprender. Conheci uma pessoa que mora aqui há oito anos e não fala quase nada de alemão!

      Excluir
  14. Amei o "tá surda"? O meu fala:"bora mi filha!!!" quando eu demoro demais,kkkkkkk!

    ResponderExcluir
  15. Sandra, eu fiquei imaginando o seu marido te imitando no que fofo hahaha minha imaginação é fertil rsrsr Ele deu o primeiro passo, daqui a pouco ele dá o segundo e começa a "pegar firme" nos livros ;) Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha, falar que fofo é fofo demais :-).
      Livro é o que não falta aqui Aline, essa já é a segunda leva de livros que ele compra, rs...

      Excluir
  16. Sandra, se eles querem eles aprendem...


    Bjos

    ResponderExcluir
  17. O meu comprou livro de português quando nos conhecemos, isso já há mais de 4 anos... Acho que ele nunca passou da lição 3!!!
    Mas agora ele parece estar mais motivado (a pressão de ir ao Brasil e visitar a minha família pela terceira vez), comprou um outro livro e está avançando lentamente...
    Mas confesso que não tenho paciência! Outro dia ele queria saber o que era "cartório". Que coisa mais inútil para um turista!!! Nem eu sei direito para que serven só usaram por mim quando nasci, e depois fui pedir uma certidão de nascimento para casar... Só isso...

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...