14.12.12

O Natal vem ai

Todo o ano eu penso em fazer minha própria decô de Natal, mas ai os dias passam e eu acabo usando os mesmos enfeites, ou seja, tudo o que eu já tinha e que foi comprado pronto :-(.


Na entrada de casa, saudando o inverno...

Mesmo assim, não gosto de deixar a data passar em branco e enfeito um pouco a casa por dentro e por fora :-).




 A tradição por estas bandas, manda que se compre um pinheiro de verdade e enfeite-o somente no dia 24. Muitas famílias suíças seguem essa tradição, mas como eu não tenho paciência para essa espera toda, no dia 6 de dezembro, que se comemora o dia de São Nicolaus, monto a árvore, que obviamente é artificial.







Por aqui, a política da boa vizinhança pede que se ofereça algum agrado para o vizinho no dia 24, algo bem simples, mas que tenha sido feito por você. Ano passado ganhamos amêndoas carameladas, geléia de manga e biscoitinhos natalinos, dos vizinhos mais próximos. Eu fiz brigadeiros, coloquei em uma caixinha e dei de presente. Esse ano não sei o que fazer, mas não posso quero repetir os brigadeiros. O que fazer? Aceito sugestões :-)

Embora não tenha problema, se todo ano você oferecer os biscoitinhos natalinos (aqui chamados gützli), mas sinceramente: eu me atrapalhei toda fazendo as bolachinhas :-(. e comprá-las prontas, para dar de presente, não "pega bem".


A comemoração natalina na Suíça é bem simples. Não se preparam muitos pratos, como estamos acostumados no Brasil, e o jantar de Natal também não é servido a meia noite. Normalmente se janta no horário "normal": sete/oito horas da noite. A troca de presentes é feita no dia 24 logo após o jantar e no dia 25 se almoça também com a família.

É nesta época que a saudade do Brasil aperta, onde está a minha família e os amigos queridos que sempre dão um jeitinho de passar na sua casa para te dar aquele abraço de FELIZ NATAL.

25 comentários:

  1. ADOREEEEI a preparação.. aqui em casa não fiz nada :/ E nem sei como montar, acho que não estou em clima natalino! :/

    Natal pequeno é estranho para mim, mas vivi isso quando estive na Austria. Foi bem reservado e quase como você descreveu que é por aí!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nadja! Eu acho que o Natal na Europa em geral é bem reservado, bem diferente do Natal brasileiro, que é uma festa só :-). Bjs

      Excluir
  2. Sandra adorei sua decoração!!! Natal é o que a gente faz dele e o importante é estarmos junto de quem amamos, né? Essa saudade do Brasil tambem bate em mim, de ir filar a comidinha dos vizinhos depois da ceia e dar um abraco apertado nos amigos queridos, mas a vida é feita de escolhas, né?!

    Ah pq vc nao faz beijinho de coco esse ano? É facil e bem brasileiro tambem ;)

    Beijinhos e fica bem!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Liza, o mais importante é mesmo a companhia, independente da data :-). É que nestas datas festivas a gente fica mais sensível mesmo né!?. Adorei a dica dos beijinhos!! Vou pensar, obrigada!!

      Excluir
  3. Sandra, acho você bastante prática e objetiva. Gostei muito da sua decoração de natal e tenho certeza que seu coração brasileiro vai alegrar o pessoal aí. Sei que é tudo diferente, mas a Sandra é a mesma. Com esse negócio de internet o Brasil ficou tão pertinho que nem dá para ficar triste. Use sua criatividade e adapte uma alegria brasileira por aí.
    Um abração
    Manoel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tens razão Manoel: hoje com a internet tudo ficou mais fácil e próximo. Com o meu blog, por ex, sinto-me próxima de algumas pessoas que só conheço virtualmente :-). O Natal está no coração da gente e isso basta! Abs!!

      Excluir
  4. Sandra!
    lindinho seus enfeites de Natal... e realmente Natal no Brasil é uma animação só né, pelo menos na minha familia, todos se reunem, festejam, trocam presentes... bom, nao vejo a hora de estra por lá!
    E para ir ao Brasil esta dificil???
    Bom sobre as suas bolachinhas, menina ficaram super delicadas, ameiii!!! e estao com caras de super gostosinhas!!!
    Beijos flor e um FELIZ NATAL... e um 2013 cheio de emoçoes!!!!
    Acho você uma menina doce e muito educada Sandrinha!!! retribuindo o elogio que você me fez... e é isso que você transparece... adoro estar aqui com você e compartilhar nossas experiencias...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!! As bolachinhas não são minhas não...rs.. peguei a foto em algum site por ai, rs...
      Obrigada pelas palavras!! A gente vai se encontrando ano que vem :-). Bjss

      Excluir
  5. Sandra,se eu morasse aí passaria a maior vergonha com os vizinhos pois sou um desastre na preparação de qualquer quitute,em geral compro tudo pronto,mas vc falou que não pega bem pra presentear,né?Eu sou zero em habilidades domésticas e manuais,fico pensando o que faria se estivesse aí,tendo que dar um presente simpático made by myself, então me lembrei de uma faxineira muito louca da minha mãe que me ensinou a fabricar embalagens diferentes pra presentear coisas comuns e encher os olhos de quem recebia.Era assim: a gente comprava qualquer coisa pronta mas com cara de "feito em casa"(bolos,biscoitos,panetones,etc.) e caprichava na embalagem,com desenhos,recortes de revista,penduricalhos coloridos,enfim,o bolinho da feira ganhava uma "roupinha transada" e quem recebia achava o máximo,pois parecia realmente que tudo era personalizado e tinha sido feito por nós..só que não,né?
    Pra quem não sabe cozinhar(que não é o teu caso),é um truque beeeem bom e fácil de agradar..Tenho certeza de que vc vai arrasar com seus dotes,e não vejo problema algum em repetir os brigadeiros,afinal, eles não têm isso aí,né?
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Madi, adorei a dica das embalagens!! Fica uma coisa bem personalizada mesmo né :-). As habilidades manuais fui descobrindo aos poucos, como aqui é tudo muito caro, tem sempre que tentar um DIY. Bjss

      Excluir
  6. Oi Sandrinha!
    Eu me apaixonei pela bonequinha com blusa de coração e chapéu de cogumelo que fica ao lado da sua árvore! Adoro tudo que tem coração!!! Fofa sua decór!
    Na Alemanha também existe essa tradição de pinheiro fresco em casa. Quando eu sugeri comprar uma árvore desmontável, levei um - NEEEEIIIINNNN do tamanho do planeta kkkk.
    Mas sabe que na minha casa nova eu vou decorar um pinheirinho de verdade ao invés de comprar uma árvore desmontável? Gostei da frescura ;)
    Sandrinha, as épocas festivas fazem o coração de quem imigra bater apertado... As festas no Brasil são muito agitadas, alegres, amigo secreto, risaiada, abraços fartos... Isso chega a dar um nó no coração de quem está longe. E de quem não terá sua presença aqui no Brasil também. Imagino a saudade que sua família sente de ti.
    Que tal passar o Natal de 2013 em Sampa???
    Aí fica todo mundo feliz!
    E dale rabanada!!!
    Bjim querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa bonequinha é mesmo uma fofa né? Quando eu vi me apaixonei e comprei :-). Decore sim sua casinha Marcia, do jeito que você gostar!!! A gente tem que fazer as coisas por nós e não pelos outros né? O pinheirinho natural tem a vantagem de deixar a sala bem perfumada!!!!
      O Natal aqui é bem intimo mesmo, mas também não deixa de ter a sua beleza. É uma festa de família e para a família! Nada de exageros, nada de desperdícios, esse lado eu gosto muito. Mas que as vezes dá uma saudade da nossa brasilidade, ah, isso dá :-). Bjsss

      Excluir
  7. Feliz Natal!!
    nao queriamos fazer esse ano o natal aqui em casa,mas como ainda estamos imobiliando,vai ser na casa da sogra msm.
    tb moro em Zurique e fiquei mto feliz em achar o seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Honey!! Apareça mais vezes por aqui! Vou lá visitar o seu blog também. Te desejo um ótimo Natal!! Bjss

      Excluir
  8. Da tantas saudades do natal no brasil, ne? eu e Maridon vamos passar sozinhos, com os gatos! hahaha

    a gente nao anima de arrumar a casa, nao coloquei nenhum enfeite...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luana, os gatinhos serão também uma boa companhia pra vocês :-). No quesito arrumação da casa para o Natal eu sempre me animo :-). Bjs!!

      Excluir
  9. Eu adorei o papai noel subindo pela casa rsr acho que a decoração de natal tem que ser bem pessoal independente de tradição, eu tbm não me apego em datas não faço qdo tenho vontade e é logico que no mes de dezembro :)
    Então Sandra qdo a lembrancinha pra os vizinhos é realmente complicado mas por aqui eles presenteiam e acendem mtas velas essa época pois é aconchegante agora no inverno e barato tbm, fora isso não vem outra idéia na minha cabeça.
    Qto a saudade essa época pra mim é a pior.
    Bjosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renatinha, eu tenho vontade de criar alguma coisa, mas não tenho tantos dotes manuais assim...rs... Esse foi o primeiro ano do Papai Noel subindo pela casa...rs.. Sempre vejo velas lindas em algumas lojas, mas marido tem pânico de velas, então nem me animo para comprá-las...rs... no Natal ele abre uma exceção e acendemos uma vela durante o jantar :-). Bjss

      Excluir
  10. Acho que essa epoca e a pior pra gente que vive longe da familia, como a saudade da minha familia aperta nesses dias. Mas eu gostei do jeito suico de comemorar o natal parece menos doido do que o que vejo por aqui. Uma ideia pode ser voce comprar umas forminhas para chocolate e a barra para derreter e fazer uns bonbonzinhos "personalizados", da um pouco de trabalho mas nao e muito dificil.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monique, eu também gosto do jeito natalino suíço: sem esse consumo desenfreado que eu sempre via no Brasil :-(, claro que eles consomem, mas são bem mais comedidos. Obrigada pela idéia dos bombons :-). Bjs

      Excluir
  11. Linda a decoração de Natal da sua casa! Eu não tenho absolutamente nada ainda aqui em casa, dois anos aqui já e nenhum enfeitezinho.... Vou deixar pro ano que vem. Mas muito interessante saber um pouco mais de como os suíços comemoram o Natal, afinal marido e eu somos brasileiros :) E é verdade mesmo: exatamente nessas horas que a vontade de estar com a família aperta! Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa, enfeita a casa sim, ajuda a entrar no clima do Natal :-). A comemoração suíça é bem singela, você mesma já escreveu sobre a simplicidade deles né?! Então é bem assim mesmo, rs... Bjs

      Excluir
  12. Acho divertido quando vejo um papai-noel pendurado, ou subindo pela canalização em direção ao telhado; outro detalhe muito fofo da sua decoração, foram os "bichinhos" iluminados no jardim coberto de neve. E que venha o natal... :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse ano foi a "estréia" do papai noel :-), eu acho essas coisas bem fofas! É o meu lado criança que aflora nesta época do ano :-).

      Excluir
  13. Oi Sandra! Ha qto tempo esta morando na Suiça? qual a Dorf que vc mora?
    Conheceu seu marido no Brasil?

    Tambem sou casada com um Suiço achei seu blog muito por acaso e estava aqui lendo.

    Voces tem filhos? desculpa tanta pergunta hahahaha

    Patricia

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...