2.10.12

Será o Brasil a bola da vez?



Está todo mundo dizendo que o Brasil está vivendo um boom econômico, mas eu, aqui de longe, ainda tenho as minhas dúvidas quanto a isso.

Claro que muita coisa melhorou, o desemprego diminuiu, aparentemente houve redução da pobreza e da desigualdade social e mais gente está tendo acesso a produtos que antes seriam inimagináveis, isso porque ficou mais fácil obter crédito. Mas outras coisas ainda caminham a passos lentos, como a educação que precisa ser melhorada, a corrupção e a violência que precisam acabar, a carga tributária que precisa ser urgentemente revista e etc...

Tempos atrás, fui em uma pizzeria aqui em Zurique com o marido e uma amiga dele, e conversa vai, conversa vem, na hora de fazer o pedido da pizza, o garçom me pergunta: "você é brasileira né"? "Sim, sou. Como você soube?". "Reconheci o seu sotaque, porque conheço São Paulo". (meu celular tocou momentos antes e ele me ouviu falando em português).

E ele ainda completou: "Você sabia que em 2025 São Paulo estará entre as cinco cidades mais ricas do mundo? E eu estarei lá". risadas. O garçom era português. Bem informado o rapaz...

Juro que por um momento eu também pensei que eu poderia estar em SP lá em 2025, de repente imaginei que poderíamos sim viver em uma sociedade mais nivelada, em que a renda fosse mais bem distribuída. Não haveria mais quase nenhum mendigo (porque tem gente que mendiga porque quer), ninguém passando necessidade, sensação de segurança... ai eu sai do transe e percebi a minha utopia...

Muita gente está apostando no Brasil. Recentemente li essa reportagem no deutsche welle, um site alemão, sobre o aumento do número de casamentos entre brasileiras e estrangeiros no Brasil, e que muitos desses casamentos seriam de fachada, somente para que o estrangeiro pudesse conseguir o visto de permanência e viver legalmente no Brasil. O Ministério Público e a Polícia Federal estão investigando e averiguando e visitando casas quando há suspeita de que o casamento é de fachada.

Eu sei que o Brasil é altamente burocrático para conceder vistos para estrangeiros. Para aqueles que tem uma profissão e querem trabalhar no Brasil é super difícil conseguir um visto. Muitos acreditam que o caminho mais rápido seja casando e tendo um filho, rs... foi assim que o Ronald Biggs conseguiu a permanência dele no Brasil, mesmo sendo foragido da Inglaterra.

Vi no FB um vídeo, com uma reportagem do Fantástico, que mostrou que pessoas no Brasil estão mesmo vendendo casamento. As mulheres pedem de quatro a quarenta mil reais para se casarem com um estrangeiro que queira ganhar a permanência para viver no Brasil.

O link com o vídeo é este aqui.

Será o Brasil o novo Estados Unidos? A terra das oportunidades, o novo eldorado? Daqui há alguns anos saberemos.


33 comentários:

  1. Oi Sandra, sera que o Brasil eh tudo isso que pintam? Eu não sei não... Acho que existem mudanças muito básicas que precisam ser feitas AGORA pra que talvez a gente consiga chegar nessa estimativa de prosperidade... Com desigualdade, corrupção e violência eu não sei onde vamos parar! Eu sei que eh clichê, mas eh o que acontece...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também penso que mudanças básicas precisam ser feitas antes de pensarmos em prosperidade e tal. Espero que nas eleições alguma coisa de efetiva seja feita, o povo tem poder pra isso, mas não o usa. Bj

      Excluir
  2. Sandra!
    será?????
    tomara né... torcer... mas acho dificil...
    agora sobre o visto foi novidade pra mim, não sabia disso... que era dificil. Sempre achamos que é dificil pra fora do Brasil, nunca pensei que lá fosse desta forma...
    bom post!
    beijinhos e boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, eu trabalhei com um norte americano, ele era free lancer na empresa, e só conseguiu trabalho lá porque a nossa chefe era canadense e se compadeceu com a situação dele, rs...Ele estava no Brasil por causa da namorada dele - brasileira - que ele conheceu nos EUA. Ele saiu dos EUA e veio para o Brasil ficar uma temporada com ela. Hj estão casados e tal, mas os entraves burocráticos que ele enfrentou no Brasil... não foi mole não. Ficou ilegal até voltar para os EUA. Bjs

      Excluir
  3. Nossa Sandra, confesso que fiquei assustada vendo a reportagem e sinceramente nem passava pela minha cabeça esse tipo de crime acontecia no Brasil. Isso porque nem imaginava o tamanho do interesse de um estrangeiro em obter naturalização brasileira. Infelizmente aqui na Suíça já ouvi muitos casos de brasileiros que compram casamentos com suíços, ficam casados por 5 anos e depois se divorciam. Ambas situações são, na minha opinião injustificáveis.
    Agora em relação ao Brasil ser a bola da vez... Não me animo muito não com esse tipo de notícia, apesar sim do Brasil ter crescido muito nos últimos anos. Há tanto a ser feito e eu acho que enquanto a corrupção não cessar (se é que isso é possível!), não tem muito jeito de ter um verdadeiro crescimento em todos os sentidos: saúde, educação, condições dignas de se viver. É esperar para ver! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa! Também já ouvi causos assim por aqui, mas não podemos julgar né...!?! Eu também tenha lá as minhas dúvidas, não quanto ao crescimento do Brasil, mas sim ao que poderá ser feito de melhorias para o POVO, com esse boom econômico. Realmente, é esperar para ver :-). Bjs

      Excluir
  4. Hum... Vamos como o Freddy Krueger: por partes.
    No geral Sandra, vejo muitas coisas melhorando no Brasil. Desde assentos nos bancos para aguardar o atendimento, políticos presos por lavagem de dinheiro à agilidade na emissão de documentos, tipo passaporte. Sinto que no geral estamos caminhando rumo ao desenvolvimento, mas a passos não tão velozes como deveríamos.
    A burocracia emperra, o sistema tributário trava, a corrupção desmotiva, a falta de segurança amedronta.
    Temos problemas sociais seriíssimos, que embora tenham melhorado consederavelmente depois da estabilidade do Plano Real, ainda não nos passam despercebidos. Seja no sinaleiro das grandes metrópoles ou no meio das plantações de cacau, como eu retratei no blog.
    Vejo o Brasil como o país do presente. Isso aqui está um verdadeiro canteiro de obras, de ebulição cultural e de novas influências. Quanto ao futuro, vai depender do que fazemos agora no presente.
    No que couber a mim, esse meu Brasil vai arrebenta ;)
    Beijos
    Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha, ai Marcinha, tô me acabando de rir aqui do começo do seu comentário!

      Excluir
    2. Márcia, também vejo melhorias, como tudo isso que vc citou e penso que evoluimos muito em alguns aspectos. Mas todo esse processo não aconteceu da noite para o dia, espero mesmo que daqui há alguns anos todos os brasileiros possam usufruir de tudo que o Brasil ainda tem para oferecer. Bjão

      Excluir
  5. Difícil de acreditar, hein? Ainda mais assim tão rápido, em 2025....estamos em 2012! Hm...intrigante. Como a Luana comentou, eu acho que ainda precisam corrgir agora problemas básicos que existem em SP e em todo o resto do país. Desigualdade existe sim, e muita! Corrupção nem se fala...vi algumas campanhas de políticos de SP, e um show de horrores e um circo ao mesmo tempo. E a violência nem se fala...
    Triste demais de pensar assim, parece até que eu não quero que o Brasil cresça, mas a gente que sabe de onde vem, é crítica com o que realmente acontece. Sobre o crime de casamento em troca de visto, eu tava sabendo que estava nesse nível. Que horror. Triste!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tacia, eu tb as vezes tenho medo de parecer pessimista demais, mas as experiências passadas me dão algumas certezas. Espero estar errada. Bjs

      Excluir
  6. Sandra eu queria acreditar tambem nessa utopia de um dia o Brasil ser um pais mais justo e melhor para todo mundo. Mas sou tao desacreditada. Acho que o Brasil ta com um otimo boom economico, mas tenho alguns amigos que comentam que os salarios nao acompanham, tem muito credito disponivel e empregos mas as remuneracoes estao uma vergonha. Acho pavoroso essa coisa de pagar casamento seja la onde for, mas enfim o jeito e esperar pra ver o que acontece e torcer para ser o melhor..rs.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Monique... tenho alguns amigos que estão em uma situação muito privilegiada no Brasil em termos de salário, mas isso não reflete a realidade da maioria. Eu fico passada quando vejo alguns anúncios de empregos no Brasil, pedindo profissionais com X,Y,Z de conhecimentos e oferecendo um salário baixíssimo. Uma vergonha! Bjs

      Excluir
  7. Algumas amigas minhas (umas 4, 5) conheceram gringos aqui na Europa e acabaram voltando com eles para o Brasil, onde casaram. Só um desses relacionamentos terminou. Os outros continuam firmes. Mas, mesmo onde o casamento é de verdade, os gringos tinham também um grande interesse em viver no Brasil. Eles leem essas notícias maravilhosas aqui sobre a nossa economia e decidem se mandar. É compreensível, diante da crise e do desemprego na Europa. Particularmente, tenho um pé atrás com essa euforia toda. Não sei se confio tanto assim no nosso desenvolvimento, principalmente no social. Espero estar errado... ;)
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tenho um pé atrás com todo esse boom econômico que andam comentando. Uma coisa é conhecer o Brasil em férias e outra é conhecer o dia a dia do país. Meu marido mesmo não tem nenhuma vontade de morar em SP (e em nenhuma outra grande cidade brasileira), pra ele a cidade é grande demais, caótica demais, muito trânsito, fora o problema da violência. Pra ser bem sincera eu também já não sei se me adaptaria de novo. Quem sabe daqui há alguns anos... Bjs

      Excluir
  8. acho que só daqui alguns anos! espero também! E a questão de cidadania brasileira para estrangeiros, hoje mesmo vi uma matéria falando que o governo vai facilitar mais! Eu acho que é bom pra todo mundo! :) baci

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla, se o governo facilitar talvez diminua os casos de fraudes nos casamentos. Que o governo facilite a vida de todos os brasileiros também! Bjs

      Excluir
  9. Eu acredito que o Brasil tenha muito potencial e assim como a China, é mesmo a bola da vez! Pra quem tem dinheiro e quer investir. Quem é impresário ganha muito dinheiro com o Brasil, além do turismo que aumentou, mas... Ainda falta muito para o Brasil se tornar rico. Uma questão de mudar a mentalidade das pessoas e dos políticos, enquanto no poder estiver apenas gente querendo se dar bem sem pensar na populacão, todo esse potencial do Brasil vai por água abaixo, pq ainda tem uma montanha separando so ricos dos pobres. Eu acho que a única coisa que mudou um pouco é que antes, só existiam 3 classes sociais (rico, pobre e muito pobre), hoje aos poucos a classee média vem surgindo ou New rich! Como eles gostam de serem chamados.
    Aí, penso: Nesse pick todo que o Brasil anda, a europa só comenta nisso, os europeus investindo acões no nosso país por acreditarem ser o leão da economia nos tempos de hoje eu penso nos anos que estao por vir, me refiro a COPA e as olimpiadas, pq pode até trazer muitos turistas para o país, mas também traz muito prejuízo. A Grecia quebrou depois das Olimpíadas, a Inglaterra também perdeu muito dinheiro, só a China que parece ter se dado bem com as investidas!
    Mas eu preciso deixar de ser pessimista e acreditar mais né? Com fé talvez tenhamos pessoas empenhadas e sabias no governo que possam realmente levar o nosso país lindo ao topo, não só favorecendo aos que já tem, mas oferecendo melhores salários, educacao e qualidade de vida, pq os precinhos no Brasil, estão "pela hora da morte"!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Empresário ganha muito dinheiro no Brasil, mas todo mundo poderia ganhar se a carga tributária fosse mais justa. O que se paga de impostos (e que se sonega deles), poderia ser muito bem usado para benfeitorias no lado social. Quanto ao turismo no Brasil, eu acho que ele ainda é muito primário, espero que a Copa não seja um mico.
      Também gostaria de ser menos pessimista, mas se algo de efetivo não for feito agora, não sei não... Bjs

      Excluir
  10. Eu não sei o que dizer mas ao mesmo tempo não acredito que seja difícil o Brasil chegar lá. Bom,depois do que aconteceu com a economia americana em 2008[ que parecia ser imaginável um país quebrar como quebrou], creio que os países como Brasil tem chance de fazer bonito.

    Fiquei de queixo caído quanto essas histórias de visto.Eu conheço uma moça que era casada com um argentino e ele só se casou com ela p/ montar negócio no BR. Depois que conseguiu a papelada toda e estava legalizado, deu um chute na bunda dela :( !

    Vai ver a gente as vezes subestima o que a gente tem no nosso país, rs..

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Gisley se a gente pensar comparativamente com os USA não é impossível que o Brasil chegue lá, mas pra isso, é preciso investir pelo menos metade do que os EUA investiu - e continua investindo - em educação. Isso pra mim é base de tudo. Bjs

      Excluir
  11. Sandroca

    Feliz com seu recadinho.
    Sdd Master.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  12. Será que fizemos o caminho inverso?!?!hahaha Escutei uma reportagem sobre uma pesquisa feita no RJ, na Rocinha, de que tantas mil famílias (não me lembro dos números) estavam sendo incluídas como parte de classe média alta. Muitos moradores não concordaram porque gente rica não mora em favela. Há que se pensar, o povo tem mais poder aquisitivo mas porque tem crédito fácil e estão se endividando. O consumo aumentou, mas as dívidas foram para as alturas. Juros altos, preços indo pro espaço. Realmente, tem lá quem tire proveito dessa dinâmica toda, mas o o povo é quem paga o pato. Trânsito cada vez pior, transporte público não dá conta de tanta gente e a saúde, onde nem convênio médico particular garante tratamento. Salários, eu realmente tenho minhas dúvidas, parece que baixaram muito já que tem muita gente no mercado de trabalho. Conversando com amigos aqui e acolá, dizem que o Brasil será a Espanha que vemos hoje. Dentro de um contexto geral, na minha humilde opinião, prefiro ficar quietinha por aqui mesmo. Bom, vamos ver...12 anos...ainda tem muita água pra passar debaixo da ponte e como já se dizia antes: O Brasil é o país (só) do futuro! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espanha não, please!! rs....Tenho uma amiga que trabalha em em um instituto de pesquisa social no Brasil e ela me disse que os pesquisadores que vão em favelas, já entraram em cada casa de cair o queixo! É gente que mora em favela por opção, que acaba tendo negócios (excusos ou não) por lá mesmo, prosperam e não saem mais de lá. Tem um mundo que a gente não conhece mesmo! Também, por enquanto, vou ficando por aqui :-). Bjs

      Excluir
  13. Sandra, eu nunca fui ao Brasil nem tenho acompanhado bem o seu desenvolvimento económico... Pelo que já ouvi dizer, e mesmo depois de ler os comentário a este post, há muito caminho a percorrer mas eu espero sinceramente que o Brasil ande em frente e que essa profecia positiva se concretize. Beijo

    ResponderExcluir
  14. Sandra eu te digo de coracåo que gostaria ver o nosso pais no auge algum dia mas... como vc disse tem um longo caminho pela frente, pois mudar a cabeca de 200 milhöes de habitantes nåo e brincadeira.
    Eu acredito sim que economia mudou, as pessoas tem mais acesso as coisas que nåo podiam ter antes mesmo isso tento sido a passos de tartaruga, mas dinheiro nåo e tudo a cabeca da populacåo tem que mudar mto e isso nem consigo imaginar qto tempo vai levar.
    Ouvi algo sobre esses casamentos mas nåo tinha lido afundo como agora,te confesso sim que tenho um sonho em tentar uma vida no Brasil mas nåo sabia que os gringos tbm estavam apelando pra tanto, realmente os papeis eståo mudando.
    Eu juro que gostaria muito de ver o Brasil sem tanta pobreza e criancas na rua acho que todo mundo merece uma vida digna.
    Um bjåo Sandra e otimo final de semana pra vcs

    ResponderExcluir
  15. Sandra quer saber? nem sou tao contra se eles vao para o Brasil, rs, quem sabe assim o Brasil muda mais rápido e para melhor as coisas por lá. Este teu post me fez pensar se nao seria interessante se todas nós que casamos com os estrangeiros vivessemos no Brasil. Alemaes, suicos, americanos, austriacos...imagina o quanto o Brasil já seria diferente...até que nao é má idéia minha amiga, rs.

    Bjos

    ResponderExcluir
  16. Sandra, acho que até 2025 as coisas não mudarão tanto como o portuga tanto espera rsrsr. As coisas estão sim mudando, mas a passos de tartaruga. Aqui no Nordeste, ainda mais devagar. Eu acredito que um dia, mas num futuro bem distante as coisas possam ser diferentes aqui, talvez meu netos poderão vivenciar essa mudança. Sem investimento na educação, investimento profundo, as coisas vão sempre permanecer como estão. O Brasil, na minha opinião, só vai mudar quando os governantes apostarem todas as fichas num sistema de educação de qualidade. Muita gente tá apostando mesmo no Brasil. São Paulo está ficando lotado de Bolivianos, que vivem nas estações de trem...acho isso muito triste. Vamos ver aonde isso vai parar...
    Um excelente semana pra você!
    beijão

    ResponderExcluir
  17. Sandra, nao acredito q nisso nao!! Sempre comento com a minha irma que o Brasil sera o eterno pais em desenvolvimento. Na verdade estara sempre estagnado na mesma situacao! Infelizmente, acho que nao chega la nao! Nao vou dizer nunca, mas acho que pelo menos nesta geracao e na proxima a coisa vai continuar na mesma. Enquanto o Brasil valorizar a falta de educacao de base, todos os outros problemas vao continuar como um ciclo. Triste! Bjss

    ResponderExcluir
  18. Oi Sandra...
    Não conhecia esse espaço. Que bacana! Parabéns pelo blog.
    Abraços, Cíntia

    ResponderExcluir
  19. Eu acho que o mundo está mudando tanto e tão rápido que em 2025 muito coisa não será mais como é hoje!
    A crise na Europa está sendo muito dura com países como Portugal e espanha, a França que ainda não está tão ruim, não sei como fará com tanta pobreza que chega e tantos imigrantes, não tem trabalho para todo mundo, não tem moradia correta...
    Estava falando com um casal de portugueses muito ricos que moram em Paris, eles querem tirar todo o dinheiro que eles possuem em bancos franceses e investir no BRasil, eles que conhecem um pouco do comércio financeiro acreditam que tudo por aqui vai "quebrar" nos próximos anos e que o Brasil ainda está loge dessas ameaças.

    ResponderExcluir
  20. Nossa não conhecia o Ronald Biggs rsrs

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...