23.10.12

Eu e o novo curso de alemão

Estou eu, de novo, às voltas com mais um curso de alemão! Estou fazendo o nível B2 para chegar ao estágio de Goethe, Nietzsche, Kant e outros filósofos alemães, melhorar a gramática, a escrita e para aumentar o meu vocabulário. E eu vou parar no B2 mesmo. Os níveis seguintes, C1 e C2, são para os interessados em cursarem uma Universidade aqui ou em outro país de lingua alemã, o que não é o meu caso.

Embora eu já fale razoavelmente bem (é o que dizem), ainda existem muiiitas palavras que eu não conheço e o idioma alemão não é como, por exemplo, o inglês, em que muitas vezes, uma palavra serve para vários contextos. As palavras em alemão são muito específicas e podem mudar todo o significado de uma frase, sem contar os artigos e as declinações dos adjetivos :-(.


Bom, não vou me estender nas explicações sobre o idioma alemão. O interessante de estar em um nível avançado (tô me achando) é que, em geral, a turma é mais interessada. Nas turmas para iniciantes, as vezes parece que algumas pessoas vão para o curso meio que "obrigadas" - aliás, eu estou pra conhecer gente auto motivada para aprender alemão - porque precisam aprender pelo menos o beabá para poder começar a se virarem :-(.

Este curso é semi intensivo e noturno (2 x por semana, 2horas e meia por dia) e a professora é alemã. Ela morou quatro (ou cinco?) anos no Brasil e lá fez intercâmbio e estudou português - ela fez curso de letras - na USP. Conversamos um pouquinho em português e eu me senti em casa com ela, rs...

Definitivamente, o melhor lugar para aprender alemão, é na Alemanha. A maioria dos suíços da parte alemã, não gostam de falar alemão (hoch deutsch - alemão clássico), o que acaba atrapalhando um pouco os estrangeiros a praticarem o idioma como deveria.

Mas, a parte disso, uma das coisas que eu mais gosto no curso, é o contato com outras culturas e o aprendizado que vem com elas. Neste curso tenho colegas da Eslovênia, Eslováquia, Itália, Espanha, Peru, Síria, Moldávia (nem lembrava que este país existia) e Ucrânia. Por enquanto o grupo está legal e nenhum mala, até o momento, foi identificado :-).

O curso dura até o final de março e até lá, terei muito Hausaufgaben (lição de casa) para fazer. Se eu sobreviver, volto aqui para contar :-). Bis bald (até logo)!

29 comentários:

  1. Uma das coisas que eu mais gosto do curso de ingles e o contato com pessoas de paises e culturas diferentes, acho tao legal essa diferenca toda. Morri de rir quando voce disse que ate agora nenhuma mala se manifestou, espero que nem se manifeste porque turma feita por pessoas bacanas e outra coisa ne...rs.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahah, lembrei da sua postagem sobre os malas do seu curso quando escrevi este post :-). Espero que a turma permaneça legal. Bjss

      Excluir
  2. Nossa, eu acho o alemao falado na Suica "terrivel" menina, às vezes eu nao entendo bulhufas :-)

    Mas permaneca firma e forte, vc vai vencer essa batalha e qd se der conta, ja estará lendo em alemao! ehhhhhhhh!!!

    ps. eu tenho dificuldade demais com palavras novas, acho que to ficando velha, sinto que estacionei :-( acho meu vocabulario mt pobre e me sinto uma burra alguamas vezes, mas eles entendem, alemao é bem dificil mesmo, mas eu acho TAAAAO bonito...

    Boa sorte querida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Nina! Eu até já li um livrinho em alemão e tenho mais dois para ler, sendo um recém iniciado, mas confesso que as vezes me dá uma preguiça de deutsch... affff..., mas eu não posso desanimar :-). Bjsss

      Excluir
  3. Ehhhh!
    Viva o hoch Deutsch da Sandrinha!
    Parei o curso no B1. Estou aqui numa peleja danada pra não esquecer o alemão, Sandrinha...
    Bom estudo, viel Spass, que o curso seja super divertido com essas nacionalidades todas ao seu redor!
    E que em breve você leia todas as belas obras do Goethe auf Deutsch! Pensa que elegância?
    Bjim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcinha! Wo warst du denn? :-)? Que bom que você esta fazendo força pra não esquecer o alemão! Vale a pena correr atrás, afinal, vc. já foi tão longe, que seria um desperdício deixar de lado o que já aprendeu. Goethe em alemão? Menos Marcia, menos... rs.. Bjs

      Excluir
  4. Sandroca do meu coração

    ta chique no urtimo rs... sempre foi né?

    Sdd GIGANTEEEEEEEE

    bjokas =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chique nada Belzinha, é a necessidade mesmo :-).
      Saudade de você também. Bjss

      Excluir
  5. Olá Sandra! Muito obrigado pelo comentário no meu blog. Que bom que você gosta do meu espaço. Só nós, blogueiros, sabemos o trabalhão que é fazer cada post, não é mesmo? Estou indo para Zurich no início de novembro visitar um grande amigo. Devo ver as passagens nesta semana. Na suíça só estive em Lugano até agora... lindissima! Fiz um post, você chegou a ver? Deixo aqui pra você. Prazer em conhecê-la! Gostei bastante do teu cantinho aqui também... Abraço!

    http://disegnoamilanesa.blogspot.it/2011/12/o-que-que-suica-tem.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Felipe! Eu espero que você goste de Zürich! A cidade é bem bonita e bem tranquila. Lugano eu ainda não conheço, mas vi a sua postagem agora sobre ela:-). e já deu vontade de conhecê-la. Confinuarei acompanhando as suas postagens. Um abraço!

      Excluir
  6. Eu acho o alemão (língua) sinistra. Parabens por estar tão avançada e sempre querer mais.

    Boa sorte nos estudos!! Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Liza! O idioma alemão é bem complicado mesmo, mas não impossível. Eu ainda chego lá :-). Bjs

      Excluir
  7. Wow, Sandra! Como alemão é dificil neh? Vixi!
    Espero que vc se de bem curso e que nao tenha nenhum mala na sua classe. Hihihihi.
    Beijo e boas aulas! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Tacia :-). Eu também espero pelo mesmo, rs...
      Bjs!!

      Excluir
  8. Sandra, que bom que tá animada com o curso e a galera tá em sintonia...o sucesso da aprendizagem não depende somente de nós, não: bom professor, com boa didática e dinamismo na aulas, são tudo. E que bom que a sua professora conhece o Português porque assim ela é capaz de poder lhe explicar algo com mais detalhes quando se fizer necessário (não que ela precise falar português, mas ela saberá lhe dar melhores referências) sobre algo mais implícito do alemão. Parabéns! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Eliana, eu já tive professores excelentes e outros bem mais ou menos mesmo!! Sim, o fato da prof. falar português é um plus, mas ela foca mesmo no alemão, mas sei que se precisar de uma ajuda a mais, o português pode vir a calhar :-). Bjs

      Excluir
  9. Parabéns, vizinha!
    E thanks por me fazer lembrar que já é hora de aprender novas línguas.
    Na Irlanda eu praticava mais essa multiculturalidade, principalmente com amigos do leste europeu. E sempre ensinava muita bobagem em português para eles... ;)
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não sei ensinei bobagens em português para os colegas...hahahaha. sou tímida demais pra isso :-). Bjs

      Excluir
  10. Oi Sandra!
    lendo seu post até me animeii... estou no A1 ainda... terminando... e como vou para o Brasil e ficarei 2 meses, vou voltar zerada de novo... haja força... Bom pelo menos já entendi tudo que você escreveu em alemão no pots.... rsrsrsr
    Que legal ver você toda animada! isso aí!
    E que bacana a professora falar um pouco de portugues, desta forma facilita alguma explicação né...
    Bom curso!!!!
    beijocasssssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, não desanima não! O começo é mais complicado, depois piora, hahah, brincadeirinha, depois melhora!! A professora não fala "um pouco" de português não, ela fala muiiiiito e muito bem :-). Bjs

      Excluir
  11. Que legal,Sandra,admiro quem consegue aprender alemão.Eu bem que tentei(fiz só um semestre no Instituto Goethe)e desisti,por absoluta incompatibilidade com o idioma.
    Mein Gott!!!! É muito dificil e tem palavras enorrrrrrmessssssss....ahahahahahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Madi, morando por aqui não tenho muita escolha não, tenho que aprender :-). Por mim estaria em um curso de francês, que acho muito mais bonito. Sim, algumas palavras assustam de tão grandes, rs... Bjs

      Excluir
  12. Boa sorte com o curso!!! Considero super importante continuar aperfeiçoando a língua, e tb acho o alemão uma língua muito difícil!!!
    Mas eu conheci umas figuras que começaram a cursar alemão para ler Freud na língua original!!! Mais uma colega que queria aprender a língua pois era fascinada por uma banda alemã... Começou no instituto Goethe de Porto Alegre e foi até o final, todos os módulos, era a melhor aluna, ganhou "prêmios" e depois acabou fazendo uma parte do doutorado na Alemanha! mas fora esses exemplos, realmente não é a primeira língua que a gente quer aprender para desenvolvimento pessoal! Eu não tive muita sorte, meu avô faleceu muito cedo, antes de me ensinar. Minha nunca estudou anos e tem trauma até hoje, não sabe dizer nem uma palavra!

    ResponderExcluir
  13. oi Sandra, que legal que está tao bem no Alemao! meu sonho aprendê-lo! mas ainda tenho que passar pelo ingles primeiro, que é o meu trauma.. tenho facilidade com as linguas latinas, mas o ingles.. ai ai ai.. mas chego la, e um dia chego la pro alemao tbm! parabéns! ah, presenteei seu blog com um selinho, passe lá no Sonhos na Italia pra pega-lo. bju

    ResponderExcluir
  14. Oie Sandra, terei que voltar mais tarde para comentar com mais calma, por hora quero te dizer que tem um presentinho lá no blog pra vc:

    http://vivendolaforanoseua.blogspot.com/2012/10/conteudo-aprovadissimo.html#axzz2AJa4s1ml

    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Sandra que legal esse novo curso, tenho certeza que o fato da prof falar portugues vai te ajudar bastante!
    Se Deus quiser não aparecerá nenhuma mala sem alça e pelos países que vc citou creio que não haverá nenhum choque cultural rsrs.
    Boa sorte, vc tirará de letra:)Bjossss

    ResponderExcluir
  16. Sandra, tudo bom querida?
    Entao voce entrou pro clube de estudantes? Bem vinda!!! Eu sofro bastante com o meu curso, mas provavelmente nao estou no mesmo nivel que voce, sempre acho que vai melhorar, mas continuo com a mesma professora preconceituosa e chata.
    Te desejo muito animo!!! =)

    ResponderExcluir
  17. Sandra, também voltei pro curso esse mês! Apesar de ter feito a prova em março do TELC e ter passado (no nível B2, até parece que sei tudo isso hahah), parei e desde então tenho falado praticamente português só com o marido em casa.... Isso deu uma enferrujada, e como só tinha feito até o B1, voltei agora também pro B2. Acho que uma língua que não é a materna sempre terá algo a ser aperfeiçoado, né?! Aliás, nesse quesito sou mega perfeccionista e quase sempre sofro com vergonha de falar errado... Mas eu, como você, penso em parar por aqui mesmo... Não sei se quero fazer o C1 não.... Até lá já quero estar trabalhando :) Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Olá, em "andanças" pelo google acabei achando teu blog. Entendo muito bem como você se sentiu com pessoas desmotivadas no curso. Eu passo pelo mesmo! Estou no A2, mas sinto que tenho capacidade de avançar mais rápido, mas quando a turma não ajuda... principalmente por que eu faço Integrationskurs, então há espaço pra muita conversa.
    Bom inverno pra você e se quiser dar uma passadinha no meu blog: karinaazevedo.wordpress.com
    Beijos!

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...