21.9.12

Willkommen Herbst, Bem vindo Outono!

Oficialmente hoje, dia 21 de setembro, começa o outono na Europa. Já vi algumas árvores com poucas folhas e outras cujas folhas já estão começando a mudar de cor.

Eu adoro o Outono! Pra mim é a estação mais bonita e aconchegante do ano, pois ainda não está aquele friiiio e os dias ensolarados tem temperaturas agradáveis.

O outono é bom porque...

... a gente se veste confortavelmente sem ainda precisar daquelas roupas pesadas do inverno.



Foto daqui


ps: atenção a partir de agora, cenas fortes, se você está de dieta, sugiro que role a página para o final do post :-(.

... vão chegando aquelas comidinhas de outono/inverno deliciosas, como por exemplo, as carnes de caça, como a Wildschweinfleisch (carne de javali), que é acompanhada de spätzli e rotkraut (repolho vermelho)...



...tem também outra carne de caça, a Hirschen fîlet (carne de cervo).

Foto daqui

... tem ainda Heisse Maroni, que é como a castanha portuguesa. Ela é torrada na hora e vendida em saquinhos nas barraquinhas da cidade.

foto daqui

...começa a venda do suco de maçã concentrado: Naturtrüb/getrübt. Essa é a época das boas maçãs! Esse suco é até marrom de tão concentrado que é. Uma delícia. É encontrado nos supermercados de setembro até mais ou menos o final do mês de novembro.



...chega às confeitarias o Apfelstrudel: do outono até o final do inverno os cafés e as confeitarias servem esse doce maravilhoso. Aberta a temporada da engorda! :-(.



...inicia a temporada das abóboras: os supermercados se enchem delas, de todos os tipos, cores e tamanhos.  A sessão de legumes dos supermercados fica tão bonita cheias de abóboras :-).  No Brasil eu nem ligava para elas :-(, aqui eu compro mesmo para fazer uma lasanha que vai creme de abóbora e frango desfiado e que fica uma delícia. Vou fazer em breve e postar a receita com foto! Ah, tem também um risoto com creme de abóbora que fica uma delícia:-).

Foto daqui

... as confeitarias se enchem de Vermicelles, que é uma especialidade da parte sul da Suíça, mas é vendida em todos os cantões. Eu não gosto porque o doce tem um sabor muito acentuado de castanhas, que são refinadas com manteira, xarope de aguardente, cereja e açúcar de baunilha. Marido é fã e passa todos os finais de semana do outono comendo este docinho sazonal.


Foto daqui
ps2: agora me diz se dá pra se manter em forma, durante o outono/inverno, com todas essas gulodices?


...as cores das árvores ficam maravilhosas! Uma mistura de tons amarelos, laranjas, marrons e vermelhos que enchem os olhos!!








"Eu ando pelo mundo
prestando atenção em cores que eu não sei o nome
cores de Almodóvar,
cores de Frida Kahlo
Cores!"






...além disso tudo, eu fico feliz de saber que a mosquitada vai morrer, rs...

Em breve todas as folhas das árvores cairão e o frio ficará até abril!

Que venha mais um outono na Suíça! Melhor época do ano.

 

33 comentários:

  1. Ai, voce acaba com a minha tentativa de dieta me mostrando tanta comida... =)
    eu adoro carne de caca! adoro mesmo! E outono eh minha estacao preferida, aqui estamos com dias mais frios e com as cores mudando... eu adoro!

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adoro os dias mais frios Luana! Acho tão confortável não ficar suando e transpirando...rs... Bom outono! Bjs

      Excluir
  2. Nossa, eu adoro as cores que o outono traz. Sou de Manaus e isso, nao existe com a gente, entao, fico mesmo ,encantada com os vários tons da floresta aqui. E o sol parece que fica ainda mais bonito, no fim de tarde nao é?

    Que pratos lindos e tao apetitosos vc mostrou aqui. Outono pra mim só me lembra abobora, aqui em casa sempre tem sopinha dela, hhhhhhhmmm, adoro!

    Beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Brasil é muito difícil mesmo "ver o outono". Aqui presenciamos mais as estações. Realmente, abóboras tem por todos os lados, ela é quase que um símbolo do outono né!? Bjs

      Excluir
  3. Também é das minhas estacoes favoritas!! Tudo parece que tem outro cara no outono né?!! Amo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amo o Outono. Quero aproveitá-lo muito. Bjs

      Excluir
  4. Ahhh o outono...uma sensação bucólica, eu diria...realmente fica muito lindo, mas por aqui já esfriou bem e já tirei alguns casacos mais reforçados do armário rs Agora por mim,a gente podia pular o inverno e ir direto do outono pra primavera hahaha Bjs e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outono é mesmo o tempo de recolhimento, a preparação para dias curtos e noites longas. Aqui ainda não esfriou. Bjs

      Excluir
  5. Sandra! estou doida para conhecer o outono daqui... não vejo a hora de ver essa coresnas árvores e provar desses pratos!!!! hummmm...
    que venha o outono!!!!!! pra eu conhecer.... rsrsrsr
    beijosssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que vc vai amoar o Outono Ana... é uma estação lindíssima. Prove algum prato típico da estação sim... é muito bom :-).

      Excluir
  6. Realmente o outono é uma maravilha!!! Lindas imagens!!! beijocas e um doce fim de semana pra vc
    Cantinho da Galega

    ResponderExcluir
  7. Vai ser meu primeiro outono no hemisferio norte, no calendario por aqui ele comeca amanha...rs. Eu to ansiosa, pois olhando as arvores ja vejo tudo mudando de cor e to achando lindo, as comidas nem se falam ne?...rs...To apaixonada pelo Vermicelles so de ler e ver a foto to aqui cheia de vontade de experiimentar...rs...realmente com tanta guloseima e missao quase impossivel manter a forma.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muita guloseima...rs... O Vermicelles eu não gosto, mas as outras comidinhas, ai ai ai...rs... Acho que vc vai curtir o Outono. Bjs

      Excluir
  8. Sandra Sandra vc está impossível mostrando as delícias aqui no blogs hein!!!
    Eu amo a mistura de cores nas árvores, o barulho delas se movendo quando bate um vento,enfim, eu acho uma estação muito chique.
    Adorei a cor da sua jaqueta, ficou uma gata.
    Bjksss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, vou parar de postar comidas...rs... acho que tenho alma de gorda,rs. Aproveite o Outono ai na Suécia, que também deve ser lindo!! Bjs

      Excluir
  9. Ia dizer que a minha favorita é a primavera, mas com toda essa comida aí, vc me convenceu... ;)
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. heheheh... tb gosto da primavera, mas o Outono é a estação das comidas :-).

      Excluir
  10. Eu amo as cores, e odeio o clima outonal kkkk aqui só chove chuva chove sem parar kkkk
    Mas amo as comidas, e amo saber que ai vem neve, curto muito a neve a as brincadeiras que ela me proporciona, mas amo mesmo de verdade a primavera, com todas as minhas forcas.
    bjs linda Bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O outono daqui não é tão chuvoso não, chove, mas não muito. Eu tb curto a neve, mesmo quando ela atrapalha a minha vida. Agradeço por morar em um país frio, pois não gosto do calor :-). Boa semana. Bjs

      Excluir
  11. E começou no dia do meu niver:21 de setembro, q tb é o dia da árvore,lembram?
    Que fotos lindas, o outono é a estação das luzes e das cores mais lindas mesmo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns de novo Madi :-).
      As cores do outono são inspiradoras mesmo. Adoro. Bjs

      Excluir
  12. Adorei ler mais sobre o outono na Suíça, sou carioca e moro na Noruega, e pelo visto Noruega e Suíça tem muito em comum! Também tem carnes diferentes aqui nessa época, tipo prato típico, né? E claro as maçãs! As macieiras estão super carregadas. Castanha assim como você mostrou eu nunca vi vendendo, mas uma coisa que eu simplesmente AMO nessa estação são os cogumelos! Em toda parte se vê cogumelos crescendo. A-DO-RO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcela!! Pelo jeito o outono na Noruega é também muito lindo!! Pois é... esqueci dos cogumelos!! Aqui tem por todos os lados também, até tenho umas fotos bem lindas deles...rs.. Bjs

      Excluir
  13. Oi Sandra! Estou online, e acabei de receber nesse minuto seu comentário no meu blog. =) Obrigada pela visita!
    Olha que coincidência! Minha irmã do meio (somos em 3) também mora em Zurich há 6 anos. Ela se mudou pra aí pois recebeu uma oportunidade e trabalho em um banco. Eu já a visitei, e me apaixonei pela cidade. Tudo lindo! Fomos para Genebra também (mas eu gostei mais de Zurich! =P) e uma das boas lembranças que tenho daí foi um passeio que fizemos de trem acho que chamava Glacier Express. Quantas paisagens lindas, amei! A única coisa que consegui aprender em suíço-alemão foi "Grüezi!", hahahaha!! Ahhh, eu sei falar bonitinho "Bahnhofstrasse". Hihi...ô idioma difícil!
    Que lindas suas fotos! Aqui o outono também começou oficialmente nesse fim de semana. Ai que tristeza! Mal começou o verão (exageroo) e já acabou. =P Mas tudo tem seu tempo, né?
    Beijo, vou passar por aqui mais vezes! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Tacia, que legal saber da sua história com a Suíça!!! Os lugares aqui são encantadores mesmo... Como eu digo sempre, gostar ou não de um lugar, depende da expectativa que vc tem em relação a ele. Já vi gente reclamar que não gostou da Suíça, porque achou que não tinha "nada" pra fazer na cidade. Mas pelo jeito, você soube explorar o país e ter uma lembrança positiva. Esse passeio de trem é lindo mesmo (não fiz ainda, mas fiz um semelhante...rs..) Realmente, o alemão é um idioma difícil, mas a gente aprende...rs...
      Aproveite o outono ai no Texas. Bjs

      Excluir
  14. Sandra, que delícia de fotos!! Olha, eu amo outono!! Amo morar em lugar com as estações definidas e para mim, não há nada mais lindo que o Outono e suas cores, odores e sabores!! Acho que as pessoas ficam masi charmosas coma s roupas de outono rsrsrsrs Bjuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb adoro ter as estações definidas!! E a roupas, ah nem se fala. Adoro!! Bjs

      Excluir
  15. Concordo com você, Sandra! O outono é a estação do ano mais bonita! A primeira vez que pude presenciar o outono foi na Alemanha e me encantei. Logo logo estarei de volta, mas acho que no final de outubro as árvores não estarão mais tão amarelinhas. Eu não gosto de calor e como a minha vida sempre foi um eterno verão no nordeste, amo o outono e curto demais o inverno! Tem gente que não gosta do frio, mas eu amo! Lindas fotos! Ah, e eu a-do-ro comer Maroni! Mal posso esperar pra comer novamente! rsrsrs
    Beijos e uma linda semana pra você!
    Ana (Tudo novo, de novo)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb não curto muito o calor não... adoro o sol,mas odeio passar calor..rs... Com certeza vc vai poder aproveitar bastante o inverno na Alemanha :-). Já já você vai poder comer Maroni!! Bjs e boa semana pra você também. Até mais :-)

      Excluir
  16. Sandra, o outono e a primavera são minhas estações preferidas! Acho que pelo clima mais ameno que elas proporcionam :) Até gosto do inverno, mas aquela escuridão me deixa meio deprê! E o verão eu até que aguento, já que por aqui dá pra meio que prever as poucas semanas de calor quase insuportáveis rsrs....
    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  17. Gosto muito do outono pois deixa as pessoas mais elegantes, charmosas e eu acredito que mais simpáticas,rs! Tb gosto do outono pq vc pode começar a se vestir mais chique sem parecer um esquimó.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  18. Aqui também começou a temporada das árvores coloridas, das abóboras e receitas feitas a partir da abóbora, da cidra de maçã etc. Adoro! Gosto mesmo é do inverno, mas no outono tem o Thanksgiving, meu feriado preferido por aqui e tem o Halloween chegando agora que pra mim nunca serviu pra nada mas agora com filhos vou aproveitar mais. E concordo com a Gisley Scott, o bom do outono é que você ainda consegue se vestir bem sem passar ridículo naquelas roupas ultra pesadas do inverno. Porque botinha de cano longo e salto fino que as mulheres do sul do Brasil usam pra tampar o frio de lá por aqui em Michigan, pelo menos, não servem pra nada. É só garantia certa de tombos homéricos. hehehe... Beijo, adorei as fotos.

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...