17.9.12

Produtos que fazem parte do dia a dia dos suíços

Depois de um tempo morando na Suíça, a gente vai descobrindo os produtos que fazem parte do dia a dia dos locais e aos poucos vai incorporando alguns deles na nossa rotina, embora alguns produtos tenham me parecido, à primeira vista, um pouco "estranhos" ou de sabor esquisito, com o passar do tempo a gente se acostuma com eles e não consegue mais viver sem. Fiz uma seleçãozinha de alguns produtos que estão presentes na maioria das casas por aqui.


Café creme: É muito comum tomar uma xícara de café com esse creminho. Ele é feito a base de leite pasteurizado e deixa o café mais suave. O café daqui é super forte, e eu, pelo menos, não consigo tomar o café puro sem um tantinho de leite ou do café creme. Ele é vendido em embalagens de dose única ou em embalagens maiores.  É super calórico e no começo eu achava que o meu café ainda estava forte e punha duas doses no meu café... arhg!! Agora só uma me basta :-)









Apfel Schorle: Um refrigerante feito a base de suco de maçã. Delicioso, especialmente no verão para se refrescar do calor. A minha marca preferida é a Ramseier, mas há outras marcas disponíveis, mas não tão boas quanto essa :-).











Ovomaltine: Foi uma amiga quem me apresentou o Ovomaltine em creme. Com uma textura crocante, é ideal para comer com um pedacinho de pão ou com um biscoitinho. Um delicioso perigo calórico. Aprecie com moderação!




 




Rivella: É um refrigerante suíço feito com o soro do leite, mas o sabor não lembra em nada o leite. No começo torci o nariz para o gosto, mas agora eu gosto e tomo sempre. O tradicional é o Rivella Rot (vermelha). Tem também o Rivella Grün (verde), a base de chá verde, e o Rivella Blau (versão light). Apesar de ter nomes de cores para diferenciar os sabores, o fabricante garante que é livre de corantes.







Gipfeli: Está para os suíços, como o pãozinho francês está para os brasileiros. O Gipfeli, que nada mais é do que um croissant, é o pão do café da manhã de grande parte dos suíços.







Ricola: É uma pastilha para a garganta. Alivia mesmo aquela sensação de garganta arranhada e há diversos sabores: menta, cranberry, mel e ervas, laranja, melissa, limão, sálvia e etc... Além das partilhas, há ainda uma linha de chás produzidos com as mesmas ervas.





Müesli: Foi um médico suíço, Dr. Maximilian Bircher-Benner, que desenvolveu este cereal quando cuidava dos pacientes no hospital, ao perceber que eles precisavam de um alimento que garantisse vitalidade e energia.  Assim surgia o "Bircher Müesli", um produto a base de flocos de aveia, frutas e frutas secas. Ele pode ser comprado seco, ou já pronto junto com o iogurte. O nome do médico, Bircher, é usado até hoje para nomear este produto.





Molhos prontos: Para temperar carnes, saladas, massas, tem uma infinidade nos supermercados. É muito prático, mas alguns molhos eu não gosto. Já comprei o molho carbonara, porque estava com preguiça de fazer um, e acabei com a minha massa. Achei simplesmente horrível o sabor. Os meus preferidos são os molhos Café de Paris, Kraüter e Béarnaise. Uma mão na roda :-).






 E ai onde vocês moram, quais são os produtos "diferentes" que estão presentes no dia a dia de vocês ou dos locais? 



35 comentários:

  1. OLÁ VIM CONHECER TEU BLOG E É MARAVILHOSO JÁ ESTOU TE SEGUINDO
    BEIJO NO CORAÇÃO!!!....._.;_'.-._
    ...{`--..-.'_,}
    .{;..\,__...-'/}
    .{..'-`.._;..-';
    ....`'--.._..-'
    ........,--\\..,-"-.
    ........`-..\(..'-...\
    ...............\.;---,/
    ..........,-""-;\
    ......../....-'.)..\
    ........\,---'`...\\
    .....................\

    ResponderExcluir
  2. Sandra,esses produtos prontos são uma mão na roda mesmo,mas super calóricos,né? Eles são ricos em sódio,os molhos então,só de vez em quando,melhor fazer em casa, muito mais saudável.
    De todos os que vc citou,tem um que sou fã: o Müesli! Tem aqui, adoro com iogurte, e ainda pico umas frutinhas vermelhas e misturo tudo, fica ótimo e "sustenta".Falando nisso,aquele Ovomaltine pra passar no pão me deu água na boca, nunca vi aqui, só o pó,pra misturar com leite, mas tem aquele Nutella (perigo!!!)que eu amo..Ai meu Deus, como vc consegue se manter com todas essas delicias aí? E ainda tem os queijos, q vc nem citou..se eu morasse na Suiça, seria uma baleia,com certeza!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Madi, eu procuro não consumir muito esses produtos semi prontos, mas as vezes eles salvam a gente :-). O ovomaltine é um produto suíço - só descobri isso aqui - e em creme é vendido somente em pouquíssimos países :-(.
      Pois é, pra se manter "magra" só caminhando muito nas montanhas daqui...haja montanhas..r.s..

      Excluir
  3. Eu quero tudo, aliás só despensaria os molhos prontos! Aqui também tem, mas eu evito ao maximo, muito corante e o molho feito em casa é mais gostoso, mas naqueles dias de pressa eles salvam a lavoura, né??
    Eu queria muito experimentar todos os produtos (o ovomaltine a gente tem no Brasil, entao eu sei o gosto), mas de todos esse refrigerante foi o que me deixou mais curiosa pq deve ser uma delicía... Hummmmmmmmmmm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb sou fã do refrigerante Rivela, não acho tão pesado como, por exemplo, a coca cola. Adoro!!

      Excluir
  4. Sandra, que interessante!! Adoro aprender sobre os produtos de outros paises. Eu tambem tinha dificuldadde para alguns sabores quando mudei para o EUA, mas hoje muitos deles passaram a fazer parte do meu dia a dia! Aqui tambem temos o Ricola e o creme para o cafe. Eu nao bebo cafe, entao nem sei o sabor deste creme, mas sei que marido adora!! Fiquei com uma vontade deste ovomaltine em creme rsrsr Eu usaria para fazer um leito com chocolate rsrs Eu adorava usar o ovomaltine em po no Brasil!! (desculpa a falta de pontuacao, estou no computador do trabalho)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Ricola é uma empresa suíça, mas como o mundo está cada vez mais globalizado, a exportação dos produtos também faz parte do businnes da empresa. Ovomaltine é tudo de bom. Eu adorava o Milk shake de Ovomaltino do Bob's. Bjs

      Excluir
  5. Saudades de Rivella e Ricola! Aqui tem Ricola, mas só compro de vez em quando...Um produto que eu AMAVA quando passei 3 meses trabalhando em Genebra era o iogurte de avelã. Não me lembro da marca, mas era SUPER cremoso, vinha em um potinho de vidro (que eu achava um charme!) e juro pra vc que o sabor lembrava Nutella. Quando descobri esse iogurte, passei a tomá-lo TODO SANTO DIA no café. Na verdade, todos os iogurtes que provei na Suiça eram bem gostosos, cremosos, e super saborosos. Não tinham consistência de "pudim/gelatina" que nem iogurte aqui nos EUA e nem eram aguados com sabor artificial que nem no Brasil.
    Aqui eu quase nunca compro os produtos do "dia-a-dia" de americano (tipo manteiga de amendoim, leite achocolatado, cereal, etc). É tudo muito processado e com muito açúcar...mas confesso que ADORO a praticidade de vários produtos americanos: acho o máximo o espinafre que já vem limpinho na embalagem, a cenoura que já ralada, etc. É uma mão na roda!
    beijinhos e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helen, eu acho que conheço o Iogurte que vc citou: é o da marca Emmi e vem em potinhos de vidro. Agora no outono/inverno tem o sabor sazonal de caramelo que é uma delícia. Realmente os iogurtes suíços são maravilhosos, sem comparação!!
      Tb adoro a praticidade de algumas coisas, principalmente do espinafre que já vem pronto!!! Uma mão na roda :-). Bjssss

      Excluir
  6. Olha, algumas dessas coisas tem aqui na Alemanha também, outras eu nao conhecia... Lembro que quando era crianca lá em casa se tomava muito dos chás da Ricola!! Os nossos preferidos, bem geladinhos no verao! Hoje em dia nao existe mais pra vender por lá (meus pais moram na divisa com o Paraguay), aqui eu fui rever e matar as saudades. E esse molhos sao mesmo uma mao na roda pros dias de preguica!! ehhehe

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Bárbara, nem sabia que no Brasil tinham os chás da Ricola, pois é uma marca suíça, que interessante!! Molhos prontos ajudam bastante nos dias de preguicite né...rs... Bjss

      Excluir
  7. Sandra é impressionante como o tempo faz a gente se adaptar a tudo né?Quando eu cheguei aqui achava que ia morrer de fome, mas hoje assim como vc já tenho a minha listinha de favoritos, que é um bolinho de canela chamado kanellbullar, um pão duro que parece uma torrada chamado hardbröd e o vispgrädde que a dá pra fazer molhos e cremes, deve ter aí tbm talves vc até os conheça.
    Dos que vc citou aqui tem alguns como os molhos prontos, mas esse ovo maltine Jesus to com água na boca, tomara que não tenha pq senão o prejuizo será grande rsrs.
    Um bjão e otima semana pra vc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renatinha, já fiquei com vontade de experimentar o hardbröd, o vispgrädde e o kanellbullar :-) Pena que não tem aqui, vou ter que experimentar quando for a Suécia :-) (Deus me ouça...rs...). Realmente, a gente se adapta a tudo né?!? Bjsss

      Excluir
  8. Oi Sandrinha! Alguns desses produtos eu conheço da Alemanha. Apfel schorle é a pedida em dias quentes! No começo eu não gostava... mas acabei me acostumando e gostando! As balas Ricola são deliciosas! Adoro!
    Bem, já que voltei a terras tupiniquins, ousarei mencionar um "produto" vindo da natureza que é bem típico da minha região: o pequi.
    Você conhece?
    É uma fruta com caroço cheio de espinhos muito usada na culinária de Goiás ;)
    Bjim
    Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcia já ouvi falar do pequi sim, mas ainda não tive o prazer de experimentar. O Alex Atala, que é um chef super badalado, inseriu vários pratos com esse ingrediente nas receitas dele. Quando eu for a SP quero muito experimentar, ou quem sabe eu dê uma passadinha em Goiás :-) ?!?. Bjs

      Excluir
    2. Venha mesmo! Você comentou que tem vontade de conhecer a Chapada dos Veadeiros, aproveite a viagem e experimente o pequi :)
      Minha mãe come uns 20 pequis de uma vez, acredita? É pequizeira até mandar parar :)
      Adoro o fato do Alex Atala usar ingredientes típicos da nossa culinária nas releituras do DOM! Temos tantos ativos naturais maravilhosos aqui no Brasil! Precisamos explorar toda essa riqueza nas nossas mesas também!
      Bjim querida
      Márcia

      Excluir
  9. Aqui tb tem o Rivella mas eu não gosto, não! rs Suco de maçã também não encaro hahaha Oh gostei do Ovomaltine em pasta/creme, deve ser bom demais. Os preparados pros molhos eu uso bastante por aqui quando quero dar uma caprichada. Agora aqui tem o "stroop" um molho, melado que a gente usa na panqueca...ahhh eu adoro. Ah também tem as famigeradas pastilhinhas que são feitas com gosto de "drop", super famoso aqui na Holanda. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliana, eu comprei na Alemanha aquelas bolachinhas holandesas deliciosas: Karamell Waffeln... nossa que delícia!! Já ouvi falar deste molho stroop, quando eu for a Holanda, certeza que eu comprarei :-). Bjsss

      Excluir
  10. Meu marido é fã desse Ovomaltine, mas nem sei que gosto tem, ele sempre "me poupa" da bomba calórica e come tudo antes que eu consiga chegar perto!!!

    Gosto muito das facilidades aqui na França de produtos prontos ou semi-prontos (qualidade e preços bons), muitas marcas disponibilizam produtos sem conservantes e sem colorantes. Eh útil no dia a dia corrido quando todo mundo em casa trabalha e não se tem empregada nem mamãe para fazer tudo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ovomaltine em creme é mesmo uma bomba calórica mesmo :-(((. Semi prontos ajudam mesmo na hora do rush :-).

      Excluir
  11. Alguns produtos eu ja conhecia porque ja vi pelos mercados aqui. Ate hoje nao sei muito bem o que tem na casa do povo aqui, mas uma coisa que acho as pencas no mercado sao os waffles e cheesecake. Tambem reparo que vendem muito comidas prontas no mercado, nada saudavel e em minha opiniao nada gostoso, mas deve fazer sucesso porque tem tantas marcas diferentes. Engracado que com o passar do tempo a gente vai se adaptando e incorporando em nossa rotina diaria essas coisas diferentes.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a gente vai se adaptando aos novos sabores, só não dá pra ficar consumindo direto os alimentos prontos, não são saudáveis na maioria das vezes. Nada como a alimentação natural. Bjs

      Excluir
  12. Oi Sandra!!
    vários produtos são semelhantes aqui na Alemanha...
    O que fico pensando é na culinária deles no dia a dia, tipo Brasil é feijão com a rroz, salada, uma carne e misturinhas... rsrsr
    e por aqui??? e aí na Suíca???
    beijosssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suíço come muita batata, aqui em casa nem tanto, pois marido não gosta muito. Carne de porco, spätzli, salsichas e pão vai com tudo!!! Eles também adoram comidas cheias de molho. Hoje já há muitas opções de comida "estreangeira" nos supermercados. Suíços tb são fãs de comida thai. Bjs

      Excluir
  13. Oi Sandra, sempre gostei de usar os molhos prontos pra preparar salada. E Apfel Schorle é algo que tenho vontade de beber a todo momento, simplesmente faz parte do meu dia (agora não desde que voltei pro Brasil rsrrs!). E a comida aí na Suíça é muito diferente da comida na Alemanha?
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, os molhos para a salada são ótimos. A marca suíça Movenpick é maravilhosa e tem molhos muito gostosos!!
      A culinária da parte suíça/alemã tem muita influência da Alemanha, porém a comida na Suíça eu acho menos calórica e mais "fina". Alemão faz muita fritura menina!! Afe maria!! Bratwurst, carne de porco, batatas e pães fazem parte do dia a dia da cozinha suíça. Típico da suíça é o Rosti (prato a base de batata ralada, manteiga e sal), racletes e fondue no inverno :-). De resto, quase tudo que se come na Alemanha, tem na parte alemão da Suíça. Bjss

      Excluir
  14. Mostra o sal, mostra o sal, mostra o sal!!!!!!
    :-)

    ResponderExcluir
  15. aaahhh, à propósito, o livro da Nigella é MARAVILHOSO! Como respondi no blog, comprei há 4 dias, ja fiz 5 receitas, e todas,pelo menos até agora,aprovadíssimas!

    ResponderExcluir
  16. Olá... td bem? Alguém sabe se vende e onde vende Ricola no Brasil? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Infelizmente não sei onde você pode comprar Ricola no Brasil. Abs!

      Excluir
  17. Tá vendo,Sandra? Comecei a ler seus blogs e não consigo parar...pior ainda leio os comentários também,principalmente de pessoas que 'conheço' como o Manoel,o Robert,aMadi Muller e outras.è uma delicia,mesmo qdo estou 'pendendo' de sono como agora(são 3 e 21 da madruga!).Beijos.Inté! Amantikir Cirlei

    ResponderExcluir
  18. São produtos vendidos no Brasil? Adriano-Bahia-Brasil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que não. Talvez se encontre algum deles em lojas específicas.

      Excluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...