25.9.12

Heidi

Uma das coisas que eu tinha em mente, quando pensava na Suíça, era a historinha da Heidi, aquela menininha suíça e orfã, que vivia nos alpes suíços. Lembro que tinha até um desenho animado chamado "Heidi", se não me engano no SBT.

Só encontrei vídeos com português de Portugal... ora poisssss
 Heidi, Heidi deine Welt sind die Berge...

Um dia, conversando com meu marido, na época namorado, perguntei pra ele: "Do you know Heidi, right"? E ele me respondeu: "não"!! Como assim, um suíço que não conhece a Heidi?? Ai eu perguntei: E a Heidi Klum? Ele disse: também não??? Como assim?? É o mesmo que um brasileiro dizer que não conhece a Gisele Bundchen :-(.

Marido, percebendo a minha indignação, e todas as minhas tentativas de explicar quem eram as "Heidis", num dado momento disse... "ah sim a "Reidi", conheço!!

Brasileiros falam Heidi com o som de E - Eidi - mas na lingua alemã o H no começo de qualquer palavra tem som de R, então a pronúncia fica sendo Reidi com o r bem acentuado :-(. Acertadas as nossas diferenças linguísticas, falei que no Brasil a Heidi também era conhecida. Vocês a conhecem?

Foi a Johanna Spyri, escritora suíça, quem escreveu a história da Heidi, e outros contos sobre crianças que viviam nas montanhas, mas o grande sucesso - inclusive mundial - foi mesmo a história da Heidi.

Os suíços tem muito orgulho de Johanna Spyri e da sua obra e o país já a homenageou diversas vezes, através de selos e moedas. Heidi se tornou mais famosa do que a sua criadora, pois ela representa muito da sociedade suíça.

A Suíça, que tem fama de paraíso fiscal, de lugar de sigilo bancário (e até lavagem de dinheiro) e de país que tradicionalmente acolhe exilados, tem também um lado rural muito acentuado. Os suíços, em sua maioria, nutrem um amor especial para com a natureza, com os alpes e as montanhas e valorizam muiiito os produtos regionais.

Heidi "nasceu" no cantão de Graubünden, Maienfeld e vive até hoje, seja através da literatura, ou do marketing envolvido com o nome dela através de diversos produtos.



Há também um local chamado Heidiland que tenta recriar o universo da personagem.

Casa da Heidi em Mainfeld.
Foto: Wikipedia

Assistindo ao filme da Heidi há uns dias atrás, tive alguns flashbacks, rs.., pois eu lembrava vagamente da história. Foi bom entrar em contato com a historinha da Heidi e relembrar alguns momentos da minha infância.

Lembrei também de sair correndo da escola, junto com a minha irmã, para assistir ao Sítio do Pica Pau Amarelo: a gente chegava em casa esbaforida, mas ainda dava tempo de assistir um pedacinho do Sítio... Preciso dizer que fiquei decepcionada com a nova versão do Sítio do Pica Pau, pois eu esperava que os personagens fossem parecidos com aqueles da minha infância. Doce ilusão...

Recordar é viver. 

14 comentários:

  1. Oi Sandra! Eu li o livro da Johanna Spyri antes de conhecer a Suíça em 2006... Nas minhas leituras de guias de turismo a Heidi era sempre mencionada e achei que apronfundar na personagem seria também um aprofundamento na Suíça! Na mosca :)
    Até hoje tenho o livro! Mas não conhecia a personagem quando criança...
    Sobre personagens brasileiros, eu me lembro muito do saci pererê! Eu tinha tanto medo dele quando criança... kkk.
    Bjim
    Márcia

    ResponderExcluir
  2. Ai que fofa essa recordação...
    menina eu nunca vi falar dessa Heidi... nossa onde eu estava no Brasil nessa época???? fazendo o que??? rsrsr

    Adoro esse lado deles de manter as lembranças em vivas...
    Lógico que tem um markting para "ganhar" algum ... mas para as crianças ta valendo...
    beijossssssssss

    ResponderExcluir
  3. eu nao me lembro da heide mas me lembrei de muita confusao com esse negocio de H com som de R...kkkk

    ResponderExcluir
  4. Recordar e viver mesmo. Eu lembro vagamente da Heidi, quando vi o desenho nao lembrei de cara, mas quando vi as embalagens e pensei um pouco, consegui lembrar...rs.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Sandroca

    gostei do video e da música com sotaque rs..

    sdd GIGANTEEEEEEEEEE

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  6. Ai que bonitinha!! Sabe que vendo o vídeo da abertura do desenho, me veio uma lembrança da Heide. Tenho quase certeza que já vi esse desenho, mas não consigo lembrar direito.
    Adorei! Recordar é viver, indeed.
    Beijo! =)

    ResponderExcluir
  7. Sandra minha linda eu não lembro da Heidi!!Olha que mesmo com essa minha carinha de 20 anos eu já tenho uma idade quase avançada e vc sabe disso kkkkkk.
    To tentando lembrar de todo jeito desse desenho e a imagem não vem, qdo se fala em Suiça vem sempre essa historia de sigilo bancário, lembro que os ricos das novelas tinham sempre uma conta na Suiça.
    Ela é uma gracinha!!Mas gracinha mesmo era o sitio do pica pau amarelo antigamente, tempos bons, pq o de hoje em dia afff, me diga o que é a petulancia dessa Emília nova??
    A musica com sotaque está ma barato:)
    Bjksss

    ResponderExcluir
  8. Essas histórias de criancas sao as minhas favoritas! Quero comprar muitos livrinhos de estorias tipicas daqui pra levar de volta pro Brasil e meus filhos poderem ler, assim como eu lia quando era crianca!! Adoro!!!

    beijo

    ResponderExcluir
  9. Nossa, eu nao conhecia (ou pelo menos nao lembro da Heidi no Brasil) :-( mas o sitio sim:-))))

    Vejo o desenho da Heidi de vez em qd aqui, ela e seu bravo mas doce avô morando na montanha... sempre que viajo a suica eu lembro dela, sei la porque :-)

    ResponderExcluir
  10. Não conheço a Heidi, mas sou fanático por iogurtes e fiquei com vontade desses aí da foto! Hehe. E é engraçado esse negócio da língua. Estou tão acostumado com o inglês, que me confundi todo. Os sons aqui, vc sabe, estão muito mais para o alemão do que para o portugues... ;)
    bjos

    ResponderExcluir
  11. ahahaha,Sandra,morri de rir qdo li a parte da Heidi Klum,ela é a Gisele Bundchen alemã..e sabe que,no meio da moda, a gente brinca que fulana "tá muito heidi" sempre q alguém aparece com tranças ou algo que remeta ao estilo ingênuo das alemãzinhas e suiças criadas nas montanhas,com aqueles vestidos bordados,bem inocentes,do folclore nórdico,guirlandinhas de flores na cabeça...adorei o post!

    ResponderExcluir
  12. Eu via o desenho da Heide antes de ir pra escola, todos os dias. Devia ter uns 7 anos na época. Achava muito legal e viajava na imaginação hahaha Gostava mesmo, não perdia um capítulo. Aqui eles estão passando na TV e quando perguntei ao marido se ele conhecia, deu a mesma confusão da pronúncia hahaha o "h" com som de "r"hahaha Bjs

    ResponderExcluir
  13. Sandra, juro que nunca ouvi falar da Heidi. Me senti agora "a sem cultura". Devia ser um desenho bem antigo, pq realmente não consigo lembrar. E pensar que ela tem os própios produtos, não?? Menininha famosa.

    Bom, vou agradecer a oportunidade de vc ter me apresentado mais uma informacao sobre a cultura suica. O legal dos blogs é que a gente se informa, se atualiza de outras culturas de uma maneira bem descontraida!

    Bjo e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  14. Gente!! Obrigada pelos comentários :-).
    Nossa,quase ninguém conhecia a Heidi, que coisa...rs...Ou eu sou muito mais velha do que vocês ou tenho boa memória - fico com a segunda opção, hehehe.
    O desenhinho da Heidi passou na TV brasileira, mas eu me lembro que não foi por muito tempo. Pelas bandas de cá a menininha é best seller...rs..
    Um abração a todos e bom final de semana!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo. ♥ Obrigada ♥

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...