10.8.12

O que comprar na Suíça e na Alemanha

Muita gente chega aqui fazendo uma busca sobre o que comprar na Alemanha, tudo porque há tempos eu escrevi este post sobre algumas comprinhas que fiz na Alemanha, mas nem eram dicas e sim comparações de preços entre a Suíça e a Alemanha.

Eu não moro na Alemanha, mas como vira e mexe cruzo a fronteira e vou para lá, posso dar algumas dicas para quem estará turistando pela Deutschland :-). As meninas que moram ou moraram na Alemanha que passam por aqui, também podem contribuir dando dicas de compras :-)

O que vale a pena comprar na Alemanha

Labelo: é uma manteiga labial muito usada por aqui para proteger os lábios contra o frio. O produto da embalagem azul é o mais antigo e tradicional. Outro produto muito bom é o Bepanthol pra lábios. Eu acho que no Brasil não tem, ele é ótimo, e eu até prefiro ele ao Labelo, custa geralmente 4 euros nas farmácias e os lábios permanecem intactos durante todo o inverno.



Foto: Wikipédia



Se você é fã do creme Nivea (em alemão é pronunciado NivÉa), a Deutschland Republik é o lugar para comprar esses produtos. Entre em qualquer perfumaria, que você encontrará uma infinidade de produtos desta marca, desde o tradicional creme do potinho azul a maquiagens e outros produtos que não encontramos no Brasil.

Maquiagem: a marca alemã Art Deco tem produtos ótimos. No Brasil lembro que os produtos desta marca eram caríssimos e na Alemanha e Suíça são considerados produtos de custo médio. Em lojas como a Douglas é possível ver uma variedade destes produtos. Uma sombra custa em torno de 5 euros e um blush em torno de 9 euros.

Foto daqui

Outra marca de maquiagem, chamada Catrice, é bem conhecida na Alemanha e Suíça e há corners da marca em muitas lojas/drogarias como a DM e Müller. Eu só usei, até o momento, um esmalte desta marca e eu gostei, mas tenho uma amiga que compra muitas coisas da Catrice e ela disse que os produtos são bons. São produtos baratos que o custoxbenefício vale a pena.

Schwarzkopf, é uma linha de produtos capilares muito boa, e que pode ser encontrada até em supermercados! Uma boa dica, se você não tiver muito espaço na mala, são os frasquinhos pequenos de hidratação, geralmente dose única, você aplica nos cabelos e 3 minutinhos depois é só enxaguar e voilá!! Ah, não se preocupe em trazer shampoos e condicionadores do Brasil, além de ocupar espaço na mala, eles não farão o mesmo efeito no seu cabelo quando você os lavar em terras alemãs ou suíças, pois a água nestes países é bem diferente do Brasil. É uma água calcária e os produtos do Brasil podem não funcionar direito. Deixe para comprar produtos para o seu cabelo aqui :-).

Dermocosméticos: se você é fã, como eu, de produtos como La Roche Posay, Avene, Vichy vale a pena deixar para comprá-los na Alemanha ou na Suíça. Em qualquer Apotheke (farmácia) eles podem ser facilmente encontrados. Protetor facial solar da La Roche Posay fator 50+, por exemplo, custa em torno de 17 euros na Alemanha (na Suíça custa em torno de 30 francos), O Effaclar que é o gel de limpeza gira em torno de 14 euros na Alemanha e em torno de 21 francos na Suíça. No Brasil eu me assustava com os preços destes produtos.

Vitaminas: nas redes de drogarias como a Müller e a DM é possível encontrar vitaminas de todos os tipos: para os cabelos (Haare), pele (Haut), unhas (Nagel), vitamina B, Zinco, Biotin, Luteina, betacaroteno e etc. As vitaminas da marca Abtei, que é uma das mais conhecidas, começam custando 2,95 euros a cartela. Aliás, na Müller e na DM, há uma infinidade de produtos. Nas lojas maiores da Müller, por exemplo, há um andar só dedicado a produtos para a casa.Vale a pena dar uma passada nestas lojas. Os supermercados também sempre rendem boas compras. Os melhores que eu conheço são o Edeka e o Kaufland.

Se vier no inverno deixe também para comprar por aqui os casacos/jaquetas. Além de caros, no Brasil, os casacos não são adequados para o inverno no hemisfério norte. Preste bastante atenção no acabamento e na composição. Veja SEMPRE na etiqueta interna qual a porcentagem de lã. Muitas vezes o casaco é bonito, mas tem somente 30% de lã e o restante é material sintético e você passará frio se comprar um destes para usar no inverno alemão ou suíço. Pra mim, o que funciona muito bem no inverno são os casacos forrados com penas de ganso (feder em alemão, down/feather em inglês), pois eles formam uma barreira contra o vento e protegem muiiiito. Lojas populares como a Esprit e a Zara costumam ter opções bem em conta. Se o seu orçamento estiver apertado, com sorte, lojas como H&M podem ter achados, mas as vezes a qualidade nesta loja fica em segundo plano, porém é possível sim encontrar produtos com um custoxbenefício de acordo com o que você pode pagar. Se vier na época das "Sale", que costuma ser em meados de janeiro, esqueça a H&M e procure em outras lojas, cujos artigos podem ter descontos de até 70, 80% e ai vale investir em algo de mais qualidade, mas isto depende muito se você vai usar a roupa mais vezes ou não, em que região do Brasil você mora, se você costuma fazer turismo em lugares frios e etc...


Casaquinhos, blusinhas de lá, suéteres, meias e cachecóis: em qualquer lojinha é possível encontrar estes artigos por um bom preço. Na C&A por exemplo, alguns destes artigos custam uma verdadeira pechincha! Da última vez que eu estive em São Paulo, fiquei passada com os preços de suéteres e blusinhas de inverno que eu vi por lá.

Botas e sapatos para o inverno: O Brasil exporta muitos sapatos para a Europa, porém os sapatos exportados são superiores ao que encontramos no Brasil, porque a sola é reforçada para aguentar a neve e as baixas temperaturas. A sua bota pode ser linda de morrer, mas se o solado dela não for de borracha e reforçado, tenha certeza que, na neve e no piso molhado, será tombo na certa! O material também precisa ser impermeável para manter os pés quentinhos. Sapatos de verão na minha opinião, valem mais a pena serem comprados no Brasil pois são mais bonitos e temos mais opções.

Produtos Zwilling: A marca alemã é sinônimo de tradição, qualidade, design e funcionalidade. Os produtos em aço e stainless são compostos por facas, tesouras, produtos para cozinha, de qualidade excepcional. Vale a pena o investimento. Mais informações podem ser encontradas no site da empresa (versão em português).


O que comprar na Suíça

Basicamente tudo que eu descrevi na Alemanha, porém a Suíça é mais cara (mas a realidade da Suíça é outra, não dá para comparar com a Alemanha). Se bem que nas roupas e sapatos eu não vejo tanta diferença nos preços, mas cosméticos, cremes, comida, em geral na Alemanha é bem mais em conta.

Chocolates: os melhores do mundo são os suíços...rs... Mas não os compre em lojinhas de souvenirs onde eles costumam ser mais caros, opte por comprá-los em supermercados onde as marcas "populares" como Lindt, Nestle, Succhard e Camille Bloch podem ser encontradas. Na Suíça é fácil encontrar esses chocolates nos supermercados COOP (os grandes) como o da Central e o da St Annahof na Bahnofstrasse em Zurique. No supermercado MIGROS você encontrará chocolates da marca Frey que também é bem reputada na Suíça, porém não tão conhecida em outros lugares, são mais baratos, por exemplo, do que os chocolates Lindt mas também são muito saborosos!! Em ambos supermercados muitas vezes há pacotes com 5 ou 6 tabletes de chocolates que são vendidos a preços promocionais.





Se você quiser chocolates gourmet e estiver em Zurique, faça uma visita a Sprüngli, que é uma das mais antigas confeitarias da cidade. Lá há doces e chocolates maravilhosos! Os meus preferidos são as trufas de chocolates que são simplesmente divinas!!
A Merkur é a loja que representa e vende a marca Läderach que produz chocolates finos e artesanais com diversas combinações de sabores e a loja por si só é um deleite para os olhos.


Relógios: bom a Suíça é um paraíso para os apreciadores de relógios. Aqui podem ser comprados desde os populares relógios Swatch - que custam a partir de 70 francos nas próprias lojas Swatch - até os relógios IWC feitos a mão que custam a partir de 9.000 francos. Sem contar os Rolex, Patek Phillippe, Breguet e por ai vai...A Bahnhofstrasse é a rua de comércio de Zurique onde se concentram a maioria das lojas de relógios finos.

Lojas de departamento como a Manor costumam ter souvenirs com motivos da Suíça bem fofos para presentear. Em outros departamentos da loja dá pra encontrar também muita coisa bem legal para comprar. A Globus, outra loja de departamento é bem grande, porém mais cara que a Manor. Nela, no subsolo, há um supermercado/delicatesse onde há produtos finos desde chás, queijos, massas, iogurtes e produtos gourmet. Um verdadeiro paraíso.

Aproveite para se deliciar com a infinidade de queijos que são encontrados na Suíça. Como é super complicado carregá-los na mala até o Brasil (mas se vc quiser arriscar...rs..), aproveite para consumir o quanto você puder :-). Mais uma vez, supermercados são os melhores lugares para comprá-los e na Suíça você verá sempre um supermercado Migros ou um COOP onde quer que você vá, é quase um monopólio.

Aproveitem a viagem, mas não esqueçam de fazer turismo também e não somente compras..rs...

22 comentários:

  1. Ah,que maravilha,Sandra,vc está rodeada de excelentes opções de compras,fiquei louca com os cosméticos, pois a gente paga fortunas aqui no Brasil pra ter essas coisas boas-também pudera,com nossa carga de impostos,tudo fica absurdamente caro,né?Essas maquiagens da Art Deco, cujos preços são bem populares na Europa, tem aqui mas é caro,acabo esperando pra comprar em alguma viagem.Sabe que abriu a primeira Sephora no Brasil? Tinha filas na inauguração..hehehe..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ouvi sobre a Sephora sim Madeleine, uma amiga tb comentou comigo..rs.. que loucura né?!?.

      Excluir
  2. Também sempre faço a compra mensal mesmo na Alemanha, aqui de casa são só 11km, além do mais não tem nem como comparar o preço dos mantimentos por lá né.... Outro lugar que gosto muito também de comprar bugigangas e normalmente aqueles sacos com chocolatinhos é o mercado OTTOS, sempre tem uma coisinha diferente pra ver por lá! Beijinhos e bom fds!

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas!!! Sempre que vou à Alemanha volto com a mochila cheia! Adoro os produtos de supermercado na Alemanha!!! Mas em relação à Suiça, confesso que só compro chocolates (fui no Migros), pois acho o resto muito caro!!!

    ResponderExcluir
  4. Sandra, ainda bem que existe a possibilidade de ir no país vizinho fazer compra rsrs O Bepanthol existe sim no Brasil, que dizer, pelo menos a pomada. Há uns 10 anos atrás, quando fiz minha tatuagem foi o que usei para manter a pele umidificada e ele também ajuda na cicatrização! Aqui no EUA o chocolate Lindt é bem barato (n sei se tão barato qnto aí) então toda vez que vou para o Brasil tenho que levar um monte para a minha família rsrsrs Bjuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Aline, o Bepanthol é bem antigo... mas a versão para lábios ainda não tem no Brasil :-). Em muitos países já dá para encontrar o chocolate Lindt, que bom né!!! Bjs

      Excluir
    2. Aline, tenho que te avisar: mudaram a fórmula do Bepantol, que agora é dividida entre Bepantol BABY (fórmula mais "fraca") e Bepantol DERMA (fórmula mais "forte"). Pra galera que faz tattoo, é recomendada a utilização do Bepantol Derma; e é ótima pra recuperar cuticulas!

      Excluir
  5. Eu nunca fui na Alemanha e nem na Suiça mas conheço alguns desses produtos que vc falou e gosto muito.Essa marca de chocolates é pra acabar com o meu juizo na hora de comer pois qdo começo não tenho controle.Os produtos da Schwarzkopf eu uso os da embalagem preta, o condicionador faz milagre no meu cabelo, e os dermocosméticos ainda no Brasil se paga um imposto absurdo qdo compramos esses produtos, sortuda vc Sandra q tem tudo isso ai do seu ladinho.
    Um otimo final de semana, obrigada pelo carinho de sempre, bjkss

    ResponderExcluir
  6. Amei o texto, nao sabia que tinha essa diferenca de precos entre os dois paises, na minha cabeca os precos eram quase o mesmo. Me deu agua na boca pensar nos chocolates...rs...adoro!!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Sandra, endosso sua lista de compras! Ótima seleção! Eu me mato de comer chocolates quando vou pra Zoropa... E ainda preencho todos os vazios da mala com essas delícias.
    Eu arriscaria sugerir um vinho branco alemão... A região do Rio Reno tem ótimas vinícolas que cultivam a uva Riesling :)
    Eu também gosto muito dos produtos de cutelaria em geral: facas e etc. O aço alemão tem qualidade fantástica, vale a pena comprar.
    Com tantas opções, porque não investir numa mala Rimowa, também alemã, para trazer as comprinhas? kkk
    Bejios querida!
    Márcia

    ResponderExcluir
  8. Meu mundo por um caixa de chocolates dessa, eu nasci, cresci e estou velha sonhando em um dia comer chocolate Suico, sempre li que sao mesmo os melhores do mundo, mas nunca comi um, vi a foto fiquei babando, de tudo que vc postou(que sao otimas dicas) confeso eu compraria só uma caxinha dessas rsrs. Um dia eu chego ai só pra comprar uma caixa dessa, pelo menos agora moro mais perto kkkk bjao adorei as dicas ricas em detalhes com precos e onde comprar que massa!!! Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  9. Sandra!
    adorei este post!!! queria que não acabasse... :(
    é gostoso ler sobre as dicas...
    Aqui realmene tem muitas coisasssss...
    beijossssssssss

    ResponderExcluir
  10. Sandra, fiquei mto tentada a ir...e já levar esse roteiro! mto bom! bjao p vc!

    ResponderExcluir
  11. Amo os chocolates Lindt!! um melhor do que o outro! gostei das dicas!

    ResponderExcluir
  12. Gostei das dicas! Amo o protetor Labelo, è alemao? Eu pensava que fosse italiano... ou è italiano e exportado pra Alemanha? boh... vai saber. Enfim, aqui eles custam em mèdia 1 ou no maximo 2 euros!
    Eu nao gosto dos chocolates Lindt porque acho muito doce! Nao sei se è sò o que è comprado aqui que extreeeeeeemamente doce devido ao gosto dos italianos ou se todos sao assim... Provavelmente vou descobrir quando for à Suiça rsrsrsr
    Sobre as botas brasileiras: Quando vim pra ca comprei duas botas no Brasil... saì de casa em um dia de neve e adivinha?? A neve foi grudando, grudando, grudando ... Parecia que eu estava com um salto numero 20! Foi tombo na certa, claro! rsrsrsrs
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Ei, vamos fazer intercâmbios de compras, hahahahahaa! Quero muuuuito esmaltes da Art Deco pra coleção!

    ResponderExcluir
  14. ótimas dicas Sandra! Meu marido está indo para a Alemanha semana que vem e eu já sei o que vou pedir para ele trazer! :)

    ResponderExcluir
  15. Olá, será que você poderia me dar uma dica de algum site alemão que venda produtos de beleza e cabelo como kerastase, joico? É que meu marido vai à Alemanha mas fica muito ocupado e não terá tempo de ver nada pra mim, então gostaria de fazer umas compras pela internet e mandar entregar pra ele no hotel.
    Se puder me ajudar,Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Débora! O site abaixo é alemão e tem várias marcas de produtos capilares. Dá uma olhadinha:

      http://www.hairshop-pro.de/haarpflege/

      ps: eu não conheço este site, mas dei uma "googleada" e li as opiniões de algumas pessoas que compraram no site e elas são favoráveis! Acho que o site é confiável sim :-). Boa sorte!

      Excluir
  16. Oi Sandra!
    Parabéns pelas dicas!
    Sandra, eu gosto muito de trufas e gostaria de saber se vc achou que as dai são diferente das produzidas aqui no Brasil?

    ResponderExcluir
  17. Oi Sandra!
    Parabéns pelas dicas! Gostaria de saber se vc achou diferente o sabor das trufas dai se comparados com as produzidas aqui no Brasil. E mais uma pergunta, se vc ai tem chocolate suiço de barra de 1kg por exemplo para vender?
    Att.
    Feliciano Ortiz Matos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Feliciano! Sim, as trufas daqui são muiiiiitos diferentes comparadas com as do Brasil. Sâo menos doces e têm mais cacau. Quanto ao chocolate em barra de 1kg eu nunca vi - mas tb nunca procurei por uma - mas já vi barras grandes de 300 e 500 grs.

      Excluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...