6.8.12

As flores e as plantas da minha casa

Eu não era muito de ligar para flores e plantas. Claro que eu gostava de ganhar flores, mas elas iam para algum vaso, depois murchavam, perdiam a graça e eram jogadas fora. Na minha casa, em SP, tínhamos uma ou duas samambaias na garagem e eventualmente alguma violetinha, e só.

Quando conheci o meu marido e o apto dele fiquei surpresa com o número de plantas que ele tinha. O gosto por plantas foi herdado pela mãe dele que era uma apaixonada por jardinagem. Marido me dizia que ter plantas em casa, além de bonito, ajudava a melhorar o clima seco, principalmente por conta dos aquecedores que ficavam ligados a todo o vapor no inverno.

A partir de então fui gostando de ter plantas em casa - é verdade que quem cuida da maioria é o marido, rs... - mas agora eu já tenho algumas florzinhas que eu adoro e que deixam a casa mais alegre. Verão é a época de ter flores na janela e no quintal. E por aqui, em qualquer varandinha, seja de apartamento, de escritório, de casa, grande ou pequena, quase sempre terá um vasinho de flores exposto. Eu fico maravilhada com os jardins que vejo por aqui.

No começo achava que essa coisa de jardinagem era só para Grossmütter (vovós), rs... mas depois quando você começa a pegar o jeito, você não consegue mais viver sem plantas em casa. Acabamos também trazendo algumas plantas da casa que foi dos meus sogros, porque dava dó vê-las morrendo. Além do mais, cuidar de plantar, acaba também sendo uma terapia!!

Vou mostrar um pouco das plantas e das flores que temos em casa. Dá um trabalhão cuidar, mas vale a pena.

Na varanda temos duas palmeiras, dois bambus, uma roseira...



um pezinho de laranja...



hortênsias que foram trazidas da casa da sogra e que (re)plantamos próximo a caixinha do correio. Tem mais um pé que vamos trazer de lá para replantar em outro canto:-). ...



um Sisal - que também foi trazido da casa da sogra - que é originário do México e vive bem no clima seco e por isso não precisa de água todos os dias...



essas florzinhas no murinho que separa a casa... tadinha da bananeira, ela está quase morrendo...



duas tuias e um vaso de "Buchs" (não sei o nome em português), na porta de entrada...








um vasinho de manjericão (conhecido aqui como Basilikum) na cozinha, o cheirinho é uma delícia...



um vasinho de rosas na janela da cozinha...


essas florzinhas na janela da sala...



no escritório temos: essa planta que é original da Amazônia, mas não sei o nome...



duas trepadeiras, cujas folhas já estão batendo no chão, e...



vasinhos de cactus, que marido adora...


Em cada canto da sala temos uma palmeira...



e essa planta em um outro canto, que eu particularmente não gosto, mas como foi presente da sogra para o marido, ele não quis se desfazer dela... quero arrumar um outro vaso urgente pra ela...rs...

na escada...



 no topo da escada...



e as orquídeas começaram a florir agora...



... e a maior surpresa de todas... essa Yuca, que já tinha sido dada como perdida, pois na mudança ela ficou quase destruída. Deixamos ela de lado no keller (porão), já cortada e pronta para ser jogada fora, quando de repente ela começou de novo a crescer, a natureza é perfeita!! Não vejo a hora de vê-la grande de novo, estou procurando um novo vaso pra ela... nossa como achar vaso dá trabalho...rs...


E paramos por aqui...rs... não quero mais plantas por enquanto, senão vamos ter que viver para cuidar delas, rs...ah... lembrei agora que ainda tinham as plantas dos banheiros... esqueci de fotografar. Fica para a próxima :-). 


E vocês tem plantas? Gostam de plantas? Gostaram das minhas plantinhas? 

 

24 comentários:

  1. Eu adoro plantas Sandra, mas como vc, nao tenho lá muito jeito... quase sempre morrem. Meu sonho é ter um jardim pra ter muitas. Aqui no apê temos algumas, mas nao vamos investir mais muito porque depois nao vai dar pra levar pro Brasil entao vai ser meio que jogar dinheiro fora, mas nao vejo a hora de ter mais e mais plantas espalhadas pela casa!!
    beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bárbara, aos poucos eu estou pegando o jeitinho... cuidar de plantas é uma arte!! Daqui há pouco vou me preparar para plantar tulipas que eu acho lindas!! Bjs

      Excluir
  2. Sandra, adorei!!! Tudo lindo! Eu amo plantas e sonho com uma casa onde eu possa ter tantas quanto você tem! As flores na janela, então...dão um toque especial e romântico na casa! No Brasil eu nunca tive interesse por plantas, mas um dia, quando eu morava em Mainz, alguém bateu na minha porta e quando olhei pelo olho mágico era meu namorado com uma planta linda. No primeiro momento levei um susto(mas porque uma planta e não flores?). Foi a primeira que tive. Ele disse que eu tinha que cuidar dela assim como cuidava dele, do nosso relacionamento, porque se assim eu fizesse ele tinha certeza de que ela não iria morrer. Desde então passei a amar plantas. Hoje, enquanto ainda estou no Brasil, ela tá sob os cuidados dele! Adorei, elas deixaram sua casa branquinha ainda mais linda!
    Beijos
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Ana, que história linda a de vocês! Desejo que na sua volta à Alemanha, sua planta esteja bem verdinha e bem cuidada e que o relacionamento de vocês seja assim sempre carinhoso. Bjss

      Excluir
  3. Linda suas plantas e do jeito que voces espalharam e organizaram pela casa. Eu tenho so 3 aqui em casa, um pe de mini-roseira que ta mais para la do que pra ca, um vaso com uma orquidea que ta sem flores agora, e uma planta que ja esta com meu marido a uns 5 anos e nao sei o nome. Eu sou muito esquecida, to sempre esquecendo de molhar, cuidar, tratar, mas eu ate gosto, pena que elas nao duram muito comigo...rs.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha... eu era esquecida também!! Mas hoje em dia quando eu saio e volto pra primeira coisa que faço é molhar as flores...rs.. as outras plantas (maioria) é marido quem cuida, senão acho que não daria conta não...rs... Bjs

      Excluir
  4. oi... adorei suas plantas... e sua casa tem jeito de ser muito gostosa, CLEAN!!!
    este post me incentivou a dar uma melhorada no meu "balkon"...rsrsr
    adorei!!!!
    beijossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu prefiro a casa "Clean", rs... acho que a manutenção fica mais fácil. Sim Aninha, ponha flores no seu balkon, porque depois ele ficará vazio e cheio de neve...rs... Bjs

      Excluir
  5. Eu adorei as tuas plantas, elas dão vida a qualquer ambiente,né?
    Na minha casa procuro sempre ter um vaso cheio de flores na sala, hoje mesmo comprei gérberas amarelas e laranjas e montei meu arranjo com, alguns verdinhos juntos,pra "encher" bem (adoro arranjos gordos..hehehe)..minha filha diz que isso é coisa de velha,mas nem dou bola, me faz bem olhar pra elas,alegram meu dia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro casa florida também, principalmente na época das tulipas!! Sempre tenho um arranjo. Aposto que no dia que a sua filha tiver uma casa ela vai seguir o seu exemplo :-). Bjs

      Excluir
  6. Adoro plantas, mas detesto me ocupar delas... a minha queridinha é uma que aqui é conhecida como "a planta dos parisienses", pois estah sempre bela e verdinha mesmo sem cuidados! Jah ficamos 5 semanas fora e ela sobreviveu no escuro e sem água! Tb temos uma orquidea qe é linda e floriu pelo segundo ano consecutico, mas é o maridão que se ocupa, assim como das demais plantas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me ocupo das flores, que não são muitas...rs.. senão acho que não daria conta não. A minha orquídea floresceu agora, acho que porque a mudamos de lugar e ela recebe luz indireta do sol. Bjs

      Excluir
  7. Lindas as plantas...amei a laranjeira! gosto de plantas...mas nao tenho jeito ..nao tenho dedo verde! kkk...marido é quem gosta ..afinal ele trabalha com plantas....esse ano meu jardim ta feio....mal cuidado...e o calor aki nao ta ajudando...dentro de caso tenho 2 mini bambus...mini mesmo ..pq deve ter uns 5 cm cada um...kkkk...num copinho com agua...mole mole de cuidar....kkkkkkk....bjao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A laranjeira também adoro!! Eu estou descobrindo o meu dedo verde agora...rs... Realmente cuidar de jardim em temperatura muito quente é difícil, fora que tem que regar sempre. Bjs

      Excluir
  8. Eu adoro plantas e flores, o ano inteiro. dentro e fora de casa!

    ResponderExcluir
  9. Que capricho hein Sandra! Lindas! Eu tb tenho os meus vasinhos, mas nada muito grande porque aqui no apê não tem muito espaço, mas eu curto muito e planta é tudo de bom, dá um toque na decoração e nos faz companhia. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a decoração muda totalmente com plantas!! Fora a vida que elas dão para a casa. Bjs

      Excluir
  10. Eu estou aprendendo a cuidar das plantinhas por aqui também.... Tenho um vaso retangular com um sistema de lençol freático onde fica minha mini horta com cebolinha, salsinha, manjericão, hortelã e melissa e mais três orquídeas que no momento parecem estar mortas rsrs... Uma flor tão fácil de cuidar e eu não sei o que faço de errado com elas! Eu e meu marido cuidamos das plantinhas, ele também gosta de cuidar delas, um barato! Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa, nós estamos pensando em ter uma hortinha de ervas também...vou até pesquisar sobre esse vaso com lençol freático (nossa parece tão tecnológico pelo nome..rs...). Então a orquídea precisa de pouquíssima água, uma vitamininha de vez em quando e receber luz indireta do sol... acho que é isso...rs... no desiste dela não :-). Bjsss

      Excluir
  11. Sandra, gostei das suas plantas, até mesmo daquela que foi presente para seu marido, acho que vai ficar melhor, sim, em outro vaso. As 2 primeiras palmeiras são "zwergdattelpalme"? Elas resistem ao inverno? Como você faz com as suas plantas externas no inverno (este ano com -20°C a nossa oliveira não resistiu, ela já tinha passado por -13°C sem problemas)? É interessante como aqui estes espaços externos da casa são valorizados, jardim ou balcão, nos também colocamos muitas plantas no nosso, nunca morei em uma casa tào florida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patrícia, acho que as duas palmeiras são sim as "zwergdattelpalme". Ainda não pegamos o inverno com ela, mas nós vamos colocá-las no keller, acho que na temperatura baixa elas não resistiriam mesmo. Os bambus que estão grandes, vamos podar, deixar na varanda mesmo e proteger com aquela proteção especial para plantas ou com fleece (aquele tecido termal). Aff... já imagino o trabalho que teremos, mas realmente os espaços com plantas ficam tão agradáveis... vale a pena! Bjss

      Excluir
  12. Sandra do cèu! Babeeeeei nas suas plantas! Lindas, lindas, lindas! Eu amo plantas, mas aqui na casa onde estamos eu jà desisti de comprà-las, porque a casa è muito escura e elas morrem! Quando formos pra casa definitiva quero muuuuuitas plantas!
    Uma pergunta: o que acontece com o bambu no inverno? Ele fica là fora e sobrevive ou voces o levam pra dentro de casa? (Quero um bambu no jardim) rsrsrs
    Beeeijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gisa! Os bambus têm que serem protegidos durante o inverno se quiser deixa-los do lado de fora. Normalmente por aqui se usam fleece - que é um tecido termal - para a proteção das plantas durante o inverno. Bjim

      Excluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...