2.8.12

Alemanha: às margens do Bodensee

Ontem, dia 1º de agosto, foi o dia nacional da Suíça, portanto feriado, mas nós resolvemos não comemorá-lo por aqui (que anti patriotismo, né? rs..), mas, para não passar em branco, antes de sairmos de casa, tomamos café com o pãozinho suíço comemorativo e que estava uma delícia!!


Havíamos visto, dias antes, que o tempo estaria bonito no feriado, então decidimos que teríamos que fazer alguma coisa, rs... foi assim que programamos um passeio por duas cidadezinhas alemãs banhadas pelo lago Bodensee, que é um dos maiores lagos da Europa e que corta a Alemanha, a Suíça e a Austria.

A primeira cidadezinha que paramos foi Unteruhldingen, que é bem charmosa e pequena e tem uma bela vista do Bodensee.



A cidade é conhecida também por abrigar casas de palafitas que contam a história de como vivia a população às margens daquele lado do Bodensee. Uma associação foi fundada em 1922 para a preservação dessas casas. E eu que pensava que só nós trópicos haviam casas de palafitas! Vivendo e aprendendo!!



Em plena quarta-feira, as cidades estavam bem movimentadas e até parecia que a Alemanha também estava de feriado. Mas creio que a movimentação se deveu também pelo fato de ser época de férias escolares e muita gente estava aproveitando férias de verão. Tive um pequeno dejavu das férias na praia, no Brasil!

Meesburg, a outra cidade que fomos, eu já havia visitado no inverno, e como achei a cidade linda, quis também vê-la no verão, já que a paisagem muda radicalmente nas duas estações.

Meesburg no verão...                                                               ...e no inverno



A cidade é um balneário muito conhecido e visitado pelos alemães, principalmente no verão, onde há muitos hoteizinhos e apartamentos para temporada.  É super charmosa e tornou-se importante turisticamente quando os bispos de Konstanz lá pelos anos de 1500 fixaram residência por lá.



Vários passeios de barcos são organizados a partir de Meesburg ou Unteruhldingen ou qualquer outra cidadezinha que margeie o Bodensee. E como as distâncias não são grandes, é possível, por exemplo, almoçar em uma cidade e tomar um café ou um sorvete em outra :-). É possível ir de navio até Stein Am Rhein (Suíça), Konstanz, Mainau (a ilha das flores) entre outras cidades.




Além disso para quem curte, há trilhas, passeios de bicicleta, esportes náuticos, ou simplesmente passear pelas ruazinhas desta linda cidade medieval.


Vale visitar o castelo medieval e tentar imaginar como era a vida naquela época. Super interessante!!







22 comentários:

  1. Sandra! que lugar lindo!!! lindo!
    as fotos ficaram maravilhosas...
    ah! e este pão esta com uma cara boa.... é ?
    beijosss

    ResponderExcluir
  2. Oi Sandra! Isso aí, comemorando o dia da Suíça com pãozinho e bandeira! Fofis!
    Conheci Bregenz, uma bela cidade austríaca que partilha do Bodensee.
    A região é muito linda... Belas as suas fotos! O castelo medieval é um deleite!
    Bjim
    Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcia, já ouvi falar de Bregenz, tenho muita vontade de visitar. Talvez no próximo verão. Eu adoro castelos medievais. Bjsss

      Excluir
  3. Que charme esse seu passeio, adorei ver a arquitetura da cidade, e como as estacoes do ano influenciam na paisagem, fiquei boba com a foto verao/inverno...rs.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente a paisagem muda mesmo no verão e no inverno. Parece até outra cidade!! Bjs

      Excluir
  4. Que passeio incrível ADOREI! Eu quero voltar para esses lados... conheci alguns locais próximos, mas nada assim tão lindo por aí!!!
    beijooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O passeio foi bem gostoso mesmo. Tem tanto lugar lindo por ai né... Bj

      Excluir
  5. Uau, que lindos lugares, e com esse tempo entao!!! Eu vi um documentário na tv um dia falando sobre as cidades dessa regiao, lembro das casinhas de palafitas e do castelo!! Fiquei morrendo de vontade de conhecer, e agora vc aticou novamente minha vontade!!
    beijokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Barbara! Se puder coloque no seu roteiro sim. A região do Bodensee é bem bonita, ainda mais no verão. Bjs

      Excluir
  6. Ahhh,que fotos lindas, a Europa no verão tem um charme especial,né? Esses castelos medievais são incriveis, sempre que vejo um tento me imaginar naquela época, tem um que ainda quero conhecer na Alemanha,o Neuschwanstein, na Baviera, que pertenceu ao rei Ludwig e serviu de inspiração pro Walt Disney criar o castelo da Cinderela..vc foi lá,por acaso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Madeleine, eu estive lá há uns três anos atrás e o castelo é simplesmente maravilhoso. O rei Ludwig era chamado de louco porque tinha idéias grandiosas, mas conseguiu realizar os seus projetos graças aos impostos pagos pelo povo!!! Talvez um dia escreva um post sobre este passeio! Bjsss

      Excluir
  7. Sandra que lugar lindooo!!! Nossa uma foto mais linda que a outra. Da vontade de ir morar ai!!!
    Adorei tua foto tambem, toda gatinha de chapeu.... Arrasou!!

    Beijao!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lisa!! Eu gosto de proteger bem o meu rosto contra o sol :-), por isso no verão, em lugares abertos, sempre uso chapéu. Bjsss

      Excluir
  8. Sandra, menina que lugares lindos, uma mais que o outro, fotos perfeitas lindas mesmo!!!
    obg pelo desejo de boa viagem ha um mês atrás só agora deu pra retribuir, brigadao!! bjs
    ps. vc está linnnnnda na foto de vestido!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Wilqui!! Que bom também saber que vc fez boa viagem!! Bjss

      Excluir
  9. Que fotos lindas!! Deve ser muito bom poder viajar para países diferentes com esta facilidade!! As casas de palafitas são iguaizinhas as brasileiras, que curioso!! Amei todos os lugares, e a arquitetura linda de se ver! Carrega tanto da história do lugar, adoro poder ver fotos como as que vc postou! Bjuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, uma das vantagens de morar aqui é que podemos ir de um país a outro sem muita dificuldade. Brasil e USA tem dimensões continentais, então pra viajar sempre dá mais "trabalho", né!?!...rs.. Bjs

      Excluir
  10. Sandra...que fotos lindas...e que lugar lindo! Nem eu sabia que tinha palafitas na Zoropas!!! muito legal..ainda nao consegui ler seu ultimo post das plantas...nao abre de jeio nenhum.....esse blogger tem hora que trava!!!!!! aarrgghh...boa semana...bjao..Vc tem noticias da Re?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcia!! Também gostei muito do passeio :-). Já dá pra ler o post... eu publiquei sem querer o rascunho, mas agora já está ok! Bjss

      Excluir
    2. Ah.. tô sem notícias da Re também. Tenho pensado muito nela. Tomara que tudo esteja correndo bem. Vamos torcer!! Bjs

      Excluir
  11. Essas cidades pequenas européias são tão lindas.Dá pra ver e conhecer tanto explorando cidade a dentro a pé.Elas me lembram Saint Augustine,FL. Eita que agora bateu uma saudade de lá!

    Bjs!

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...