23.7.12

Os suíços: hábitos e curiosidades

Os suíços...

- adoram fazer grill no verão, nesta época do ano, o cheiro de salsicha assada (bratwurst) domina a atmosfera.

- adoram torrar no tomar sol, seja em casa, no lago ou em alguma área verde. No verão só dá gente com a cara rosa pelas ruas :-)

Área verde ao redor do Lago de Zurique: conseguir um lugar ao sol
é uma tarefa difícil no verão

- também adoram fazer piquenique e atividades ao ar livre.




 - adoram planejamentos. Fazem planos a longo prazo e trabalham para realizá-los, e raramente, desistem no meio do caminho.

- apreciam quando os estrangeiros se esforçam para falar o alemão.

- em contrapartida muitos, (acho que maioria) dos suíços da parte alemã, não gostam de falar o "alemão clássico" (hoch deutsch) e falam o dialeto, mesmo sabendo que você, estrangeira, não vai entender nada (**o Ó isso**!!) porque na escola você aprendeu o hoch deutsch. Alguns se esforçam e apertam a tecla SAP e mudam para o hoch deutsch, outros não. Acho que os que sabem, até preferem falar em inglês com o estrangeiro do que em hoch deutsch!

- valorizam e estimulam a independência dos filhos desde muito cedo. Quando eu vejo aqueles pitoquinhos indo sozinhos para a escola, ai ai ai...  eu não sei se tivesse filhos deixaria...rs..

- são orgulhosos da qualidade dos produtos suíços, principalmente dos laticínios e mesmo pagando mais caro, muitos preferem consumir os produtos regionais. Aldi e Lidl (que são supermercados estrangeiros) só puderam entrar na Suíça com a condição de venderem no mínimo 40% de produtos suíços.

Vaquinhas suíças pastam nos alpes durante o verão,
isso garante a ótima qualidade do leite e da carne.

- são extremamente gentis e educados. Sempre te cumprimentam com um "Gruessi", nas ruas, no comércio, nas repartições e etc... Falar "bitte" (por favor) é uma obrigação quando eles vão pedir alguma coisa a alguém. Raramente você verá uma grosseria partindo de um suíço, neste ponto eles são uns fofos! Claro que há exceções, mas no geral, suíço é sim um povo muito gentil. Um exemplo clássico são os funcionários do comércio que SEMPRE, após a compra te agradecem e desejam um ótimo dia!

- tem a mania de deixarem nos transportes públicos a bolsa ou a sacola no assento vazio ao lado deles. As vezes o tram, bus ou trem estão cheios, e eles, lendo ou mexendo no celular nem se tocam. Você tem que pedir licença para sentar. **o Ó isso** .

- dificilmente buzinam no trânsito. Eu só reparei nisso depois que compramos um carro, rs.. e  nas últimas vezes em que estive em São Paulo, que é um buzinaço só. A buzina por aqui só é usada quando realmente é necessário.

- são geralmente formais. Uma amizade com um suíço pode levar anos para ser construída, mas vai durar para sempre. Você pode trabalhar durante anos e anos com um suíço e saber quase nada sobre a sua vida privada. Eu acho isso tão estranho, e olha que eu sou uma pessoa reservada... rs...

- acham que sanduíche é almoço. Eles até almoçam um prato quente, mas o substituem, frequentemente e numa boa, por um sanduichão. O jantar em algumas casas costuma ser um "Abendbrot", que nada mais é do que pão, manteiga e alguns frios.


E vocês que moram em outros países, qual a curiosidade/costume que mais te chama a atenção? E quem mora na Suíça lembra de mais alguma coisa?

20 comentários:

  1. Oi Sandra, acho que quase tudo bate com os holandeses...acho que o povo na Europa tem muita em coisa em comum entre eles, certos costumes e tal. Colegas são colegas e não passa disso. As amizades costumam ser feitas lá no jardim da infância e assim permanece na maioria dos casos. Quanto à gentileza, sinceramente, acho pura superficialidade mesmo, a coisa do politicamente correto que nem "trabalho voluntário" hahaha Mas enfim, pelo menos isso né, pior do que gente sem compostura nenhuma assim de cara hahaha. Aqui se marcar bobeira no trem com bolsas e sacolas, já era...foi-se o tempo, levam mesmo e bem embaixo do seu nariz. Quanto à criação dos pequenos, tenho lá minhas reservas, aprecio alguns pontos, outros nem tanto. Aqui eu ainda vejo uma jantinha, pelo menos, umas batatas, uma carnezinha e verduras/legumes. Almoço é pão com alguma coisa, mas é mais pra economizar tempo. O avô do meu marido, décadas atrás, era de um tempo onde as pessoas almoçavam em casa e ele, ainda tirava uma soneca antes de voltar ao trabalho, que era do lado de casa! rs Pois é, já houve um outro tempo. rs Boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Oi Sandrinha!
    Parece até que você estava descrevendo alemães... Exceto pelo Gruessi, que na Bavária é substituído pelo Grüss Gott :)
    Alemães também são extremamente orgulhosos do que é Made in Germany, e com razão... Produtos alemães são sinônimo de qualidade no mundo inteiro!
    Bjim
    Márcia

    ResponderExcluir
  3. oi flor!!
    que foto linda Sandra!!!! a suíça é um paraíso hem!!!! cada lugar.... quero conhecer....
    bom, sobre os costumes são tão parecidos, eu diria iguais aos alemães, acho que vale para os europeus...rsrsr
    beijosssss
    PS.: Post bacana este...

    ResponderExcluir
  4. Bom, por aqui é basicamente a mesma coisa... só nao a parte do dialeto, claro que tem também pessoas que ainda falam o Plattdeutsch, mas sao os mais velhos e cidade grande já viu né, o que eu menos escuto por aqui é alemao... hauhauhauah... O que eu gosto é do fato de que eles se orgulham dos produtos deles e da cultura, claro que na Alemanha em alguns aspectos ainda é tabu, porque eles tem muito medo de que a história venha a se repetir, mas em geral acho bem bacana.

    ResponderExcluir
  5. Fiquei surpresa por saber que eles sao educados assim, nunca iria imaginar. Os suicos sao um povo bem interessante. Aqui o que me chama a atencao e essa coisa de americano viver na sua bolha e nao quer ninguem chegando muito perto ou tocando neles, no Brasil em geral as pessoas se cumprimentam com um aperto de mao, abraco ou quando tem mais intimidade com um beijo, mas aqui so se faz essas coisas se voce for muito intimo, pelo menos pra mim foi surpreendente. Outra coisa e que sempre ouvir falar que americano e frio, e me surpreendi porque eles sao super comunicativos, puxam assunto, cumprimentam na rua, enfim de secos e frios eles nao tem nada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Me chamou a atenção vc ressaltar a gentileza dos suíços, pq aqui em Curitiba, o povo sempre me olha estranho quando eu agradeço os cobradores, digo "bom trabalho" ou "bom dia/boa tarde/boa noite".

    Tem um cobrador, especificamente, que trabalha no terminal perto de casa, que é UM FOFO! Sempre atende os usuários com um sorrisão no rosto, daqueles de dar gosto, e se vc der um tiquito de nada de trela... VIRA UM FOFÃO! Sério, quando ele está no terminal pela manhã, facilita muito eu vir pro trabalho.

    www.falagrasi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eh mesmo, Sandra, o cheiro de bratwurst estah em todo lugar todos os dias no fim da tarde. Uma coisa que me impressiona na Suica e Alemanha eh as pessoas se olharem nos olhos, ateh a caixa do mercado entrega o troco na mao olhando nos olhos e desejando bom dia/boa noite. Este olhar nos ohos me passa uma sensacao de sinceridade.

    ResponderExcluir
  8. Olha, quanta educação, quanta gentileza! Adoro gente assim porque eu sou uma!
    Na Espanha, menina, é difícil ver alguém com esse tipo de educação e gentileza com o povo, principalmente com os estrangeiros! Claro que há exceções. Mas, no geral, são bem rudes.

    Quanto à amizade, reparei isso também onde morei. Os amigos são de toda vida, desde sempre. Eu demorei a fazer uma amizade espanhola. São poucos, uns 2 ou 3. Mas, são queridos.

    Adorei esse post, Sandra! Sempre é bom vir aqui.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  9. Que intresssante!! Adorei poder aprender mais um pouquinho sobre os costumes daí. Uma coisa que me surpreende bastante, nesta parte do EUA que eu moro, é o quanto as pessoas são receptivas e estão sempre dispostas a ajudar. Mesmo quando a pessoa têm dificuldade de comunicação, as pessoas sempre se esforçam para poder entender. Uma outra coisa que me incomoda um pouco aqui é que quando alguém te conhece uma das primeiras perguntas é o que vc faz da vida... Acho que de uma forma geral, americano é mais invasivo, mas na mão ao contrária, seus vizinhos nunca ficam xeretando sua vida, é só se vc estiver tendo uma conversa mesmo com a pessoa... Muito bacana o post! Bjuss

    ResponderExcluir
  10. Amei o post! E que linda aquela foto das vaquinhas :)
    Tambem achei interessante as fumacinhas do pessoal que tà no lago... todo mundo fazendo salsicha??
    Nao tinha ideia de que o suiço sò "jantava" de verdade em ocasioes especiais... acho que eu nunca me acostumaria a isso! Mas se è assim, o que as pessoas compram nos supermercados?? Tipo, o povo faz compra igual a gente? Coloca aì quais sao as coisas que os suiços que mais compram (alèm das salsichas rsrsrs) Fiquei super curiosa!
    Bjocas

    ResponderExcluir
  11. ótimas dicas.... as fotos são ótimas...

    :D


    Mais tarde de uma passadinha em Muchas Coisas;
    http://muchascoisas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. eles comem 1 croissant de manha , um sanduiche no almoco e um no jantar?? nossa ...que pouco hein! todo mundo faz regime ??
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é bem assim!!!!! Eles comem super bem, mas muita gente come sanduíche também. Pelo menos uma boa refeição quente por dia eles fazem!

      Excluir
  13. so se se alimentar asim for na sua casa sou casada ha 28 anos com um suico possuo casa em bern,e todas as pessoas que conheco se alimentam muito bem,planejam muito bem as refeicao compradas a maiorioa das vezes no coop ou migro,exeto em dia de fondue e raclete,pare de passar informacoes erradas,e uma vergonha isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, na minha casa é assim mesmo. Conheço algumas famílias suíças que tem a rotina normal de almoço e jantar, como conheço tb muita gente que tem a rotina de somente uma refeição por dia, na minha casa jantamos dia sim, dia não. A Suíça é um país com muita imigração e eu quis apenas ilustrar um pouco da rotina de uma parte dela. Obrigada pelo comentário e um feliz 2013 pra você!

      Excluir
  14. Pareceu até que você estava falando da Noruega... One time grill, churrasco de salsicha, sanduíche no almoço, bolsa ou mochila no assento ao lado no transporte público, não falar da vida pessoal no trabalho (mas gostam de saber da sua, viu?) nunca buzinam (amo essa parte), amam atividades ao ar livre especialmente próximo à natureza e ama o deus Sol rsrs. Bronzeamento artificial é igual padaria no Brasil... E existem também uns cremes que deixam a pessoa laranja rsrs
    Suíça e Noruega têm muito em comum!

    ResponderExcluir
  15. Quando fala que dificilmente sofrerá uma grosseria por parte de um suíço, eu morro de inveja, pois aqui no Brasil, as pessoas darem coice umas nas outras é uma tradição fortíssima, que eu abomino, não consigo ficar sem levar coice de alguém por mais de 3 dias, se eu pudesse iria hoje mesmo embora desse LIXO de Brasil, sei que as pessoas se irritam quando falo verdades sobre o Brasil, inclusive até me expulsaram de um outro Blog, por isso, e antes que me expulsem deste Blog, eu gostaria de saber, qual a carga horária de trabalho na Suíça, meu sonho é morar nesse país de gente, que trata gente, como gente, se eu conseguisse um emprego de varrer ruas na Suíça, não pensaria 2 vezes, iria a jato pra lá.
    Alguém saberia me dizer, a carga horária de trabalho? É realmente tão difícil quanto dizem, conseguir trabalho e permissão pra viver pra sempre na Suíça? Lavar pratos em restaurante ou varrer ruas, eu topo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A carga horária de trabalho é como no Brasil: 8 horas diárias, mas há turnos flexíveis, isso depende, é claro, da sua profissão. É sim bem difícil conseguir permissão para trabalho, a não ser que você seja especializado em algo específico (engenharia, informática, por exemplo), mesmo assim existe todo o processo para te conceder visto de trabalho. Para trabalhos mais simples, a não ser que você viva aqui por nacionalidade ou matrimônio, é praticamente impossível, pois já há mão de obra dos próprios locais ou estrangeiros da união européia que moram aqui e que conseguem permissão de trabalho mais facilmente do que latinos.
      Eu entendo os seus motivos, mas aqui também nâo está fácil não!

      Excluir
  16. Só desdenha do Brasil e dos países do Sul da Europa que nunca viveu fora do seu país. Quanta ilusao e endeusamento dos países ditos "desenvolvidos". Concerteza há aspectos no Brasil (e no meu caso em Portugal) que nos deixam tristes e a pensar que estaríamos melhor noutro país: corrupção, burocracia, salários baixos...Eu também pensava assim e desde que me mudei para a Áustria (aliás por motivos que nem passavam pela vontade de mudar de país pois se fossem já teria regressado) caíram as ilusoes por terra.
    Nao digo que seja tudo mau, mas fazendo bem as contas nao compensa passar por determinadas coisas, aguentar frio e névoa meses a fio, ser discriminada nos serviços e local de trabalho apenas por ter sotaque estrangeiro (ainda se fosse o caso de viver à custa do sistema ou nao pagar impostos, até que se podia justificar). Houve situaçoes que vivi e outras que presenciei em 5 anos a morar na Áustria relacionadas com xenofobia que não vi em 25 anos a viver em Portugal (e olhem que se formos a ver, teria mais chances de ver isso em Portugal - em especial em Lisboa, com uma populaçao imigrante bem elevada).
    Eu trabalhei muito tempo em atendimento ao público e deu para perceber que a maioria dos austríacos são pessoas educadas e não tem atitudes xenófobas. Mas há uma minoria (se fosse indicar uma percentagem para isso eu diria uns 20%) que são extremamente mal-educados, xenófobos, sem-noçao...para terem uma ideia eu assisti a birras de adultos em que só faltou a pessoa deitar-se no chão e estrebuchar. O pior de tudo isso é que a discriminaçao, o tratamento diferenciado de estrangeiros, a falta de respeito para com cidadaos nao-austríacos é socialmente bem aceite (apesar de teoricamente existir legislaçao a respeito). Se isso existe em Viena (capital),entao se formos para uma regiao como a do Tirol é multiplicar por 10. Há muita ideia pré-concebida em relaçao à Europa, cada país é um caso, eu imagino que nos países nórdicos (Suécia, Noruega, Dinamarca) a discriminaçao nao seja tao flagrante como aqui na Áustria, às vezes tenho a sensaçao que há pessoas aqui que pararam na década de 40.

    ResponderExcluir
  17. Pelo o que estudei da Swiss eu não vi racismo ou discriminação no Pais.

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...