24.5.12

O Pantanal em Zurique


Foto: Zoo Zürich/Edi Day

Desde o dia 21 de março está inaugurado no Zoológico de Zurique uma ala dedicada ao Pantanal brasileiro. Construíram uma réplica do nosso pantanal e até a placa de entrada para este espaço está escrita em português.

A iniciativa do Zoo de Zurique também pretende chamar a atenção para o problema do tráfico de animais silvestres, que acontece principalmente na Amazônia e no Pantanal. Um terço dos animais contrabandeados - segundo informações no site do Zoo de Zurique - são vendidos no mercado local e o restante no exterior, principalmente para os EUA, Suíça, Alemanha, Inglaterra e muitos outros países. Estima-se que 400 quadrilhas atuem no comércio ilegal de animais na América do Sul.

Foto: Zoo Zürich/Edi Day - Réplica do quiosque da Polícia Federal, no Zoo de Zurique,
representando a luta contra o contrabando de animais silvestres.


No mesmo zoológico também há uma réplica da floresta Masoala de Madagascar, que também vem sendo ameaçada e foi quase totalmente destruída. Eu já visitei este espaço e até a temperatura é parecida com a de uma floresta tropical: quente e úmida.

Pra gente que cresceu, praticamente com uma natureza exuberante aos nossos pés, réplicas de florestas, pantanal e etc... não chegam a ser uma novidade, mas os suíços curtem isso, sabe, de aprender sobre florestas, natureza, preservação e tal...  E eu acho que é super importante alertar sobre o contrabando de animais e a importância da preservação das espécies. Aposto que a visita no espaço "Pantanal" do Zoo já entrou até na grade curricular das escolas primárias de Zurique :-).

Do jeito que viajar dentro do Brasil está caro, ver o "Pantanal" no zoológico de Zurique parece ser uma boa sugestão..rs...

10 comentários:

  1. Gostei da dica qual é o valor da entrada vc sabe??o quiosque da policia federal ficou bem legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nira, a entrada custa 22 francos (aprox. 18 euros).

      Excluir
  2. Oi Sandra! Os números do contrabando de animais são assustadores! Bela iniciativa do Zoo de Zurique, tanto por replicar e divulgar nosso pantanal como por alertar aos visitantes sobre o tráfico de animais!

    Bjs
    Márcia

    ResponderExcluir
  3. Oi Sandra, que legal...
    esse povo daqui curte mesmo esse negocio de consciencia ambiental...
    bjsss

    ResponderExcluir
  4. Que iniciativa legal Sandra mas confesso que fiquei assustada com o número de quadrílhas que agem no tráfico de animais,infelizmente laméntavel.Bjkss

    ResponderExcluir
  5. Amei saber da iniciativa de prevencao deles, afinal e informando e educando que a gente consegue mudar as atitudes. Poxa super legal mesmo essas "amostrinhas" de florestas...rs.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto de visitar lugares assim e, realmente, fazem o maior sucesso. No Jardim Botânico de Madri eles também tem um espaço aclimatizado com plantas, folhagens, frutas, reproduzindo os lugares...é bem legal.

    ResponderExcluir
  7. Que legal!! Meus pais moram perto do pantanal sul-matogrossense... se morasse aí perto ia no parque só pra matar as saudades e mostrar pro pessoal como se toma um tereré!! hihiih

    beijos

    ResponderExcluir
  8. oi Sandra!
    nossa que legal isso hem?! Poxa fiquei surpresa e feliz...
    beijosss

    ResponderExcluir
  9. Acho muito interessante esse tipo de réplica, pois é verdade que poucas pessoas podem de fato se render a esses lugares diretamente! Tb bem mais fácil de aprender sobre a natureza, para adultos e crianças!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...