16.4.12

Copenhagen

Nyhavn, Copenhagen
Neste último final de semana estivemos em Copenhagen para comemorar o aniversário do marido. Eu comprei a passagem ainda em janeiro, pagando um ótimo preço e guardei a surpresa até uma semana antes da viagem :-). Como nunca havíamos estado em nenhum país da Escandinávia, porque não começar visitando Copenhagen que é relativamente pequena e dá pra fazer muita coisa em poucos dias? Chegamos na sexta-feira no comecinho da tarde e saimos de lá no domingo a tarde.


O cartão postal da cidade é Nyhavn, o canal com várias casinhas coloridas. No passado esse bairro era mau reputado, mas hoje é uma área cheia de bares e restaurantes que ficam lotados a noite e aos finais de semana. O famoso escritor dinamarques Christian Andersen foi um dos ilustres moradores de Nyhavn.


A capital da Dinamarca é bem interessante e bonita. O idioma é o dinamarquês que tem uma sonoridade muito parecida com o idioma alemão e até algumas palavras tem a escrita bem similar. O povo dinamarquês foi eleito o mais feliz do mundo e nós comprovamos isso: eles estão sempre sorrindo, te atendem super bem no comércio, mesmo em locais turísticos, onde geralmente os staffs não tem tanta paciência, mas lá estão eles, super felizes e bem humorados. Foi a minha impressão do início ao fim da viagem! Em contrapartida ficamos sabendo que apesar de mais felizes, os dinamarqueses tem uma média de vida não muito longa pois eles bebem muito, fumam muito e comem muita comida gordurosa!! Nada é perfeito...


O centro da cidade é bem animado e estava bem cheio no sábado. Muitas opções de cafés e restaurantes onde é possível provar o Smorrebrod (pão dinamarques) ou algum prato a base de peixe. Esqueci de tirar fotos...

Muita gente se movimenta pedalando. Foi incrível
a quantidade de bicicletas que vimos por toda a cidade!
Andamos bastante e no dia seguinte tomamos o bus Sigthseems para ver os pontos turísticos da cidade e ouvir sobre cada um deles. Valeu muito a pena!!!

Outro ponto muito visitado é a estátua da pequena Sereia do conto de Hans Christian Andersen. Andamos de Nyhavn até lá e a caminhada foi bem agradável, à beira mar. A área ao redor da pequena sereia é bem bonita e tem uma citadela que serve como base militar e é aberta para visitação.



A Dinamarca é a monarquia mais antiga do mundo, onde os reis não tem poder constitucional mas são encarregados de promover a imagem do país. O país também foi eleito como o menos corrupto do mundo.

A Dinamarca viveu muitos anos em guerra com a Suécia por causa da disputa de territórios. Essa guerra durou sete anos, mas hoje, segundo ficamos sabendo, não restou ressentimentos entre suecos e dinamarqueses por conta desta disputa.

Residência dos reis da Dinamarca
Guarda da rainha Margareth
Castelo Rosenborg
Visitamos também o distrito de Christiania, que é uma comunidade hippie localizada quase que no centro da cidade. Visitando esse lugar você esquece completamente que está em um dos países mais ricos e igualitários da Europa. Os moradores de Christiania vivem em casas de madeira, o chão é de terra batida e aparentemente as casas são muito simples. Não achei perigoso lá, somente que o pessoal é um pouco "diferente" daqueles que a gente vê por Copenhagen. Lá parecem que eles vivem, ou tentam viver, em um mundo a parte. Fotos não são permitidas dentro da comunidade.

Entrada da comunidade de Christiania
O governo tentou por diversas vezes tirá-los de lá, mas não houve acordo, eles continuam querendo viver dentro de um ideal utópico, na minha opinião, pois não há ideologia que me faça viver sem o minímo de conforto e aquecimento no inverno. :-). A comunidade existe desde meados dos anos 70 e atraiu muita gente de outras países também em busca do ideal "paz & amor".


Adorei conhecer um pouco de Copenhagen! Vimos muito mais coisas, mas descrever tudo iria deixar o post muito grande. Fiquei ainda com mais vontade de conhecer outros países da Escandinávia, como a Suécia e a Noruega!! Quem sabe em um futuro próximo...

20 comentários:

  1. Que delícia de passeio!
    Saudades de Copenhagen!

    ResponderExcluir
  2. Eu AMO Copenhagen... Eh lindo demais!!
    Eu nao entendo quase nada de dinamarques falado, mas escrito sim, pois parece muito com o sueco...

    Voce foi pro castelo de Hamlet? O castelo de Kronborg?

    Eu adorei a Christiania, quando eu fui tava tendo um festival; foi bem divertido!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luana, não visitamos esses lugares, por que o tempo foi curto. Quem sabe em uma próxima vez. Dinamarques parece um idioma difícil, mas o bom é que por lá TODO mundo fala inglês.

      Excluir
  3. Oi Sandra! Belo passeio-presente :) Admiro sua capacidade de manter o roteiro em segredo, eu já teria revelado em janeiro!
    Que lindas as fotos de Copenhagen! Estive lá no pico do verão, a cidade estava a mil! Entrei em várias lojas de design, o povo dinamarquês manda muitíssimo bem em design inovativo!
    Visite Stockholm quando puder... é a cidade mais linda da Scandinávia!
    Bjim
    Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcia, nós também visitamos algumas lojas de design de tirar o fôlego, foi rápido, mas gostei de tudo o que eu vi. Sim, os escandinavos mandam bem nesta área! Bjss

      Excluir
  4. Adorei conhecer um pouco mais dessa cidade junto com voce, deve ter sido muito gostoso esse passeio, porque as fotos sao lindas!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Monique! Adorei também. Viajar é sempre bom né! Bjss

      Excluir
  5. Que viagem gostosa, Sandra!
    As fotos estão lindas!!

    Beijao!!!!

    ResponderExcluir
  6. que delícia de lugar... Esse tb está na minha lista de lugares a visitar, ainda mais que fica aqui perto, dá pra ir de trem...

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Visite quando puder Barbara, vale muito a pena!! Bjs

      Excluir
  7. Sandra, já aprendi q vc é uma mulher q consegue guardar segredo. Acho q não teria aguentado, meu marido iria saber da viagem um mês antes da hora! hehe!!! :)
    Adorei! Tenho muita curiosidade pela Dinamarca e acho o máximo q esse povo goste tanto de andar de bicicleta! Um amigo meu morou lá por 3 anos e meio e disse q os executivos da empresa (fizesse chuva ou sol) chegavam de bike todo dia. É um povo educado e preocupado com o meio ambiente!
    Adorei as fotos, viu???

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rebeca, o segredo é a alma do negócio...rs...
      Nós vimos famílias inteiras se locomovendo de bicicleta, digo que são famílias porque pedalavam mãe, pai e cada um com um filho carregando em um carrinho anexado á bicicleta, incrível isso! Copenhagen é uma cidade super adaptada para bicicletas, muito legal!!

      Excluir
  8. Eu tbm adoro a Dinamarca, pelo que vi nas fotos deu pra vcs aproveitarem bastante o maridão deve ter adorado a surpresa,bjkss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marido gostou da surpresa sim Renata :-). Já ficamos com vontade de conhecer a Suécia também. Bjsss

      Excluir
  9. Sandra, muito legal esta tua idéias.

    Adorei o teu passeio, as fotos e tudo o que vc observou. Nunca visitamos um país escandinavo.

    Nao estava ainda frio por lá nao? Aqui, apesar de céu azul ainda está muito frio.

    Um bjao e uma linda semana pra vcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estava friozinho sim Geórgia, apesar do sol brilhando um pouco, o vento que soprava do mar era super gelado!!! Ainda bem que não choveu! Bjsss e ótima semana!!

      Excluir
  10. Será que são felizes justamente por comerem besteiras e beberem demais??? rs Parabéns para o Robert! e pelo seu blog! Delícia de ler...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ka, pode ser por ai mesmo...rs... Darei os parabéns para o Robert!! Beijos e "apareça"...

      Excluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...