17.3.12

Que vergonha Embratur !


Quando eu digo que o Brasil é um país difícil de ser visitado por estrangeiros - e muitas vezes pelos próprios brasileiros quando fazem turismo dentro do país - não apenas pela falta de estrutura (metrô, ônibus, linhas integradas, estradas sinalizadas e etc) e outras informações turísticas que facilitem a vida do turista eu não estou exagerando. Pra gente que fala português dá sempre pra se virar, mas imaginem para um gringo?

Eu gosto de ler blogs e colunas de estrangeiros que vivem no Brasil porque eu acho super interessante ler a visão de um "gringo" sobre o nosso país e um colunista que eu gosto muito de ler é o " Seth Kugel", que escreve para o IG. Ele é um americano que fala português, é apaixonado pelo Brasil e vive entre São Paulo e New York e que esta semana escreveu um artigo chamado "Para inglês entender", onde apontou vários erros de tradução do português para o inglês no site OFICIAL da EMBRATUR, que é a página que divulga o Brasil pelo mundo e que será muito acessada até 2014 principalmente por causa da copa do mundo. O artigo é bem interessante, vale a pena ler... ele deu exemplos de algumas frases que estavam no site da Embratur e que foram traduzidas do português para o inglês e ficaram totalmente sem sentido.

Como não ficar indignada? O Brasil está cheio de tradutores competentes e empresas sérias de tradução que poderiam fazer um trabalho perfeito, mas aposto que a verba da Embratur para o serviço de tradução ou foi para alguma empresa que já estava "na fita", que entregou o trabalho nas coxas ou foi a falta de verba que fez com que não fosse viável contratar um tradutor qualificado. Agora imaginem a página oficial de turismo do Brasil com todos esses erros? Eu que não sou nenhuma expert em inglês acho vergonhoso, que dirá os que consultam o site como uma referência para uma futura viagem ao nosso país. No artigo o Seth Kugel finaliza dizendo que "obviamente ninguém vai desistir de visitar o país por um erro de vocabulário. Mas desistir de um país porque não tem informação legível em seu site oficial? Com tantos outros países de olho nos bilhões de dólares do turista internacional? Isso não só é possível, é provável.". Eu concordo!

Eu já escrevi aqui sobre a falta de profissionalismo dos brasileiros de uma forma geral e eu gostaria muito de ser otimista e acreditar que a Copa vai ser um sucesso, mas a cada dia que eu leio notícias sobre atraso nas obras, aeroportos sem infra estrutura, erros de tradução e etc, eu perco as esperanças.

Pode ser que alguém do Brasil que leia o blog pense que eu critico porque não vivo mais no Brasil então não tenho o "direito de falar, mas não, eu sai do Brasil há pouco tempo e ainda está bem claro pra mim como as coisas funcionam por lá. Eu sou patriota mas não sou cega. Ainda assim eu torço, e muito, pelo meu país!

15 comentários:

  1. Oi Sandra,
    Ser patriota não significa ser apática em relação aos defeitos estruturais e características culturais com as quais você não compactua.
    É de fazer vergonha a falta de respeito com o turista doméstico e internacional, sem falar do perrengue que é se movimentar no país, seja entre aeroportos ou dentro das cidades mesmo.
    Não vejo a Copa como catalizadora de grandes mudanças. Talvez de pequenas melhoras. A
    nd that's it!
    Bj
    Márcia

    ResponderExcluir
  2. oi Sandra!
    que vergonhaaaaaaa... caramba, por esta eu não esperava, afi Maria menina, que isso??
    e legal isso que você faz de acompanhar blogs de pessoas que estão aqui, nunca tinha pensado nisso menina...
    Hoje li vários posts seus... interessantes!!!
    beijãooo e bom restinho de fim de semana...

    ResponderExcluir
  3. Sandra, é isso mesmo. Infelizmente as pessoas que ocupam os cargos no Brasil uma grande maioria o recebem porque conhecem alguém, porque alguém indicou, e deixam na fila do desemprego aquela pessoa que seria competenmte para o cargo.
    Precisamos de bons profissionais e que ocupe o cargo aquele que realmente seja bom.

    Parabéns pelo texto.

    Bjao

    ResponderExcluir
  4. Gente boa tem sim, só não tem chance na vida porque não tem um belo de um QI...aí dá nessas coisas. Em SP no metrô até as placas estão abdurdamente mal traduzidas pro inglês. Eu fiquei com vontade de ir até a administração da estação Paraíso e falar pra eles arrumar aquilo...uma vergonha...e eu tb não sou nada fluente no idioma, mas tem coisa que é tão básica...que é um soco bem dado no estômago quando a gente vê. O marido estava comigo e ficou também indignado.

    ResponderExcluir
  5. Ola, concordo com voce que da vergonha e tristeza. Ser patriota nao tem nada haver com ser cego aos problemas, pelo contrario e estar ciente deles e nas urnas tentar fazer a diferenca, mesmo porque a gente no exterior tambem vota. Eu torco muito pelo meu pais, mas as vezes da um certo desanimo e falta de esperanca.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. É um descaso, eu acho! Eu tenho um português horrível e sem dúvidas a minha gramatica nos posts lá do blog é pior ainda, mas é um blog pessoal, sem nenhuma pretencão. TRiste é um site que deve fazer propaganda de um país e passa por uma vergonha dessas!! Como vc mesmo disse o Brasil tem sim profissionais serissímos e competentes para traduzir uma página online. Que trsiteza! Espero que depois dessa critica eles acordem, né??

    Bjs e Boa semana

    ResponderExcluir
  7. Da vergonha mesmo Sandra... E ainda tem varias outras reclamacoes de estrangeiros que vao ao Brasil e que nao da pra discordar... Eu fico triste e envergonhada

    ResponderExcluir
  8. Lamentável mesmo! Mas a Embratur já prometeu corrigir tudo, vamos ver quanto tempo leva. Bjo.

    ResponderExcluir
  9. Mas a gente vê melhor as coisas quando se esta de fora, hj em dia tbm vejo tantas coisas absurdas no Brasil que dà desanimo e VERGONHA:-(

    ResponderExcluir
  10. Gente que absurdo!!E o pior de tudo é que existe tanta gente competente precisando de um emprego que faria um trabalho maravilhoso com a traduçao para o site da Embratur, precisamos torçer muitooo mesmo.Morar fora do país não quer dizer que temos que enchergar tudo sempre lindo e maravilhoso, tbm amo meu país de paixão mas tem horas que é impossível não comparar, bjksss

    ResponderExcluir
  11. Oi Sandra, tudo bem? Cheguei no teu blog hj e já "peguei" um post muito interessante e até polêmico.
    Concordo com vc e fico triste. É uma pena q as coisas sejam assim no Brasil.
    Qnd visitei a Austrália vi, em Sidney, a estrutura criada apenas para as olimpíadas de 2000. Menina, me deu um medo tão grande, logo pensei: "Isso vai ser impossível no Brasil. Não dá. E agora?!" Ainda estou com medo, mas tenho esperança de que tudo vai dar certo.
    Espero q depois desse artigo a Embratur tome vergonha e pague uma empresa de tradução de verdade pra "cuidar bem" desse site.

    Gde abraço,

    Rebeca

    ResponderExcluir
  12. Os estrangeiros tem essa visão de que pro brasileiro tudo tá bom , mas no mal sentido, de que os brasileiros não vão atrás dos seus direitos, deixam muitas coisas passar e depois reclamam da impunidade.

    Eu tb esperava mais de um site como a Embratur. Custava contratar estrangeiros que são experts em traduções cujo idioma nativo é o inglês? Espero que as coisas melhorem e que o Brasil mude essa imagem de é, as coisas são assim mesmo, não tem jeito, não adianta falar.

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Isso foi absolutamente ridículo! Meu marido reclama toda vez que vai no Brasil dos preços absurdamente altos de tudo e da falta de infra-estrutura. Fora isso, ele ama, acho até que gostaria de morar lá, se fosse num lugar não muito quente e com melhor infra-estrutura. Poxa, e viajar dentro do Brasil? Não dá, é caro demais. E tanto lugar bonito pra gente visitar! Que pena! Beijo

    ResponderExcluir
  14. É Sandra! Sou turismóloga de profissao, e moro há pouco na Alemanha, e aqui é que a gente percebe o quão ingênuo o Brasil ainda é nesse quesito... fico triste, muito trriste quando vejo/leio coisas assim...O pior é pensar que meus coleguinhas de profissao que ficaram no Brasil tem a mente muito fechada pra ver esse tipo de coisa...

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...