7.3.12

A fofoca


Não podemos esquecer a lição da sombra: "Toda vez que falamos de alguém, mal ou bem, estamos falando de nós mesmos - o que tememos ou o que desejamos ser”.
Waldemar Magaldi



Atire a primeira pedra quem nunca se pegou fofocando falando de alguém!! As vezes, dependendo da forma como isso é feito, eu entendo que pode ser um desabafo. Afinal quem nunca desceu a lenha falou da sogra, do chefe, da cunhada, da prima, e por ai vai... faz bem jogar pra fora e desabafar sobre alguma atitude de determinadas pessoas que nos incomodou ou nos magoou e por algum motivo não tivemos chance de falar diretamente para elas.

O problema é quando isso se torna patológico. Vocês já repararam como tem gente que sente prazer em fofocar? Gente que te encontra e vai logo comentando sobre fulano ou sicrano, gente que parece estar sempre mais interessada na vida alheia do que na própria vida?

 É complicado, pra não dizer perigoso, dar atenção para quem não faz nada, além de fofocar. Porque o "amigo", que fala mal para você do outro "amigo", também falará mal de você para um outro "amigo". Não se engane, você não será poupado.

Conheci gente que era tão interessada na vida alheia que estava sempre "analisando" o relacionamento da fulana com o marido, a situação financeira da beltrana, as compras que a outra fulana fazia... ah pelo amor de Deus!!! O contato com essa pessoa começou a me incomodar de um jeito que eu fui cortando o papo e acabei dando um basta, não tive mais saco saúde pra isso, me afastei! Fico imaginando o que ela não falava de mim quando eu virava as costas... Eu é que não quero uma amiga dessas!

Claro que as vezes a gente se diverte fazendo fofoca comentando sobre a vida alheia, mas de maneira saudável, se é que posso dizer assim, por exemplo, falando dos famosos ou das pseudo celebridades, aquela coisa de jogar conversa fora, é engraçado, todo mundo ri, mas não é aquela fofoca maldosa, com veneno, sabe? É aquela coisa de precisar falar e as vezes eu preciso mesmo reclamar desta gringaiada, então eu falo mesmo...rs.. até porque eles devem fazer o mesmo com os estrangeiros que vivem aqui :-).

Pois é, quem fofoca muito está fugindo de olhar para si mesmo, pois a vida do outro tende a ser mais interessante. A fofoca como um hábito é a projeção do nosso interior. Pensemos nisso!


11 comentários:

  1. O melhor é não fofocar, mas sim "comentar" kkkkkk ! Sério. Eu tenho minha teorias/filosofias/lifestyle (chame do que for). Funciona assim: eu "comento" sobre por exemplo minha sogra holandesa apenas com uma amiga do Brasil que só teve contato com ela uma vez na vida. Não vou falar sobre meus sogros, cunhados(as) com o pessoal da minha village - onde por sinal eles também moram. Também não falo sobre colegas ex ou atuais com outros colegas. Não falo a respeito de crianças amiguinhos(as) dos mesu filhos com outras mães de amiguinhos. Aliás, comentar qq coisa desagradável sobre o outro só te queima. O que -ou como - os outros são não interessa a ninguém. Na minha adolescencia já percebi que uma pessoa que parece desagradável para uns pode ser percebida como muito interessante para outros. Então o negócio é enfiar a viola no saco e ir cada um cuidar da sua própria vida.

    ResponderExcluir
  2. oi Sandrinha!!!
    oh! se tem gente que gosta de fofocar...
    principalmente a mulherada né!
    beijinhosssssss

    ResponderExcluir
  3. Voce acha que os zoropeus são mais fofoqueiros que os brasileiros? Eu tive essa impressão... Pelo menos eles são mais indiscretos quando querem saber alguma coisa da sua vida...
    Mas eh um saco mesmo gente que ta sempre falando mal de outras pessoas... eu não tenho paciência pra isso não!

    ResponderExcluir
  4. amizade com essa energia pesada assim eh melhor nem ter, ne?
    obg pelo comentario no meu blog, qdo vc em Zurique podemos marcar algo! :)
    Tava lendo seu post sobre a agua aki na suica.... q produto eh esse q vc usa p/ limpar a chaleira?? :-D

    ResponderExcluir
  5. Eu vou com a Luana...este povo aqui é bem mais fofoqueiro hahaha, descaradamente hahaha Eu acho que a fofoca é algo prejudicial que vai minando as relações. A pessoa tem segundas intenções. Havia uma pessoinha perigosa no nosso círculo, recém chegada. Ela normalmente falava o que pensava e depois incluía sempre o nome de outra pessoa, dizendo que a fulana tinha dito tal coisa sobre mim ou sobre outra pessoa. Fui percebendo o quanto ela poderia ser perigosa e ohhh numa oportunidade a desmacaramos, sem dó e sem pena. Comentar sobre algo, rola, acho natural, mas daí a ficar de leva e traz...é perigoso. Às vezes,acontece algo e conversamos sobre a pessoa, até pra entender o que está se passando, ou algum mal entendido entre alguém que nos é comum, mas a conversa termina ali e ninguém vai fazer intriga. Dependendo da situação você sente a maldade, o veneno escorrendo pelos cantos da boca rs...aí é tomar cuidado, porque a pessoa é maldosa, invejosa e gosta de ver o circo pegando fogo.

    ResponderExcluir
  6. Sandra eu tento me policiar quanto a isso, mas como eh dificil evitar um comentario maldoso as vezes. Eu consigo por exemplo nao perguntar sobre a vida de ninguem, mas nao consigo evitar de soltar umas cobras e largatos de vez enquando, mas fico me sentindo super mal. Faz parte ne?
    beijos

    ResponderExcluir
  7. È realmente assim, quando sua vida nao està interessante (ou nao è) è mais cômodo falar dos outros. Detesto fofoca, seja ela sadia de brincadeira ou maldosa. È uma coisa tìpica do nosso mundinho feminino nè rs mas tem gente q vive disso, vive com isso!
    Bjo

    ResponderExcluir
  8. Sandra entendo perfeitamente o que vc quis dizer, acho que fazer algum comentário sobre alguém de vez em quando é até normal e isso creio que todo mundo faz, mas quando isso se torna o unico assunto já acho que é maldade.No meu curso tem duas pessoas assim rsrs o veneno escorre pela boca, elas são até 'legais' mas nunca serão minhas amigas, acho isso muito feio pra falar a verdade, pobreza de espírito.Feliz dia internacional da mulher pra vc,bjkss

    ResponderExcluir
  9. Oi, Sandra

    De vez em quando até gosto de fazer uma fofoquinha mais como sou praticante de Yoga me policio sempre, afinal a professora fala que perdermos muito tempo em falar da vida alheia, sem contar na energia negativa que nos envolve nesse momento.

    Adorei sua visita e o seu comentário...e quanto ao seu blog também gostei muito tanto que já estou te visitando, para que possamos trocar muitas idéias no decorrer desse ano e nos próximos se Deus quiser.

    bjs
    Namastê

    ResponderExcluir
  10. as vezes vc fica em duvidas se e amigo ou inimigo, o alvo da "conversa"ne?

    Mas falar mau de celebridade e divertiiiido!

    ResponderExcluir
  11. Anita
    Até para comentar tem que haver uma certa "ética". Não dá pra comentar para pessoas sobre pessoas que têm uma certa relação. Desabafe sobre a sua sogra com quem mora longe, é a melhor coisa :-)

    Ana
    A mulherada gostaaaa mesmo. Bjs

    Luana
    Os suíços que eu tenho contato, acho bem discretos. Os alemães é que são super indiscretos, perguntam mesmo na lata...rs.. Eu fiz uma entrevista de emprego uma vez e a menina que me entrevistou era alemã e ela quis saber como eu conheci o meu marido...hahaha, curiosidade mesmo né, porque isso não tinha a ver com a vaga em questão... mas foi só isso de pessoal que ela perguntou...rs..

    Ceça
    Realmente essa energia eu dispenso!! O produto anti-calc que usamos aqui é um produto do COOP chamado Anti Calc SUSO é bom, mas super agressivo. Quanto a Zurique eu te escreverei :-)

    Eliana
    É por ai, as vezes conversamos sobre alguém até para entender o que se passou... É o que você escreveu onde eu quis chegar: falar todo mundo fala, mas gente que fala por maldade, tô fora!!

    Simone
    Normal não seria se você não fizesse isso. Quem não faz um comentariozinho maldoso de vez em quando? Faz parte da natureza humana!

    Mis
    É do mundo feminino mesmo esse tipo de coisa. Mas quando a vida da pessoa gira em torno disso ai fica complicado continuar um amizade. Bjss

    Renata
    Exatamente! Você entendeu o meu ponto de vista. Comentar todo mundo comenta, o problema é quando isso começa a se tornar uma parte importante da vida de quem comenta. Triste!

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...