24.2.12

A água na Suíça





A água aqui é muito calcária. Dizem que ela é super tratada e tal e é possível tomá-la diretamente da torneira. As vezes eu faço isso quando lembro de tomar água. Tenho um sério problema, tomo pouquíssima água, sei que faz mal mas é um mau hábito que eu estou tentando melhorar.

Marido não cansa de falar que o calcário faz super bem para a saúde, para o corpo, para os ossos e etc.. Pode até ser, mas que faz um estrago danado no cabelo ah isso faz. Gente, haja Kérastase pra dar jeito :-) !!!

Na Suíça e parte da Europa a água é "dura", como dizem os especialistas. Onde eu estou morando agora a água é super calcária. É tanto calcário que a chaleira que usamos para ferver a água tem que ser lavada com um produto especial de 2 em 2 semanas e olha que eu nem a uso todos os dias!! Sem contar que temos que usar produto especial anti-calc para tudo que é tipo de limpeza: box do banheiro, pia, produto especial para máquina de lavar louças, para máquina de lavar roupas, enfim... Haja anti calc!!

Já cogitamos instalar um equipamento especial que vai destruindo um pouco do calc antes da água chegar às torneiras, mas é muito caro e no momento temos outras prioridades. Já vi até um filtro especial que é instalado no chuveiro e filtra uma parte do calcário e eu me interessei para quando for lavar a cabeça :-). Marido não entende o porque de tanta preocupação com o cabelo!! Claro né, ele tem um cabelo ótimo e cabelo de homem lavou tá novo! Ele se preocupa com o "maquinário" da casa e eu com o cabelo...rs

O "truque" que estou usando agora é lavar o cabelo menos vezes durante o  inverno. Como o meu cabelo não é oleoso aguento quatro dias sem lavar e quando lavo (e quando lembro) o último enxague faço com água misturada com um pouco de vinagre e percebi que melhora sim, o cabelo fica mais leve. Parece que ph do vinagre "quebra" o calc. Não sou química, aprendi tudo isso pesquisando em sites e blogs na internet. Mas não pode abusar do uso do vinagre, é melhor usá-lo somente uma vez por semana porque ele contém álcool e álcool em excesso danifica os cabelos. Afff, mas é muito trabalho somente para lavar a cabeça, não sei não até quando aguento isso...rs...

E onde vocês moram, a água é assim também? Socorro!!!!

Update: Encontrei um shampoo anti-calc e ele tem resolvido muito o meu problema. Dá uma lida neste post aqui :-)

37 comentários:

  1. Sandra aqui tambem e assim. O banheiro eu lavo 2x por mes com produto antikal ou o meu box fica branquinho, a chaleira de agua tambe fica puro calcario e o cabelo... aff eu nem comento mais, quando eu olho as fotos do cabelo que eu tinha e agora e eu culpo a agua, imagina todo aquele calcario endurecendo no cabelo? Vou tentar a tenica do vinagre.

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone, que saudade da água do Brasil!!! Tente o vinagre sim, mas não use mais do que uma vez por semana. Bjss

      Excluir
  2. Em Narnia - Suécia - era assim! Um horror tomar banho! Alias, eu ate tive uma reacao alergica no começo, pode?
    Aqui em Narnia Molhada do Sul - Bélgica - a água não eh dura... Meus cabelos agradecem!
    Essa de usar vinagre eu nao conhecia! Por q sera? Vinagre eh acido... sera que tem alguma reacao com o sal? Deve ser... =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luana você é sabida :-). É isso mesmo o vinagre é ácido e contém sal e o sal destrói o calc. O marido que falou, ele não é químico, mas entende muito disso... rss

      Excluir
  3. No UK é assim também. Vou tentar com vinagre, valeu pela dica :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dri, de nada :-). Mas não abuse do vinagre, só uma vez por semana :-). Bjs

      Excluir
  4. Bom, pode crer...o meu cabelo não tem explicação hahaha e realmente vai ficando tudo esbranquiçado...mas eu não bebo a água da torneira, não, acho muito pesada, com o gosto meio salgado, sei lá...então tomo de garrafinha e eu também tomo pouco. Aliás, vou lá tomar um copo de água hahah Bom fim de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb nao bebo água da torneira, isso acontece muiiiito de vez em quando. Aqui eu aprendi a gostar de água com gas então com muito custo tomo água...rs.. Bom fds pra você também!!

      Excluir
  5. oi Sandra!!!
    O Ivan esta na Suíca esta semana, em Baden... a serviço! ele adoru conhecer a Suíça, só achou caro demais...
    Bom, esta notícia da água, pra mim é horrível, pois tenho escova definitiva, então se esse tal de cal detonar mais ainda, af!!!
    Será que comprar água pra lavar a cabeça não vale a pena??? Tem cal na água de garrafa também?
    bijosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! Baden é praticamento ao "lado" da minha casa :-).
      Todo mundo se assusta mesmo com os preços na Suíça...hahaha, mas depois acostuma :-)
      Sem querer te desanimar, a progressiva/definitiva com a água daqui detona o cabelo!! Eu mesmo tinha progressiva e agora não mais. Você vai precisar hidratar muiiiito o seu cabelo e com bons produtos. Esqueça os produtos brasileiros, deixe para comprar na Alemanha que você encontrará boas marcas, com preços acessíveis e adaptados para o clima e água da região.
      Água de garrafa também contém minérios, mais do que a água da torneira. Segundo me disseram não é boa para lavar o cabelo não... Quando você estiver morando na Alemanha, vc. vai poder ir testando os produtos e achará o melhor para você :-). A Schwarzkopf, mesmo a linha de "supermercado", tem máscaras muito boas para o cabelo. A luta companheira :-). Bjs

      Excluir
  6. Sandra eu fiz mechas no meu cabelo qndo estava de ferias e quando voltei estou sofrendo demais com esse problema na agua,eu vou segui a dica do vinagre te conto depois se ajudou pq to q nao aguento hahaha,mulher sofre com a beleza,bjocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nira... Não adianta fez química no cabelo tem que cuidar sempre né... Tenta o vinagre sim, mas no máximo uma vez por semana. Conta depois se ajudou. Sim, mulher sofre...hahaha. Bjs e bom final de semana!!

      Excluir
  7. Alguns estados daqui dos EUA a água também é dura. Onde eu moro, felizmente, não é. Eu não tenho coragem de beber água da torneira não, mesmo sabendo que é tratada. O gosto da daqui é horrível e é super turva. Bebemos água de garrafinha. A diferença é que eu bebo baldes de água, mais de 2 litros por dia. Meu marido é como voce, só bebe água na marra, porque eu coloco a garrafa na mão dele. Eu sinto sede só de escrever esse comentário falando de água. Adoro! rs... Mas que bom que voce conseguiu encontrar uma solução para resolver esse problema. Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eli, eu queria gostar mais de água, é tão saudável tomar água!! Aqui em casa consumimos água com gás, eu aprendi a gostar deste tipo de água aqui. De torneira só muito de vez em quando e um pouquinho só.
      Seu comentário me inspirou, vou lá tomar um pouquinho d'água :-) Bjs

      Excluir
  8. Aqui na França tb, principalmente na região parisiense, onde moro. No início sofri muito com o cabelo, saia da ducha e ela já estava "pesado", eu tinha a impressão que parecia "sujo", e ao mesmo tempo ressecando as pontas.
    Mas agora trabalho para um grupo do setor de cosméticos, e eles dizem que um "condicionador" tem como funçéao principal retirar o excesso de calcário que fica no cabelo, assim como uma loção retira o excesso de calcário que fica na pele. Então eu uso esses produtos (antes usava produtos comprados em supermercados!) e a pele e os cabelos agradecem! Não tenho mais problemas de cabelos rebeldes, "espetados", e tb nunca faço chapinha!!!
    E sobre o vinagre para os cabelos, quimicamente funciona mesmo! Mas aqui recomendam o vinagre de maçã. E o tipo de alcool natural que vem da fermentação natural do vinagre não tem nada a ver com o alcool aquele outro que a gente conhece!!! Boa sorte com seus cabelos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milena, obrigada pelas dicas!! :-). Eu intercalo produtos mais baratos com os de uso profissional (Kérastase, Joico e etc...). Vou testar com o vinagre de maça também pois eu estou usando o vinagre normal. Calc é realmente o Ó.

      Excluir
  9. a agua de Bahrain e dessalinizada. Uma "m". JA tentei ate lavar o cabelo com agua mineral ( que nao fica nada caro se vc comprara aqueles galoes de 20 litros.

    BAnho na cachorra? So com agua mineral...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino que essa água deve ser péssima mesmo... Tem que cuidar bem da cachorrinha :-)

      Excluir
  10. Soltinho, soltinho meu cabelo não fica. Mas eu já me acostumei e só guardo copos, talheres e pratos quando já estão totalmente secos, senão já viu né ? Principalmente jarras, devem ser muito bem secas pro dentro. Dizem que o calcário da água deixa os ossos e unhas mais fortes. No meu caso, não cola. Minhas unhas são feitas de papel e só crescem à base de sol. muito sol. Que aqui é muito micho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, eu nunca seco a chaleira... e acho que as vezes guardo as outras louças sem secar direito... aff, vou começar a secar melhor. Acho que o calc faz bem para as minhas unhas, pois elas crescem rápido e estão fortes :-).

      Excluir
  11. Tao bom achar um blog de alguem que tb mora por aqui.Entao...vc acredita que meu cabelo fica mais bonito aqui do que no Brasil?hehehe
    No Brasil ele fica ressecado e tenho q encher ele de creme. Aqui nao...Mas sabe o que faço,eu so uso produtos daki no meu cabelo. Os do Brasil eu nao uso aki,pq n protegem do calcario. Por incrivel que pareça, aqui meu cabelo fica ate ajeitadinho.heheh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Honey!! Seja bem vinda!! Pois é agora que estou sentindo mais os efeitos do calc, quando morei bem no centro de ZH não ruim não, mas agora no Aargau, ta mais complicado. Eu tb. só uso produtos daqui, os do Brasil não funcionam mesmo.

      Excluir
  12. Oi, Sandra
    Também tive problema com a água, quando morei fora. Como o dindin não dava para comprar esses aparelhos que seu marido quer, eu usava um truque que uma amiga ensinou... abre a tampa de baixo do chuveiro (aquela que tem os furinhos) e coloca um carvão ativado lá (daqueles de vela de filtro de água), sei lá pq... não sou química, mas isso ajudou bastante. Além disso tbm fazia commo vc, vinagre na última enchaguada. E de vez em quando, dias especiais... me dava ao luxo de comprar água mineral para lavar o cabelo. Espero que ajude.
    Óbvio que não sei onde vc vai arrumar esse carvão aí na alemanha, mas quem sabe vc dá sorte...
    Bjks.

    ResponderExcluir
  13. Alemanha... não, Suíça, confundi. Passei corrida por Zurick, mas amei Luzern (caro pra dedéu, but...). Até mais.

    ResponderExcluir
  14. Gente, quando lembro o cabelo que tinha no Brasil (cacheado, sedoso, leve, atè a cintura!) e vejo o que eu tenho agora (uma vassourinha que nem cresce mais) dà vontade de chorar!
    Saudade do Brasil!

    ResponderExcluir
  15. Encontrei este "post" numa árdua pesquisa sobre "Como resolver o problema de cabelo quando a água tem muito calcário".
    Estou na Suíça, Mellingen (fica perto de Baden), vim cá passar as férias de Verão porque meu namorado está aqui a trabalhar, já no ano passado sofri com este problema e continuo a sofrer...tenho o cabelo longo, em Portugal não sofro problemas com a água porque é muito levezinha, mas quando venho para a Suíça o meu cabelo fica seco, áspero, com coisinhas brancas que parece caspa e apesar de perder tempo a alisar o cabelo, passado um tempo volta a ficar frisado -.-" não sei mais o que fazer, fui comprar um Shampoo reparador ao Supermecado, acho que não vai fazer grande diferença mas vou experimentar... tenho saudades do meu cabelo quando estava em Portugal :(

    ResponderExcluir
  16. "Água de garrafa também contém minérios, mais do que a água da torneira. Segundo me disseram não é boa para lavar o cabelo não"
    Olá Sandra, vc se refere à agua mineral? Se positivo, puxa eu acho a água mineral tão jóia para lavar os cabelos,pelo menos uma vez na semana! Eu tb choro quando olho meu cabelo antes e agora...pensei q fosse problema c os shampoos cremes e máscaras..tenho um monte de diferentes marcas para doar....Mas recentemente descobrí na net q o problema é a água daqui dessa m..rs....Meu cabelo é longo e já está abaixo da cintura..no Brasil era uma beleza 100% virgem, ondulado, brilhante e c balanço...ainda dá para levar, mas choro!!

    ResponderExcluir
  17. Achei seu blog por acaso,estava justamente procurando informações que pudesse ajudar os meus cabelos,moro em Wilen(Thurgau)ontem eu estava vendo minhas fotos antigas de quando vim pra cá,fiquei assustada,eu tinha muito mais cabelos a diferença é nitida,meu cabelo era cheio,crescia mais rápido,agora tenho pouco cabelo(cai muitoooo)to sempre comprando produtos diferentes,de linhas profissionais ou não,é uma luta constante eu nunca mais fiquei satisfeita com os meus cabelos.Vou tentar sua dica sobre o vinagre,preciso saber qual a quantidade que vc mistura com agua pro último enxague.Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana!
      Eu faço no olho mesmo e ai vai depender do tamanho do seu cabelo, mas como é o último enxague nem precisa de tanta água. Eu tento usar a proporção de 1 parte de vinagre para 5 partes de água, ou seja, se você usar 100ml de vinagre, deverá dissolvê-los em 500ml de água. Espero ter ajudado :-).

      Excluir
  18. Caraca... estou indo pra Alemanha em breve e esse negócio do efeito da água nos cabelos me assustou muito =(
    A primeira coisa que vou fazer quando chegar aí então, é comprar um galão de água mineral hahaha...
    Tenho progressiva.. e meu cabelo é grande e lindo aqui no Brasil.. será que 1 ano dá pra estragar? Mesmo usando água mineral...? Quando morei no Canadá, o clima não ajudou muito... e eu já estava esperando por isso na Alemanha tbm... mas o lance da água eu não sabia =/

    ResponderExcluir
  19. Olá vim morar para a suica faz 3 meses o meu cabelo bem comento muito seco mesmo :( mas o mais estranho é que estou com muitos cravos nas costas pescoço e na cara com a pele bastante oleosa já aconteceu com alguem?

    ResponderExcluir
  20. Muitos mitos aqui escritos :/. A água calcária ou dura é rica em minerais. Especialmente rica em cálcio e magnésio. Benéfica para o organismo, mas se preferem podem sempre comprar os famosos suplementos. Claro que tem o problema conhecido do calcário em tubagens e máquinas de lavar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em nenhum momento no post eu citei que a água NÃO era benéfica para o organismo, a reclamação foi somente porque ela detona o cabelo :-(. De resto, sim, essa água é super saudável para o corpo, mas péssima para o maquinário da casa.

      Excluir
  21. Pode dizer me onde posso encontrar esse filtro que se instala no chuveiro? Onde posso comprar aqui na Suíça?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vera. Dá uma olhada neste site.
      http://www.bwt-aqua.ch/de/Produkte/Filtersysteme/Antikalk-Filtersystem/Seiten/default.aspx
      Eu não conheço esse sistema, apenas sei que se trata de um filtro antikalk.

      Excluir
  22. Olá..moro na Suécia e meu cabelo cai muito...fico até assustada pq não acontecia isso no brasil...será que eh devido a água?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente Jessica. Nâo sou especialista nisso, mas já li muitas meninas que moram ai pelo norte da Europa se queixando de queda de cabelo. Se a água tiver mais calcãrio pode ser a causa sim, mas tb pode ser algum desequilíbrio hormonal. Vale a pena investigar mais a fundo. Abs!

      Excluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...