26.1.12

Ladrões de moedas

Parada do tram na parte central de Zürich

Há alguns dias atrás Zürich foi vítima de vandalismo e roubo durante a noite. Na cidade toda existem máquinas para compra de tickets para tram e/ou ônibus. Nas estações de trem é possível a compra com dinheiro, cartão ou moedas, mas nas ruas só é possível a compra destes bilhetes com moedas. Aqui você precisa de moeda pra quase tudo, independente de onde você vá é sempre bom carregar algumas na carteira.


Máquinas para compra de tickets para tram e/ou ônibus. Foto: Jornal 20 Minuten
Foram essas máquinas o alvo do vandalismo. Fizeram uma espécie de "arrastão" na cidade e muitas máquinas foram quebradas e todas as moedas roubadas. Segundo a VBZ, a empresa que administra esse serviço, o montante roubado foi pequeno em comparação com os danos que os ladrões causaram para empresa e a população. Não sei como os passageiros farão para pegar o transporte público. Segundo a empresa as máquinas são esvaziadas regularmente e a quantidade de moedas dentro de cada máquina não devem ultrapassar 100 francos. A empresa tem como repor o material destruído, porém não tanto para o número de máquinas que foram danificadas. O porta voz da empresa disse que sempre houve vandalismo mas nunca como agora e ele se disse chocado.

É díficil entender o que leva essas pessoas a se marginalizarem. No Brasil teriamos sempre uma justificativa: desigualdade social, falta de oportunidades, pobreza, se bem que nos últimos tempos muitos jovens de classe média alta têm cometido diversos delitos, então a pobreza por si só não seria uma justificativa. Mas e aqui??

Outra coisa que tenho observado é a quantidade de jovens que começam a beber muito cedo (fumar também, e as vezes não cigarro) e a partir dai começam os problemas com a marginalidade e a deliquência.

A polícia espera que testemunhas presenciais se apresentem para ajudar na identificação dos suspeitos. Até agora ninguém foi preso.

4 comentários:

  1. Sandra vc foi no Q da questão, em um país como esse que quase não existe desigualdade social tbm me pergunto o que leva algumas pessoas praticarem roubo ou vandalismo, por aqui sempre tem algo parecido e pouco a pouco vem aumentando sei lá creio que o vício(drogas, bebida) leva a tudo isso.Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Sandra é falta de obrigação na vida! Se essas pessoas tivessem que se esforçar um pouco mais pra conseguir qualquer coisa eles não teriam tempo pensando nisso.

    Quando eu cheguei a Dinamarca a uns anos atras o que me surpreendeu era o número de jovens caidos na rua de bebado em pleno domingo gelado de manhã. Inclusive meninas de 13/14 anos completamente bebadas. Lá eles tem até um centro para pessoas que "desistiram" de viver e querem se dedicar ao alcolismo. Eles recebem a dose diaria de alcool e governo paga por isso, acredite ou não eu vou achar a matéria que li.

    Agora me diz, esses jovens tem tudo. Educacao de otima qualidade e gratuita, oportunidades de viajar, casa, comida e roupa lavada e nao querem nada com nada da vida.

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Renata
    Eu também concordo que o vício em álcool e drogas pode ser um agravante sim.

    Simone
    Por isso que sempre me disseram que existia algo de podre no reino da Dinamarca :-) lol
    Um centro pra quem já desistiu da vida?? Deveriam propor algum tratamento para recuperação dessas pessoas!! Além do que você mencionou eu citaria ainda o desajuste familiar como um agravante para este tipo de comportamento. Os pais não estão nem ai ou desistem facilmente dos filhos...
    Hoje quando eu olho pra trás eu agradeço ao meu pai por sempre querer saber com quem eu andava, onde moravam meus amigos, quem eram os pais deles e etc, e tb por ele me fazer "pagar mico" quando eu era pre adolescente e ele ia me buscar nas festinhas:-).

    ResponderExcluir
  4. Como diria Boris Casoi: !"Isso é uma vergonha!" Como na Suecia não tem mais dessas maquininhas, eles acabam arrombando as maquinas de pagar estacionamento. Uma vez vimos o assalto, ligamos pra policía, mas não deu tempo deles chegarem, óbvio!

    Raiva, viu??? Vandalos estão por toda parte não adianta!

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...