9.1.12

Eu e as crianças

Desde que me mudei do centro de Zürich para um dorf tenho visto muitas crianças andando pelas ruas indo ou voltando da escola, no campinho batendo uma bolinha, sozinhos ou em grupo, ou com o pai e a mãe.

No geral as crianças daqui são tímidas e reservadas, tipicamente como o povo suíço. Você brinca, faz uma gracinha qualquer, elas sorriem mas logo se encolhem envergonhadas. Ultimamente tenho sido abordada por elas o que me deixa surpresa porque no geral elas não são de se aproximarem de estranhos, pelo menos no centro da cidade não era assim. E gente que fofas!! Cada uma mais lindinha que a outra, vontade mesmo de apertar! O problema da abordagem é que elas vem falando comigo no dialeto suíço (schweizer dutschi) e eu não entendo lhufas! Ai eu peço encarecidamente que elas falem em hoch deutsch (o alemão "puro", aquele que a gente aprende na escola, mas que não ouvimos nas ruas ). Claro que elas olham para mim com aquela carinha e devem pensar: "Nossa de onde será que ela vem"? Algumas vezes elas continuam falando, no dialeto, claro (se nem suíço adulto gosta de falar em alemão imagine as crianças), e eu entendo umas poucas palavras, falo alguma coisa em hoch deutsch e elas me olham com uma cara de "nossa mas não foi sobre isso que eu falei" :-).

Google imagens

Hoje mesmo voltando do supermercado no caminho de casa um menininho começou a puxar papo comigo, e ele mesmo já estava papeando com a menina do setor de pães do supermercado. Juro que ele parecia com o menino do filme "Esqueceram de mim", tão simpático e falante!! Mais uma vez boiei. Ele me perguntou minha idade (isso eu entendi, haha), onde eu morava, falou mais um monte de coisas que eu fingi entender. Tomou o rumo dele e eu o meu.

Será que eu consigo um trabalho em um kindergarten (*)?

(*) creche/jardim de infância

3 comentários:

  1. Deve ser cmplicado entender em meio a tantos dialetos, uma língua nova já é dificíl, imagina ter que saber lidar com duas no mesmo país e crianca fala rápido né?? Olha, eu escolhi a minha educacão em pedagogia justamente por amar tanto crianca e não me arrependo, pq eu simplesmente amo meu trabalho, mas preciso dizer amo por estar rodeada de criancas, mas nos dias de hoje infelizmente é tanta coisa burocrática que uma professora precisa fazer que as vezes me dá vontade de desistir, mas pq vc não tenta um trabalho como "ajudante", assim vc vê se gosta e depois quem sabe eles te dão um emprego fixo, foi assim que eu comecei aqui!

    Bj

    ResponderExcluir
  2. Oi Deby! É complicado mesmo esse dialeto, as vezes eu me sinto uma analfabeta funcional...hahaha...
    Tai uma coisa para se pensar, quem sabe esse não pode ser um caminho. Nunca trabalhei com crianças, tenho formação em psicologia e talvez tivesse que fazer alguma especialização por aqui, mas não sei, ainda estou "estudando" os caminhos... Obrigada pelo comentário. Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Pode ter certeza que sua energia deve estar pra lá de boa Sandra, as crianças sentem.Bjks

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...