15.1.12

Compras na Alemanha

Google imagens

Não é de hoje que muitas pessoas que vivem na Suíça vão até a Alemanha para fazer compras e economizar. Atualmente com a crise do euro ficou até mais vantajoso atravessar a fronteira (para quem mora perto) e ir às compras na França, Alemanha, Itália ou Austria. Esse "fenômeno" foi até matéria no Estadão, quem quiser pode ler aqui. Muitos que vivem na Suíça estão atravessando a fronteira para aproveitar a valorização do franco suíço frente ao euro.

Sábado nós aproveitamos e fomos às compras na vizinhança. Recentemente nós compramos na Alemanha alguns móveis para a nossa casa, o que foi muito mais vantajoso do que comprar aqui na Suíça. Para ter uma idéia o mesmo móvel que nós compramos na Alemanha custou metade do preço do mesmo móvel que nós havíamos visto em uma loja daqui.  A nossa intenção era comprar uma nova cama mas não encontramos nenhuma que fosse do nosso gosto. Nós tínhamos a opção de visitar outras lojas, mas como o dia estava lindíssimo com frio e ensolarado, mudamos o itinerário e fomos em uma outra cidadezinha alemã chamada Waldshut com a intenção de aproveitar mesmo o dia, ir a um café, andar um pouquinho e etc...

Waldshut é uma cidade bem pequenina e agradável, eu moro há 40 km de lá. A cidade tem um bom comércio e muitos suíços e moradores da Suíça lotam a cidade aos sábados, principalmente para fazer compras e economizar.


Foi ai que resolvi entrar em uma loja de produtos para higiene pessoal porque a gente sempre precisa de alguma coisa, rs.. Aliás nessa loja, chamada Müller, tem um pouco de tudo (higiene pessoal, produtos de limpeza, chocolates, vitaminas e etc...) Foi ai que eu choquei com os preços!!! Realmente quando na Alemanha, vale a pena fazer algumas compras e também vale pesquisar bastante por lá, pois algumas coisas podem não compensar comprar. Vejam só algumas coisas que eu comprei e o quanto economizei:
 
1 euro= 1,20 francos

Tirando a gasolina que não chegou a 9,00 francos e mais 2,50 euros que pagamos de estacionamento deu pra economizar bastante com coisas pequenas mas que fizeram uma grande diferença. Na verdade a compra deu um pouquinho mais porque alguns itens comprei duas unidades e quando cheguei em casa e fui pesquisar os preços, me arrependi de não ter comprado mais. Agora já disse para o marido que daqui ha um ou dois meses vamos voltar lá e comprar produtos de higiene pessoal que usamos sempre para dois ou três meses!! O limite de compras na fronteira são de 300 francos por pessoa e você ainda pode reaver uma % do que comprou porque há uma diferença entre os impostos da Suíça e da Alemanha. 

Além de Waldshut, existe uma outra cidade alemã chamada Konstanz que também atrai muita gente da Suíça atrás de bons preços. Essa cidade está mais ou menos há uma hora de trem partindo de Zürich. 

Vou seguir aproveitando a valorização do franco e economizando no que eu puder na vizinha Alemanha:-). 

* Outras informações sobre o que vale pena comprar na Alemanha você encontra neste post aqui.

4 comentários:

  1. Também achei tudo caro na Suiça!!! Fora os chocolates, a gente não traz nada na volta!!!
    Tinha um amigo que morava na Suiça e até carro ele dizia que comprava na Alemanha! Em Genebra, no hotel os funcionários nos disseram que faziam compras na França, pois se fossem comprar em genebra mesmo, as finanças ficariam bem apertadinhas!!! Bom início de semana para vc!

    ResponderExcluir
  2. Chocolate ainda vale a pena comprar na Suíça...rs... O jeito é viajar um pouquinho e comprar nos vizinhos! Obrigada pela visita :-). Abs!!

    ResponderExcluir
  3. Tudo bem que tudo sai mais barato na Alemanha, mas, se aqui as fabricas e mercados fecharem por falta de clientes... teremos de ir na Alemanha de míseros salários pedir emprego!
    Vc poderia tbm ter citado o preço do ovo, mas deve salientar que a lei permite que a galinha na Alemanha se alimente com ração cujos componentes aqui na Suíça são proibidos.
    Muitos mercados ou os mais sérios não importam mais os ovos da Alemanha pq chegou a um ponto da lei punir os avicultores e obriga-los a retirar os ovos da prateleira por serem considerados cancerígenos.
    Parte dos ovos haviam se tornado maionese.
    Gosto de dizer que compro podre suíço mas não compro fresco da Alemanha!
    Desculpe, nao posso concordar.
    Ate vale a pena, mas tem de se pensar nos pesos e nas medidas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não precisa pedir desculpas por não concordar com o post! O que eu escrevi é, infelizmente, uma realidade! Eu não vou frequentemente a Alemanha, mas muita gente vai...aliás, quando eu vou, nunca é exclusivamente para compras, mas aproveito para comprar produtos de higiene pessoal e dermocosméticos.
      Então, eu não citei ovo porque nunca comprei ovo na Alemanha, então não teria como argumentar sobre a procedência deles...
      De qualquer forma,obrigada por comentar. É sempre bom ler/ouvir/escutar outros pontos de vista. Abs

      Excluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...