3.1.12

Zürich

Vou começar a escrever pouco a pouco sobre as cidades suíças que já visitei/conheci por aqui. Vou tentar mostrar um pouquinho da Suíça :-). Já conheci muitos lugares, pois a Suíça não é um país grande o que faz com que a mobilidade por aqui seja bem fácil. O país inteiro tem aproximadamente 8 milhões de habitantes e está sub dividida em 26 cantões ou estados.

A Suíça é um país lindo, organizado, seguro e caro para se viver, porém com uma média salarial adequada o que faz com que a maioria consiga levar uma vida confortável, com ou sem luxo, dependendo do ponto de vista de cada um.

As cidades mais internacionais são Zürich e Genebra. Eu morei durante os meus primeiros 2 anos e alguns meses no centro de Zürich e eu amava!!! Estava no coração da cidade, perto de tudo (aliás nada é tão longe aqui) e com vista para o lago de Zürich.  Agora moro há exatos 27 minutos de Zürich por trem e também perto de outros centros comerciais. Estou amando minha nova casa, o novo "dorf" (são os nomes dados aos bairros que estão fora do perímetro central da cidade). Saimos do aluguel e do apartamento que já estava ficando pequeno para  nós dois e partimos para a compra da casa própria. Uma das razões que nos levou a escolher o local em que vivemos agora, é que a estação de trem é perto de casa - mas não tão perto que possamos ouvir o barulho dos trens - o bairro é residencial e com muita facilidade de ir e vir para o centro de Zürich e outros lugares.

Sempre me perguntam quantos dias são necessários para conhecer Zürich. Ninguém conhece nada em um dia, mas para ver o principal de Zürich digo que um dia é suficiente. Zürich também pode servir de base para conhecer outras cidades que estão mais ou menos próximas a ela.

Saindo da Bahnhof (estação central) você dará de cara com a Bahnhofstrasse que é uma das ruas de comércio mais caras do mundo e onde se concentram muitas grifes e as lojas dos famosos relógios suíços. Mas também há lojas acessíveis como H&M, Zara, Mango e lojas de departamento como Globus, Manor e Jelmoli (sendo essa a mais cara). Na parte final da Bahnhofstrasse é que estão as lojas de grife: Vuitton, Chanel e etc...


Não são permitidos carros em toda a extensão dessa rua, somente circulam os tradicionais bondes azuis de Zürich. Atenção: Nunca atravesse na frente de um, é muito perigoso pois o "tram" (como são chamados aqui) não conseguem frear a qualquer momento e já aconteceram acidentes fatais.
De lá é possível caminhar até o lago de Zürich, passando pela Paradeplatz - o centro financeiro de Zürich - onde se concentram os maiores bancos de investimento e onde estão algumas das maiores fortunas do mundo:-).


Paradeplatz
Não deixe de caminhar pelas ruazinhas paralelas a Banhofstrasse e se perder nas ladeiras e nas lojinhas de souvenirs. Da Paradeplatz é fácil chegar andando ou de tram até o lago de Zürique que é lindo!!

Gramado ao redor do lago de Zürich onde no verão o pessoal relaxa e toma sol
Apesar de ser uma cidade cosmopolita Zürich é muito tranquila para se viver e com uma qualidade de vida excepcional. O transporte público é ótimo, há várias opções de lazer, a cidade é organizada e linda! O custo de vida é alto e muitos se assustam a primeira vista. Sim, é uma cidade cara para fazer turismo, mas nada que um bom planejamento não possa resolver. Vou escrever mais em outro neste post sobre o outro lado da cidade, o centro velho de Zürich conhecido por aqui como Dörfli, mas oficialmente chamado de Niederdörfli.

SweetZerland

4 comentários:

  1. Oieeeee! Seja bem-vinda lá no meu Cantinho... Amei no nome do seu blog! :D E amei esse post, ai que vontade que deu de entrar nessas fotos... hehe Volto aqui!
    Beijo, beijoooo e feliz Ano Novo!
    She

    ResponderExcluir
  2. Estive um final de semana em Zurique e tb achei a cidade linda! Chegamos de trem e fizemos todos os paseios à pé, o que quer dizer que só ficamos na cidade mesmo.
    Mas será que vc pode falar (talvez no seu próximo post) de Zurique durante a semana e aos finais de semana? Pois muita gente fala de uma cidade animada, centro financeiro, barzinho, happy hour com colegas de trabalho... Mas sábado já achei a cidade deserta... era dia de jogo e tinha uns grupinhos de torcedores, nada mais... e no domingo, tá certo que o tempo não ajudava muito, mas não tinha uma viva alma ao redor do lago! E eu procurava, procurava e não conseguia identificar um restaurante simpatico (nem tão baratinho que fosse "feio", nem chique)!!! Onde ficam os restaurantes e pontos de encontro?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Oi Milena
    Olha o conceito de animação aqui é bem diferente do que pelo menos eu estava acostumada…rs… Zürich é animada até um certo ponto, não espere encontrar uma Nova Iorque ou Paris por aqui,rs. Até hoje por ex. só encontrei um barzinho (de um hotel) com música ao vivo que eu gostei, mas lá é sempre tãooooo lotado que é preciso chegar horas antes até pra poder sentar. Você tem razão: sábado depois de um certo horário parece que a cidade “morreu”. Parece que todo mundo está fora. No verão você ainda vê gente pelo lago e etc… mas depois… Durante a semana costuma ser “melhor”…rs… Na região do centro velho e Bahnhofstrasse é que as pessoas costumam se encontrar para beber algo. Restaurante é uma missão difícil também, acho que por isso que aprendi a cozinhar tão rápido….hehehe. Mas a qualidade de vida e os outros entretenimentos (cinema, teatro, shows, exposições), ajudam a suprir um pouco da falta destes outros. Eu me adaptei aqui porque sou quieta, mas algumas vezes sinto a falta de algo mais…. rs.

    ResponderExcluir
  4. Você tem razão, depende do que é animação para cada um, não é?

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...